Flores Comestíveis

Usar flores comestíveis em saladas ou pratos gastronômicos está voltando a ser uma escolha bem popular na hora de ir para a cozinha preparar algo que possua a cara da primavera. Depois de uma temporada sem muito se falar sobre, é interessante conhecê-las para eventualmente torna-las uma opção bem gostosa, como também reconhecê-las, já que nem todas as flores são próprias para o consumo. Dê novas cores e formas surpreendentes aos pratos e inspire seus convidados!

Flores Comestíveis | westwing.com.br

Fonte: Pinterest

É possível saber mais sobre como se está usando flores na gastronomia por meio de pesquisas em bibliotecas e livros de receitas, porém no Westwing você pode obter, além de informações e sugestões confiáveis, dicas e inspirações possíveis no dia a dia. Saber que pétalas de rosas já eram usadas para infusões e conservas, mas também podem fazer parte de um tempurá, por exemplo – ou em outros pratos que precisem de um toque suave – pode mudar os rumos da sua culinária.

Compre agora com até 70% off:

Flores Comestíveis – Já conhecemos?

 Flores comestíveis em prato de salada sobre mesa de madeira

Fonte: Pinterest

Algumas flores comestíveis já são mais conhecidas ou mesmo já ouvimos falar em algum momento, seja porque certo prato as possui, seja porque o assunto está sendo cada vez mais abordado no universo gastronômico. Umas flores comestíveis são frequentemente usadas como adornos comestíveis nos pratos, porém outras flores comestíveis já são incluídas para somar sabores e aromas à receita a qual pertencem. Uma das flores comestíveis mais conhecidas, por exemplo, é a flor de abóbora. Muitíssimo usada na cozinha italiana, essas flores comestíveis possui pétalas amarelas e são geralmente refogadas ou recheadas com carne, queijo, calabresa ou outros legumes, e em seguida empanadas. Outra forma comum de encontrar a gostosa fiore di zucca é em risotos e omeletes com legumes, saladas e até mesmo batidas em sucos.

Flores comestíveis mais exóticas

Já a Borago officinalis, mais conhecida como Borragem, nos inspirará em um campo muito mais imagético e místico. Estas flores comestíveis, quando fresquinhas, possuem uma tonalidade azul e, quando mais passadas, são rosada. Suas pétalas formam uma estrela de cinco pontas e são originárias, provavelmente, da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas e para aromatizar vinagres, dizem que possui um sabor muito próximo do pepino. Há lendas que relatam um efeito mágico sobre o corpo e mente, tornando a mulher alegre e feliz.

Flores comestíveis mais caras

Alguns tipos de flores comestíveis são vendidas por quilo. Partindo deste pressuposto, podemos determinar quais flores comestíveis são mais caras que outras e, estimando dessa forma, chegamos às flores Crocus Sativus, o verdadeiro e legítimo Açafrão. Ela é caríssima porque, para obtermos um quilo, são necessárias cerca de 100 mil flores. Estas flores comestíveis são usadas há séculos para pratos de arroz e receitas com aves.