Varanda Estilo Colonial

Varanda Estilo Colonial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVaranda Estilo Colonial

A varanda de uma casa ou apartamento é um dos espacinhos ideais para aquelas horas de relaxamento, onde é possível sentir uma brisa refrescante, acompanhar a movimentação externa ou os encantos de uma bela paisagem e reunir amigos e familiares para um divertido encontro ou aquela conversa informal. Justamente por suas vantagens, essa extensão do lar merece a devida atenção e uma composição especial, que lhe ofereça um gênero decorativo próprio e original, como é o caso da varanda estilo colonial.

Com um toque tradicional e traços que se assemelham às características das casas de séculos passados, uma varanda neste estilo agrada por seus componentes que causam aconchego e paz. Além disso, permite compor diferentes tipos de décor, desde os repletos de elementos clássicos até os que pontuam nos detalhes a aparência adotada nas legítimas colônias europeias. Você pensa em ter uma varanda estilo colonial? Então, este artigo do Westwing pode te ajudar! Acompanhe!

O QUE CARACTERIZA UMA VARANDA ESTILO COLONIAL?

Ao contrário do que possa parecer, simplicidade é o ponto de partida para entender o que define uma varanda estilo colonial. Essa característica se dá pelo aspecto rústico que os colonos britânicos adotavam ao mobiliário de suas casas, com o objetivo de torná-las mais confortáveis. Em compensação, a elite e os estrangeiros da época levaram à Europa mais sofisticação e peças refinadas, o que resultou em um estilo também elegante.

Essa mistura oferece a uma varanda estilo colonial um perfil delicado e harmônico, além de riqueza de detalhes como formas geométricas, linhas sinuosas, mobílias majestosas e objetos decorativos clássicos e relacionados a outros continentes. A ideia é fazer com que o local tenha um estilo vitoriano, amplamente usado durante o século XIX; também é possível criar modelos de varanda estilo colonial baseados nas antigas casas imperiais ou mesmo de interior aqui do Brasil.

A COMPOSIÇÃO DE UMA VARANDA ESTILO COLONIAL

Os materiais aplicados no décor da varanda estilo colonial são, em geral, de demolição como madeira, vidro, ferro e telhas antigas. Portas e janelas de veneziana e desenhadas com arabescos em seu entorno; revestimentos, vigas, batentes, cercas e balaustres antigos, de madeira e com formas curvas; além do telhado longo e sem calhas (conhecido como telhado de águas prolongadas) são os elementos que mais caracterizam as estruturas de uma varanda estilo colonial.

Móveis como poltronas, cadeiras, mesas, pufes e sofá também podem ser dispostos em uma varanda estilo colonial; normalmente são de madeira escura, ferro e tecido e também levam traços clássicos e elegantes. Os adornos são delicados e um tanto exóticos; podem ser trazidos de locais dos quais o morador viajou, bem como representarem uma decoração mais básica e tradicional, como almofadas estampadas, lambrequins nos beirais, vasos de cerâmica com folhagens e até um abajur antigo de tecido. As cores, tanto da construção como dos móveis, são neutras e amendoadas, além de mesclarem tons de marrom, bege e branco.

IDEIAS DE DECORAÇÃO PARA VARANDA ESTILO COLONIAL

Não pense que a varanda estilo colonial não pode ter toques modernos! Sim, com detalhes sutis e estratégicos é possível deixar a sua sacada colonial e ao mesmo tempo contemporânea, se esse for o desejo. Para tal, a indicação é adotar linhas retas somente nas estruturas e deixar os atributos clássicos para os detalhes, como acessórios e mobília. Ou vice-versa: deixar os sistemas estruturais com um aspecto rústico e vitoriano, enquanto os móveis e objetos decorativos são modernos e cleans.

Se a sua varanda estilo colonial é ampla, a dica é abusar das cores fortes e vidros nas esquadrias e móveis escuros e robustos. Já para as varandas coloniais menores, represente o estilo em minúcias como vasos, utensílios de ferro e até quadros com molduras de arabescos. Para ambas, a indicação é que pelo menos uma parede seja pintada com cal branca, detalhe que evidencia bem a arquitetura colonial.

Próximas campanhas