Balaio de Bambu

Balaio de Bambu

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBalaio de Bambu

Muitas são as opções de objetos para decorar a nossa casa e ainda deixá-la super organizada e equipada para o nosso dia a dia ser mais fácil. Por isso, com toda essa infinidade de opções, podemos esquecer de lindos elementos decorativos artesanais que podem deixar o ambiente da nossa casa mais leve, delicado e com um ar muito aconchegante. Uma dica para você investir e incorporar na decoração é o balaio de bambu.

O balaio de bambu é perfeito para ambientes em que precisamos guardar algumas coisas pessoais e até utilidades da nossa rotina, sem perder todo o charme na decoração. Ele é feito de uma matéria-prima natural, por isso deixa a sua casa com uma atmosfera acolhedora. Se você precisa de dicas de como usar o balaio de bambu nos cômodos da sua casa e como deixá-lo equilibrado na decoração, o Westwing separou ótimas sugestões para você!

A Arte do Balaio de Bambu

O balaio de bambu é um objeto feito artesanalmente a partir do bambu, quando ele está maduro e perde suas folhas. Fazer um balaio de bambu é uma verdadeira arte! Conta-se uma lenda antiga de que para fabricar o balaio de bambu, o bambu precisa ser cortado na lua minguante, senão corre o risco de alguns insetos ficarem no material. Mas, o que se pode afimar com toda certeza, é que são apenas histórias antigas, afinal, com todos os processos e evoluções atualmente, não precisamos mais nos preocupar com isso.

Para fazer um balaio de bambu é preciso de duas ou três varas e é necessário respeitar o sentido do comprimento do bambu, para não machucar a fibra e perdê-la. Outro cuidado é com os nós das fibras, por isso, retirar um filete de bambu requer muito cuidado e delicadeza, pois, quanto maior for a tira, mais bem aproveitada ela será na hora de tecer o balaio de bambu. Depois disso, um artesão com prática demora cerca de um dia para fabricar um cesto grande. Um trabalho feito à mao, com muita atenção e que trará muito conforto para sua casa.

Como Usar Balaio de Bambu na Casa

Eixstem diversos tipos de balaio. Entre eles temos o balaio de vime, balaio de palha e o balaio de bambu, mais famosos e procurados pela sua beleza e por terem um valor em conta. Todos eles são super resistentes e possuem uma durabilidade grande, se forem bem cuidados e preservados.

O balaio de bambu pode ser encontrado em tamanho P, M ou G, como costumam dividir. O tamanho pequeno é de 30 litros, o tamanho médio de 40 litros e o grande 60 litros, mas é possível encontrar muitas variações a partir destes tamanhos.

O balaio de bambu era muito usado para carregar a colheita de jabuticabas e de grãos de café, porém, atualmente, ele foi parar dentro das casas como um produto artesanal super valorizado e que ainda é funcional. Você pode usar um balaio de bambu em qualquer cantinho da sua casa para agregar beleza e guardar itens como livros, cds e até mesmo os brinquedos das crianças na sala.

Uma utilidade bacana para o balaio de bambu é usa-lo como um lindo cesto de roupas. O seu banheiro ficará lindo e suas roupas terão um lugar super discreto para serem colocadas no dia a dia. Usar o balaio de bambu na decoração é incorporar um objeto de valor artesanal com matéria-prima natural e garantia de aconchego.

O balaio de bambu é um item sofiticado e pode ser usado em muitas utilidades na sua rotina.

Próximas campanhas