Lustre

Lustre

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLustre

Divertido, romântico, purista, ornamentado, tradicional: um lustre pode ser encontrado em uma diversidade de estilos e seu visual pode influenciar drasticamente no aspecto da decoração. Por isso, o lustre é um tipo de luminária que deve ser escolhido com atenção e carinho.

Assim como todos os móveis e acessórios para a casa, existem diversos modelos de lustre, cada um adequado a universos particulares de decoração – uns são grandes e marcantes, enquanto outros podem ser menores e sóbrios. A escolha do lustre certo irá depender do gosto pessoal mas, principalmente, do estilo adotado no ambiente. Confira as dicas do Westwing para escolher o lustre perfeito para sua casa!

Onde Colocar um Lustre

Lustres – também conhecidos como pendentes – são considerados reis quando o assunto é iluminação. Além disso, o lustre é visto como uma peça luxuosa, especialmente quando feito de vidro ou cristal.

Qual o local mais adequado para a colocação de um lustre? Questões como essa podem surgir no momento de reformar ou redecorar um espaço e, por isso, é importante se pensar nas áreas mais adequadas para a instalação deste objeto.

O lustre ou pendente é uma luminária marcante e impressionante, independente de seu tamanho. Por ser uma verdadeira declaração de estilo, precisamos considerar o tamanho do cômodo antes de comprar um lustre. Na sala de estar ou no quarto, por exemplo, é necessário avaliar qual o centro exato do local, posicionando o lustre de forma que atraia todos os olhares para cima.

lustre

Lustres grandes e compridos são recomendados para ambientes com pé direito alto, típico dos edifícios mais antigos. Por se tratar de uma lâmpada pendurada, o lustre pode ter a sua altura regulada. Isso faz com que alguns modelos também sejam ideias para ser suspensos sobre a mesa da sala de jantar.

O hall de entrada é outro cômodo que pode ser adornado com um bonito lustre. Como a decoração desses ambientes é mais despretenciosa, é permitido escolher modelos mais chamativos, já que o lustre não irá competir com os detalhes de outras partes do mobiliário.

No quarto de casal ou quarto de solteiro, o lustre cria uma atmosfera romântica e alegre, tornando as noites de sono mais agradáveis e especiais.

Lustre Grande

Para utilizar o lustre grande na decoração, não é necessário saber muito conhecimento técnico, já que essa é uma peça curinga, capaz de combinar com os mais diversos estilos decorativos. O lustre grande pode ser utilizado com facilidade nas decorações dos quartos e salas, mas tome cuidado ao utilizar o lustre grande em outros espaços, já que esse objeto decorativo deve ser, preferencialmente, utilizado em espaços grandes para não comprometer o restante da decoração.

Ao utilizar o seu lustre grande, pense no restante dos objetos que compõem o ambiente, para que seja criado um equilíbrio na sua decoração e, principalmente, procure analisar os demais lustres, luminárias e candelabros que compõe o ambiente, eles devem ter uma ligação entre si, seja de forma ou cor, para que se crie uma atmosfera equilibrada e elegante no seu ambiente.

Cuidados com o Lustre

O lustre é uma peça maravilhosa e, normalmente, ocupa o centro das atenções. E para que este rei não perca sua majestade, ele deve brilhar limpo e livre de poeira. Ao contrário de outras luminárias, o lustre provavelmente demanda um maior cuidado de conservação, visto que sua estrutura e design possuem muita mais detalhes.

O lustre pode ser limpo a seco ou com um pano úmido. Caso opte pela limpeza a seco, a sujeira pode ser eliminada parte a parte com a ajuda de um espanador, o que também permite com que o lustre seja limpo mais vezes.

A limpeza com água é mais trabalhosa e menos frequente, porém mais completa. Com um pouco de água morna e um pano úmido, as pequenas partes do lustre podem ser limpas e depois polidas com um tecido apropriado, de forma que não reste nenhuma mancha de água sobre os cristais.

Lâmpadas

Dependendo do modelo de lustre, a lâmpada ou conjunto de lâmpadas pode variar. Normalmente, um lustre não é apenas um acessório estético, devendo cumprir sua principal tarefa: fornecer luz e iluminar o ambiente.

Com base nisso, a escolha das lâmpadas adequadas é essencial. Há lustres rústicos que são equipados com velas, mas esses são cada vez mais raros. O mais comum é encontrar modelos de lustre que comportam luzes convencionais ou, em versões mais modernas, como as lâmpadas de LED. Elas podem ser adquiridas em qualquer loja de material elétrico e o preço varia de acordo com o tamanho, modelo e eficiência energética. Na dúvida, visite algum site especializado em iluminação e consulte com antecedência as variações de lâmpadas disponíveis para lustres e iluminação de interiores. Dessa maneira, sua escolha será muito mais acertada.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas