Sono perfeito: 10 dicas para dormir bem

Arrumar a cama é uma tarefa fácil, mas conseguir relaxar e ter uma boa noite de descanso é difícil. Se isso parece familiar, a matéria de hoje pode salvar sua rotina. Separamos 10 dicas para te ajudar a dormir e acordar com as energias renovadas. Pode se despedir dos carneirinhos para sempre e prepare-se para viver sonhos deliciosos.

Sono perfeito

1. A cor certa

Fuja das cores vibrantes na hora de decorar o quarto. Os tons mais indicados para criar um clima relaxante são os da paleta pastel. Todos oferecem harmonia, estimulam a calma e aliviam o estresse.

2. O colchão ideal

Um colchão desconfortável pode ser um grande vilão. Vale pesquisar muito bem o modelo que irá substituir o atual. Também é preciso lembrar que entre cinco e dez anos é necessário trocar a peça para que o desgaste não interfira na hora do descanso.

Colchão certo

3. A temperatura perfeita

A boa umidade no quarto permite que o corpo relaxe. Portanto, a dica é deixar o ambiente ventilar por, pelo menos, cinco minutos antes de deitar. No inverno, manter os pés aquecidos durante a noite pode ajudar.

Quarto arejado

4. Exercícios de relaxamento

Fazer alguns exercícios antes de dormir também é uma técnica que dá certo. Meditação ou yoga, por exemplo, colaboram para o descanso do corpo e da mente. É um truque perfeito!

5. Aromaterapia

Os aromas influenciam diretamente na qualidade do sono, por isso, algumas essências como lavanda e cânfora são indicadas para serem utilizadas no quarto, oferecendo um efeito calmante. Lamparinas aromatizadas, velas perfumadas, sachês e sprays de travesseiro também são ótimas opções para ajudar a dormir melhor.

Aromaterapia para dormir

6. Prepare-se para o dia seguinte

Faça uma lista de coisas que precisa fazer no dia seguinte, separe a roupa e organize a bolsa ou mochila. Assim, você consegue repousar tranquilamente sabendo que não vai esquecer nada de importante e nem se atrasar na hora de se arrumar.

7. Ultimo lanchinho

Beber leite quente com mel ou achocolatado pode servir como um estimulante para quem tem insônia. Algumas substancias no leite e no cacau se transformam em serotonina, garantindo a sonolência. Além disso, o cacau faz com que a pressão arterial fique mais baixa, ajudando a acalmar os ânimos.

Comer antes de dormir

8. Cuidando da respiração

Praticar um exercício de respiração é um pequeno truque capaz de relaxar o corpo. A dica é inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca. Você se sentirá mais calmo imediatamente!

9. Arrumando a cama

Muitas pessoas não gostam de arrumar a cama logo depois de acordar, mas esta pequena tarefa pode ajudar a melhorar o sono. Uma cama alinhada é um convite para o corpo se deitar e relaxar. Isso significa que assim que você chegar em casa e encontrar tudo arrumado, a vontade de aproveitar seu cantinho será maior que o normal.

Cama arrumada

10. Assistentes do sono

Magnésio e cálcio são minerais que estimulam o repouso e podem se tornar grandes assistentes para quem tem problemas na hora de dormir. Mas é preciso tomar cuidado, pois o corpo não consegue lidar com os dois ao mesmo tempo. A melhor alternativa é escolher um deles e tomar apenas um comprimido ao dia.

Bianca Machado

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