A paginação escama de peixe é uma técnica de assentamento de revestimentos que proporciona um efeito visual único e charmoso. Por isso, ganha cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura.

O revestimento escama de peixe é uma técnica que pode dar um toque único e estiloso à decoração da sua casa (Projeto: Anderson Assis)
Com ela, as peças se intercalam horizontal e verticalmente, formando ângulos de 45º entre si. Assim, criam ângulos de 90º, parecendo formar várias letras "L", ou lembrando as escamas de um peixe.
Compre agora com até 70% off:
O revestimento escama de peixe combina com decorações em estilo vintage e retrô, pois costumava ser bastante utilizado para a instalação de pisos de taco. Atualmente, ele é muito usado em pisos com tábuas de madeira ou em revestimentos de paredes de cozinhas e banheiros com azulejo de metrô.
Neste conteúdo, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber a respeito dessa técnica: quais são as vantagens, como aplicar e como decorar. Então, não deixe de ler até o final!
Leia também:
- Personalize os ambientes com revestimentos de pequenos formatos
- Casa simples e bonita: 6 dicas de como escolher e decorar a sua
- O que é destonalização? Entenda essa característica dos revestimentos
Quais são as vantagens do revestimento escama de peixe?
A principal vantagem do revestimento escama de peixe é o fato de que ela é considerada mais estilosa e charmosa do que outras formas de colocação de revestimentos.

Outro grande benefício é que essa é uma técnica extremamente versátil, que fica bem com diferentes tipos de produtos — dos clássicos em tons pastel até os modernos que reproduzem outros materiais.
A escama de peixe pode ser usada em diversas partes da casa, como banheiros, cozinhas e áreas externas, tanto em pisos quanto em paredes.
Por fim, também é interessante destacar a sensação visual de amplitude e movimento que ela proporciona.
Como aplicar o revestimento escama de peixe?
Para aplicar o revestimento escama de peixe, é interessante contar com a ajuda de um profissional especialista em assentamento de revestimentos.
Tudo começa com uma boa preparação da superfície onde as peças serão instaladas, que precisa ser nivelada e limpa. Depois disso, você precisará escolher o produto que será utilizado, considerando que ele deverá ter o formato ideal para a técnica, que é o retangular. Por fim, é só definir o padrão da colocação, que pode ser feita de forma convencional, com ferramentas como moldes e gabaritos, ou personalizada, usando a criatividade para posicionar os materiais.
Como decorar com o revestimento escama de peixe?
Depois de conhecer melhor a técnica, você provavelmente pensa em implementar a escama de peixe na sua casa, não é mesmo?

Sendo assim, veja aqui algumas dicas úteis para acertar na decoração:
- escolha um revestimento escama de peixe que combine com o décor do restante do ambiente, mas que também seja resistente e durável;
- considere o tamanho das peças escolhidas, pois isso pode afetar a aparência do padrão de escama de peixe no final;
- se você estiver inseguro em relação aos padrões de colocação, comece com um desenho simples e experimente à medida que se sentir mais à vontade;
- teste diferentes opções de materiais, com cores e estampas variadas, para criar um efeito personalizado e autêntico.
Sem dúvidas, o revestimento escama de peixe é uma técnica que pode dar um toque único à decoração do seu lar. Divirta-se criando um ambiente especial para você e sua família! Aproveite para acessar o portal Archtrends e conferir outras dicas e inspirações para deixar a sua casa ainda mais bonita.