Abajur de Plástico

Abajur de Plástico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAbajur de Plástico

O abajur é um item de decoração bem democrático. Não existe estilo de decoração em que não caiba um abajur. Mais do que um item funcional o abajur tem uma função decorativa muito forte. E existem abajures que atendem a todas as idades, abajur infantil, abajures criativos, engraçados, clássico e tradicionais. E, para quem procura abajures variados e formas diferentes, nada melhor que apostar no estilo prático de um abajur de plástico.

O abajur de plástico, atualmente, é bastante usado, porque o plástico é um material versátil e moldável. Procurando um abajur que remeta àquela série ou ao personagem favorito? É bastante provável que seja um abajur de plástico. Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir em um abajur ou quer entender melhor como usar esses acessórios na sua decoração, o Westwing separou dicas bem interessantes para te ajudar a transformar o seus ambientes preferidos!

Um Pouco mais sobre Abajures

A origem do abajur remonta ao século XVI, e seu significado traduzido do francês é “abaixar a luz”, mas o primeiro abajur moderno com lâmpada que usa eletricidade só foi produzido no final do século XIX. Entretanto, a sua composição pouco mudou do século XVI para cá. Um abajur sempre é composto de uma base, cúpula e lâmpada.

Como já dito, ele pode ser composto de diversos tipos de materiais. Mas antes dos anos 60 e da expansão do uso do plástico no ambiente doméstico, e consequentemente a fabricação de um abajur de plástico, a maior parte dos abajures era feito de algum metal ou madeira na base e papel ou tecido na cúpula. Foi somente com o advento do uso do plástico que a cúpula começou a ser moldada com esse material. Mas, hoje, o abajur de plástico é feito inteiramente com esse material.

O abajur de plástico pode ser encontrado com facilidade em lojas especializadas em decoração, mas também em lojas de objetos temáticos, assim como as luminárias.

Decorando a Casa com o Abajur de Plástico

O abajur de plástico é bem versátil e pode ser usado em diversos cantinhos da casa, como na mesinha da sala, aparador, no escritório, no quarto perto do criado mudo. Entretanto, ele deve combinar com a decoração da sua casa ou do cômodo que irá decorar.  Por exemplo, se a decoração do cômodo for mais minimalista, escolha um abajur de plástico com linhas simples e cores neutras e lisas como branco, preto, cinza.

Caso seja moderna ouse um pouco mais nas cores do seu abajur de plástico e também nas formas. Se sua casa conta com várias referências à cultura pop, seu abajur de plástico pode seguir pelo mesmo caminho.

O lugar onde você colocará seu abajur também é muito importante, já que o abajur de plástico apesar de ser decorativo, tem um objetivo funcional. Na sala, vale dispô-lo em cima da mesa de leitura, perto de alguma poltrona bem confortável. Caso não haja essa mesma disposição no quarto, ele sempre é bem-vindo em cima do criado-mudo, perto da cama. Isso ajudará a criar um ambiente de leitura acolhedor.

Próximas campanhas