Tudo o que você precisa saber sobre a Hortênsia

A Hortênsia é uma planta ornamental de flores grandes e vistosas, que pode ser encontrada em diversas cores e tonalidades. Seu nome científico é Hydrangea macrophylla e ela é nativa da Ásia e das Américas. 

Tudo o que você precisa saber sobre a Hortênsia | westwing.com.br

Descubra por que as hortênsias são uma das flores mais populares do mundo. Fonte: Pexels

Mas, além de sua beleza, você sabia que a Hortênsia também tem uma história interessante e muitas curiosidades? Neste artigo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre essa planta incrível, desde sua origem até como cuidar dela em sua casa ou jardim.

Compre agora com até 70% off:

Origem e história da planta Hortênsia

A Hortênsia flor tem sua origem nas regiões temperadas e tropicais do continente asiático, onde é conhecida como “ajisai”. No Japão, ela é considerada uma flor nobre, e há séculos é cultivada e apreciada em jardins e paisagens. 

jardim com flores coloridas
Transforme seu jardim com essas lindas variedades de hortênsias. Fonte: Pexels

A planta foi levada para a Europa no século XVIII, e se popularizou, rapidamente, entre os jardineiros e paisagistas. Com o passar dos anos, novas variedades foram surgindo, e atualmente há mais de 70 espécies diferentes de Hortênsia.

Curiosidades sobre a Hortênsia

Você sabia que a cor das flores da Hortênsia variam conforme o pH do solo de cultivo? Em solos ácidos, a planta produz flores azuis ou lilases. Enquanto em solos alcalinos, temos flores rosas ou avermelhadas. 

As diferentes cores das hortênsias e seus significados. Fonte: Pexels

Outra curiosidade interessante é que a Hortênsia é uma planta que pode ser venenosa para animais de estimação, como cães e gatos, se ingerida em grande quantidade.

Variedades de Hortênsia

Existem diversas variedades de Hortênsia, cada uma com suas características e particularidades. Algumas das mais comuns são:

arranjos de flores com hortênsias
Inspire-se com essas ideias de arranjos florais com hortênsias. Fonte: Pexels
  • Planta Hortênsia Hydrangea macrophylla: é a variedade mais conhecida, e produz flores em formato de bola, nas cores rosa, azul ou lilás.
  • Hortênsia paniculata: tem flores em formato de cone, nas cores branca ou verde, e é muito resistente ao frio.
  • Planta hortênsia quercifolia: possui flores em formato de cone, nas cores branco ou rosa, e suas folhas lembram as folhas das árvores de carvalho.
  • Hortênsia serrata: produz flores em formato de bola, nas cores rosa, vermelho ou azul, e é mais adequada para climas mais quentes.

Cores de hortênsias

As hortênsias são conhecidas por sua variedade de cores vibrantes e podem ser encontradas em muitas cores diferentes, incluindo:

  • Flor hortênsia azul: Existem vários tons de azul, desde azul-claro até azul-escuro, e muitas vezes dependem do pH do solo em que a planta é cultivada. Solos mais ácidos tendem a produzir hortênsias azuis, enquanto solos mais alcalinos tendem a produzir hortênsias rosa.
  • Rosa: As hortênsias rosa podem variar de um rosa claro a um rosa escuro, e também podem ser influenciadas pelo pH do solo em que são cultivadas.
  • Branco: As hortênsias brancas são elegantes e clássicas, e ficam lindas em jardins mais formais.
  • Vermelho: As variedades vermelhas são mais raras, mas são uma escolha vibrante e ousada para o jardim.
  • Roxo: As roxas podem variar de um tom suave a um tom mais intenso, e adicionam um toque de cor interessante ao jardim.

Algumas variedades dessa planta podem mudar de cor à medida que envelhecem, muitas vezes, as flores secas e arranjos florais são feitas com essa planta.

buque de hortensias
A flor perfeita para um jardim romântico. Fonte: Pexels

Como plantar e cuidar da Hortênsia

A Hortênsia é uma planta que precisa de cuidados especiais para se desenvolver bem e produzir flores saudáveis e bonitas. Alguns dos cuidados que você deve ter com a planta são:

conjunto de flores
Como cuidar de hortênsias com dicas essenciais para um jardim vibrante. Fonte: Pexels
  • Luz solar: hortênsia gosta de sol ou sombra? Ela precisa de luz solar indireta para crescer e florescer. Perfeita para cultivar em locais com sombra parcial, mas evite a exposição direta ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia.
  • Solo: o solo para o cultivo deve ser rico em nutrientes e com boa drenagem. Adicione substratos orgânicos, como húmus de minhoca e casca de pinus, para melhorar a qualidade do solo.
  • Rega: a planta precisa de água regularmente, mas sem encharcar o solo. O ideal é regar a planta duas vezes por semana, aumentando a frequência nos períodos mais quentes e secos do ano.
  • Adubação: para uma floração saudável e abundante, a recomendação é usar fertilizantes ricos em fósforo e potássio. A adubação pode ser feita a cada 3 meses, durante o período de crescimento da planta.
  • Poda: a Hortênsia deve ser podada no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo ciclo de crescimento. A poda ajuda a controlar o tamanho da planta e estimular a produção de novas flores.

Assim, com esses cuidados simples, você pode ter uma Hortênsia saudável e exuberante em seu jardim ou em sua casa. E se quiser ainda mais variedade, não deixe de conhecer as diferentes espécies e escolher a que mais combina com o seu estilo de paisagismo. Em qualquer cômodo da casa, do quarto a sala, ela será um destaque!

Como fazer muda de hortênsia?

Existem duas formas comuns de fazer mudas de hortênsias:

#1 Por estaca:

  • Escolha um ramo saudável e jovem da planta mãe, de cerca de 15 cm de comprimento;
  • Retire as folhas da parte inferior do ramo, deixando apenas duas ou três na parte superior;
  • Faça um corte na base do ramo, na diagonal;
  • Mergulhe a base da estaca em um hormônio enraizador (opcional, mas ajuda a acelerar o processo);
  • Plante a estaca em um vaso com uma mistura de solo fértil e bem drenado;
  • Regue bem e mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado;
  • Mantenha a muda em um local com luz indireta e protegida do vento.

#2 Por alporquia:

  • Escolha um ramo saudável e flexível da planta mãe;
  • Faça um corte no meio do ramo, sem separá-lo completamente da planta;
  • Prenda o corte com um grampo ou arame para que fique aberto;
  • Cubra o corte com musgo úmido e envolva com um plástico filme, amarrando bem nas extremidades;
  • Espere algumas semanas até que raízes comecem a crescer no musgo;
  • Corte o ramo abaixo das novas raízes e plante a muda em um vaso com uma mistura de solo fértil e bem drenado;
  • Regue bem e mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado;
  • Por fim, mantenha a muda em um local com luz indireta e protegida do vento.

Lembre-se de que as hortênsias preferem solos ácidos e ricos em matéria orgânica. E as regas precisam de frequência para manter o solo úmido. Boa sorte com suas mudas!

Com as nossas dicas de cultivo, você pode deixar seu jardim ainda mais bonito e cheio de vida com essa planta incrível.

Westwing: Bem mais que uma loja de decoração!

Gostou das dicas sobre hortênsia e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e, também, os melhores itens para sua cozinha.

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!