Flores Ornamentais

Flores Ornamentais

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFlores Ornamentais

Além purificarem o ar e alegrarem os ambientes, as flores ornamentais são espécies dotadas de características peculiares, perfeitas para a decoração de espaços internos e externos, além de posicionarem-se como a maneira natural mais incrível de adornar qualquer tipo de evento. Não é de hoje que seu uso foi descoberto e aplicado: registros históricos apontam que as flores ornamentais são usadas no paisagismo e design ainda antes de Cristo, na Civilização Grega Minoica.

A quantidade incalculável de flores ornamentais deve-se às mudanças feitas pelos homens ao longo dos anos, visto que descobriram maneiras de aprimorar os atributos das espécies já existentes, cruzando-as com outras flores e fazendo surgir novos tipos, ainda maiores, mais belos, coloridos e duráveis. Com esta página especial do Westwing você fica por dentro não apenas da história e peculiaridades das flores ornamentais, mas a como aplicá-las em seu décor de maneira correta e apurada. Acompanhe!

Flores Ornamentais e Suas Peculiaridades

Visual e olfativamente atraentes, as flores ornamentais são caracterizadas por suas inflorescências com diferentes tons, tamanhos e formas, por vezes bastante curiosas e até exóticas. Suas folhas e caules também chamam a atenção e são bastante usados para aplicação ornamental, pois contam com texturas únicas e formatos inusitados.

No Brasil, as flores ornamentais são consideradas importantes fontes de investimento e responsáveis por promover a economia de muitos estados: são mais de 3 mil hectares reservados ao seu cultivo, sendo plantadas por cerca de 3.500 propriedades rurais e capazes de produzir mais de 26 mil empregos diretos por todo o país.

Flores Ornamentais X Flores Comuns

Também essenciais ao meio ambiente, perfumadas, decorativas, sustentáveis e com manuseio extremamente prazeroso e relaxante, as flores ornamentais estão entre as espécies mais procuradas e conhecidas. Seus atributos chamativos e destacados, além do cultivo realizado exclusivamente para fins estéticos – o que leva técnicas exclusivas e distintas – são os que as diferenciam das flores comuns.

Devido aos métodos de hibridização, o número de tipos de flores ornamentais não para de crescer; são cada vez mais modelos, mistura de cores e desenhos voltados a agradar diferentes gostos, ambientes, necessidades e estilos. Das espécies mais apreciadas e adquiridas, estão as famosas rosas e suas variações, além do lírio, amor-perfeito, azaleia, camélia, petúnia, margarida, antúrio, bromélia, cravina, begônia, calêndula, gardênia, gérbera, jasmim, ipê, dedaleira, violeta e muitas outras.

Flores Ornamentais em Áreas Internas

Os arranjos são a forma mais eficaz, simples e bela de levar as flores ornamentais para dentro do lar, além de aproximar da natureza aqueles que vivem em meios urbanos e atuarem como perfeitos “filtros naturais”. É possível criar arranjos de plantas ornamentais com o uso de vasos, jardineiras, cachepôs, jardim vertical ou de inverno de diferentes tamanhos e cores, desde que combinem e comportem corretamente as espécies.

Para tal, a indicação é que sejam considerados dois pontos fundamentais à permanência saudável e bonita das flores ornamentais: antes de escolhê-las, analise se, além de beleza, você também pretende desfrutar de outros de seus benefícios, como terapêutico/medicinal, frutífero, aromático etc. Também é necessário analisar o local onde as espécies serão dispostas, bem como estudar as formas de cultivo, visto que necessitam de luz e cada uma tem suas particularidades.

Já que agora você conhece tudo sobre flores ornamentais, escolha as suas favoritas, avalie as necessidades de cultivo e garanta encanto ao seu décor!

Próximas campanhas