Furadeira

Furadeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFuradeira

Versátil e de fácil uso, a furadeira é provavelmente a ferramenta elétrica mais comprada – e emprestada – de todas. Todo mundo tem uma ou conhece alguém que tem. Seu princípio é muito simples e remete a uma das primeiras descobertas do Homo sapiens, quando a raça humana percebeu os benefícios da utilização de equipamentos em rotação, para criar furos nas mais diversas superfícies, facilitando a construção, a montagem ou o suporte de muitos objetos. A predecessora mais próxima a furadeira elétrica é o Arco de Pua, uma espécie de modelo manual, que ainda é possível encontrar em lojas especializadas.

As furadeiras são utilizadas para perfurar os mais variadas superfícies graças a diversos tipos de brocas que podem ser presas ao mandril da ferramenta e se movimentar em alta velocidade, criando furos até nos cantos mais difíceis.Confira essa dica importante dO Westwing para homens e mulheres habilidosos e mude já sua casa!

Tipos de Broca

As furadeiras podem perfurar qualquer superfície, mas para isso é necessário o tipo de broca adequada para cada uma. O kit de brocas pode ser vendido junto com a furadeira ou separado, sendo que estes geralmente são os mais completos, com peças para madeira, paredes, vidro e metal. Veja alguns modelos principais de acordo com o material a ser perfurado:

  • Madeira: São utilizadas principalmente brocas com três pontas, de estrutura em aço e formato helicoidal. A ponta central é utilizada para não deixar a furadeira escapar do ponto inicial. Pode ser usada em todo tipo de madeira.
  • Concreto: Emprega-se brocas de aço em formato helicoidal, com a ponta em leve formato de flecha, o que permite furar a parede de alvenaria, concreto e ladrilhos com grande velocidade. Esse tipo pode ser usado na posição martelete da furadeira, que além da rotação aplica uma pulsão constante sobre a broca.
  • Aço e outros metais: São usadas brocas helicoidais com corte à direita.

Ainda existem muitos outros modelos como a broca ferro de pua, a chata e a serra copo para madeira ou parede. Vale a pena pesquisar sempre qual é a melhor para cada superfície e facilitar o seu trabalho.

A Furadeira que Você Precisa

No domicilio, as furadeiras geralmente são usadas para furar paredes em todos os ambientes da casa e permitir a implantação de suportes para prateleiras, móveis, mesas, quadros e muitos outros itens utilitários ou de decoração.

Apesar de ser uma ferramenta de funcionamento simples, é necessário ter alguns cuidados ao manusear uma furadeira. Como com outras máquinas elétricas e de alta rotação, sempre utilize os EPI’s indicados pelo fabricante, respeite a voltagem da peça e certifique-se que a broca esta está bem encaixada no mandril.

Um bom conselho para evitar que a furadeira escape enquanto você a estiver utilizando é marcar o local que será perfurado com um “x” e no centro dele, com a ajuda de um parafuso e um martelo, faça um leve furo. Aplique a broca aí para você se apoiar melhor e impedir que ela deslize.

Agora que você aprendeu um pouco sobre a furadeira, invista em uma e garanta o melhor suporte para seus móveis.

Próximas campanhas