Mosaico

Mosaico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMosaico

O mosaico ou arte musiva, como é conhecido em alguns locais é uma técnica que surgiu por volta de 1438 na época greco-romana, mas que se popularizou aqui no Brasil somente no século XIX. Por ser uma técnica de customização fácil, é comum encontrar móveis, adornos e até mesmo calçadas fabricadas em mosaico, o calçadão de Copacabana é um ótimo exemplo dessa técnica milenar.

A utilização do mosaico faz com que qualquer peça ganhe destaque em meio à decoração, graças à delicadeza e a riqueza de detalhes que o item ganha. Recomendado para todos os tipos de decoração, principalmente as mais clássicas, e até mesmo para móveis e adornos usados em áreas externas da casa, o mosaico volta com força para o ramo da decoração e claro, para inovar no momento de deixar o lar com a sua cara. Acompanhe as dicas e inspirações do Westwing e transforme o seu lar!

Mosaico em mesas, paredes, pisos e adornos

Ao decorar os cômodos da casa sempre passamos um bom tempo pensando em itens e tipos de decorações que mais se adequam aos nossos gostos e em como deixar o lar com uma decoração impecável e algumas vezes até exclusiva. Já pensou em aderir o mosaico como complemento de decoração?

Por ser uma técnica simples, quando comparada a outras, o mosaico pode ser facilmente aplicado em quase todas as peças usadas no lar, como um simples porta-joias ou o piso do seu hall de entrada, por exemplo. Artistas especialistas nessa técnica afirmam que graças à riqueza de coloração das pedras brasileiras, é possível criar incríveis peças com colorações especiais e únicas.

Uma ótima dica para dar sensação de amplitude ao ambiente é usar o mosaico com cores que se destacam em meio ao resto da decoração e somente em uma parede. Além de ser útil para destacar o cômodo, ela ainda pode ajudar a dar destaque a alguns dos seus itens prediletos.

Em áreas externas é comum o uso de mesas de ferro, madeira ou plástico, pois são materiais que quando devidamente tratados resistem à exposição ao sol e a chuva. Para deixar seu jardim ainda mais bonito você pode decorar o tampo das mesas com mosaico, inspirado nas flores e cores de um dos cantinhos mais relaxantes da casa.

Quando pensamos em decoração de ambientes não podemos nos esquecer de um item usado por toda a casa, tanto em áreas internas quanto externas: o piso. Ele é fundamental para uma decoração completa e em alguns casos também pode receber detalhes em mosaico. Nossa principal recomendação é que o mosaico seja usado em cômodos como o hall de entrada, por seu um ambiente com poucos móveis e de grande fluxo de passagem.

Tudo pode virar mosaico

Os materiais usados para incrementar objetos com essa técnica podem ser os mais variados possíveis, desde pedras coloridas a pedaços de casca de ovo para algumas peças menores, o que influência a escolha dos itens que serão usados é somente o tamanho da peça e o tipo de decoração do ambiente onde ele será disposto.

Em peças menores como porta-joias ou quadrinhos podem-se usar até mesmo pétalas de flores secas para a criação de um item ainda mais especial.

O mosaico é uma técnica que muitas vezes pode ser usado até mesmo como forma de terapia, já que é bem fácil de fazer, porém requer paciência, delicadeza e muita criatividade.

Acompanhe as dicas do Westwing para essa e outras formas de incrementar ainda mais sua decoração, inspire-se conosco e transforme o seu lar!

Próximas campanhas