Os tapetes arraiolos são fabricados no ponto homônimo que existe há pelo menos oitocentos anos, segundo historiadores. Conhecida também como ponto cruz oblíquo, a técnica de bordado tem origem na cidade de Arroios, em Portugal, e foi trazida para o Brasil por imigrantes lusitanos. Em Minas Gerais, há mais de 30 anos, o oficio chegou a Jhoanes Rodrigues, o talento responsável pelas lindas peças da JR Tapetes.

Fonte: Unsplash
A tradição familiar e a habilidade natural foram responsáveis pelo aprendizado de Jhoanes Rodrigues, aos 10 anos. O Westwing reconhece e admira o trabalho artesanal, por isso, nos unimos à JR Tapetes para trazer produtos resultados de 32 anos de experiência. Nesta página, você desvenda o motivo do nosso encanto com a empresa. Aqui, você conhece a história da JR Tapetes, além de descobrir mais sobre o que torna seus produtos tão especiais.
Compre agora com até 70% off:
Os Tapetes Arraiolos
Segundo historiadores, na catedral de Astorga, na Península Ibérica, existe um bordado com ponto de arraiolos datado do século XII. Ou seja, a tradição está por trás do trabalho, que em outros países pode ser chamado de ponto cruz oblíquo, ponto de cruz curto e comprido ou ponto de trança eslado.
A fabricação da tapeçaria de arraiolos é feita desde o século XVI, por viúvas que se inspiravam em cenas da natureza para criar seus desenhos.
Sabe-se que os antigos povos eslavos praticaram este ponto, como também o fizeram os povos norte-africanos. A técnica também foi muito utilizada pelos mouros em Portugal e Espanha.
Foi pelas mãos dos imigrantes portugueses, Carlos Romeiro e sua mãe D. Ana, que na década de 1970 a cidade Florestal, na região metropolitana de Belo Horizonte, conheceu a arte do bordado dos famosos tapetes arraiolos.
O trabalho ficou tão conhecido que se tornou tradição. A partir desse momento, muitas famílias começaram a se dedicar ao ofício, incluindo Jhoanes Rodrigues, da JR Tapetes.

Fontes: Pexels
A História da JR Tapetes
Aos 10 anos de idade, Jhoanes Rodrigues aprendeu a bordar com sua mãe D. Palmira. Ao aprimorar a técnica, mais tarde começou a desenvolver seus próprios desenhos, bem como acompanhar todo o processo de produção de tapetes.
Em 1988, após conseguir formar uma equipe de artesãs, Jhoanes começou a vender suas peças. Os padrões portugueses tradicionais e os desenhos de própria autoria são a identidade das obras da JR Tapetes.
O uso de uma escala cromática extremamente rica em combinações, juntamente com a composição dos desenhos extremamente detalhados, dificulta a cópia das peças da JR Tapetes.
Outra característica marcante está no bordado da JR Tapetes. Ele é feito de maneira que a linha se ajusta ao tecido de maneira precisa, com a tensão necessária. Esse trabalho é possível através da experiência e talento da equipe de bordadeiras da JR Tapetes, geralmente artesãs que trabalham entre os intervalos dos serviços domésticos e complementam a renda familiar. Elas fazem o trabalho como distração, por prazer e o mais importante: por amor à atividade.
Assim a JR Tapetes segue seu caminho ponto por ponto, cor por cor, pacientemente até chegar à harmonia surpreendente do resultado final. São 32 anos mantendo o trabalho totalmente artesanal na criação das obras. Respeitar a tradição, dedicar-se, fazer o que gosta com amor e respeito, prezando sempre pela qualidade, são os principais valores que fazem da JR Tapetes uma divulgadora da arte de bordar tapetes com excelência.