Pilastra: como integrar e valorizar esse elemento na decoração?

Você olha para uma pilastra na sua casa e pensa que ela está atrapalhando a decoração? Veja como ela pode deixar qualquer ambiente mais charmoso

Pilastra: como integrar e valorizar esse elemento na decoração? | westwing.com.br

Além de essencial para a estrutura, o pilar pode fazer parte da sua decoração (Projeto: Rafael Ramos Arquitetura)

Todos os elementos de uma construção podem fazer parte da decoração. Portas, janelas, vigas e até mesmo um pilar ajudam a tornar um projeto mais interessante.  

Compre agora com até 70% off:

Em ambientes pequenos, retirar uma coluna tende a ser o primeiro desejo durante uma reforma. Mas, além de ser essencial à estrutura da casa, ela também pode ser integrada ao décor.

Veja como usar o pilar para deixar a sua residência mais bonita!

Como integrar uma pilastra à decoração da casa?

Nos tópicos a seguir, confira algumas ideias para transformar uma coluna em um elemento decorativo.

Adotando o mesmo acabamento de outras superfícies

pilastra-em-residência
A pilastra se “camufla” quando é revestido da mesma forma que outras superfícies (Projeto: Mariana Leal / Foto: Edgard Cesar)

A primeira ideia é a mais fácil: use o mesmo revestimento do piso ou das paredes nos pilares. É uma opção ideal para espaços pequenos, pois a unidade visual confere uma sensação de amplitude.

Essa também é uma boa pedida para quem prefere manter as superfícies neutras, dando o devido destaque aos objetos decorativos do ambiente.

Leia também:

Pintando para gerar contraste

pilastra
Uma pilastra preta deixa a decoração com ares industriais (Projeto: Sabrina Calles)

Agora, indo na direção contrária, uma ideia interessante é dar destaque à coluna existente em um ambiente por meio do contraste.

As tintas podem ser grandes aliadas nisso. Por exemplo, se o espaço contar com elementos neutros e claros, o pilar pode ser pintado em cores escuras, como preto, cinza-chumbo ou marrom.

Planejando móveis ao redor

pilastra
O tom bege do filete Terralma, da Portobello, trouxe elegância à coluna (Projeto: Cor Arquitetura)

Especialmente em ambientes pequenos, a disposição dos móveis deve considerar a existência das colunas, inclusive chegando a “abraçá-las”, se forem planejados.

Armários, bancadas, mesas, prateleiras e painéis decorativos são exemplos de peças que podem se adaptar facilmente aos pilares.

Usando plantas

pilastra
Aqui, a planta reveste a pilastra e chama a atenção na decoração (Projeto: Studio Architetonika Nomad / Foto: Fabio Junior)

Para quem deseja levar um pouco de natureza para dentro de casa, o pilar tende a ser um grande aliado. Afinal, é possível pendurar vasos ou fazer com que plantas cresçam ao redor dele.

Inclusive, essa é uma ótima alternativa para quebrar a rigidez visual das colunas, tornando o ambiente mais orgânico e, consequentemente, convidativo.

Iluminando o ambiente

O pilar também pode servir como apoio para a iluminação indireta do ambiente, que é essencial para promover o aconchego.

Dá para direcionar spots para a coluna ou, até mesmo, envolvê-la com pisca-piscas. Vale o que a sua criatividade mandar!

Revestindo com materiais diversos

pilastra
O brilho e a cor forte do revestimento ajudam a tornar o ambiente mais interessante (Projeto: Otto Felix / Foto: Felipe Araújo)

Os revestimentos cerâmicos são ótimas pedidas para as colunas. Afinal, eles estão disponíveis em uma ampla variedade de formas, tamanhos, acabamentos, cores, estampas e texturas.

Outra forma de incluir um pilar na decoração é utilizando espelhos. Além de funcional, o reflexo desse tipo de material faz com que o ambiente pareça mais amplo.

Antes de revestir com qualquer produto, faça testes para saber o que combina com a proposta decorativa do seu espaço.

Como vimos, o pilar não é apenas uma estrutura, mas também parte fundamental da decoração. 

Com as escolhas certas, ele pode até se tornar o ponto focal de um ambiente.

E se você deseja construir ou reformar a sua casa, nada melhor do que começar buscando inspirações. Acesse o Archtrends para conferir dicas e projetos!