Porta-Retrato Patchwork

Porta-Retrato Patchwork

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta-Retrato Patchwork

Um porta-retratos é uma peça decorativa que tem uma função muito importante: emoldurar nossas melhores lembranças e imortalizá-las em uma memória física. Por isso, é importante que a moldura esteja combinando com o restante da decoração, já que ela deve se destacar de maneira harmônica. O porta-retrato patchwork é uma ótima opção por ser uma estampa de forte expressão cultural e que traz consigo a simbologia e delicadeza camprestre, ideal para diversos estilos do décor.

O porta-retrato patchwork é uma forma de transmitir um toque artesanal à decoração, e essa questão tem muito a ver com fotografias, afinal de contas, peças artesanais são únicas, assim como as nossas memórias. Portanto, o patchwork é a estampa perfeita para embelezar suas fotos. Basta escolher as cores e estampas que mais combinam com você. Acompanhe as sugestões do Westwing e o conheça mais sobre maneiras criativas de compor com o porta-retrato patchwork!

História do Patchwork

Se você decidiu por um porta-retrato patchwork, saiba que essa arte carrega, além de flores, desenhos suaves e cores, a expressão feminina de uma época em que os direitos das mulheres eram ainda reduzidos. O patchwork, do inglês patch (retalho de tecido) e work (trabalho), é, originalmente, um trabalho de confecção de peças de roupas e tecidos que existe desde a Idade Média.

A princípio, muito antes de pensarmos em utilizar a técnica para fazer um porta-retrato patchwork, ela era utilizada como forma de reaproveitamento de pedaços de tecidos para uso como proteção embaixo de armaduras de ferro e combate. Logo, a técnica se popularizou e passou a ser utilizada para fabricação de colchas e mantas, além, é claro, do uso posterior na confecção de modelos únicos de porta-retrato Patchwork.

A estampa patchwork sempre foi muito associada à figura feminina. Eram a papel da mulher o trabalho artesanal e o tempo passado nos clubes de costura permitia às mulheres da época, ainda sem direito a voto e ao trabalho, de desenvolver uma atividade fora de casa e interagir socialmente com outras mulheres. Muitas vezes, os padrões artísticos formados por esses desenhos representava seus sentimentos, ambições e desejos. Daí a predominância de desenhos femininos, como flores, corações e poás, associada à técnica e presentes no seu porta-retrato patchwork.

Porta-Retrato Patchwork na Decoração

Fotos impressas, por si próprias, já são bonitas. Elas são o símbolo de bons momentos passados entre famíia e amigos e carregam consigo a beleza que atribuímos a elas. Porém, para um resultado ainda mais bonito, o porta-retrato patchwork pode complementá-las com muito bom gosto sendo uma ótima pedida de moldura para foto.

A vantagem da estampa patchwork no porta-retrato de madeira é que ela permite uma variedade incrível de combinações de cores e desenhos, como os trabalhos originais, que eram costuramos a mão e formavam desenhos que representavam a expressão de mulheres que trabalhavam na fabricação artesanal de colchas e cortinas. Além das múltiplas possibilidades com o porta-retrato patchwork.

Por esse motivo, o porta-retrato patchwork fica lindo quando aplicado em decorações de inspiração feminina, como o estilo rústico, o romântico ou o provençal.

 

 

Próximas campanhas