Cloffice: Dicas e Inspirações para Montar o Seu!

Você já ouviu falar sobre o cloffice? Uma das grandes tendências do ano, a junção de closet com home office ganhou popularidade durante a pandemia. Mas, na verdade, o conceito já existe há algum tempo.

Cloffice: Dicas e Inspirações para Montar o Seu! | westwing.com.br

Os cloffices são projetos de escritórios pequenos para casas e apartamentos compactos. Eles podem ser montados em qualquer cantinho do lar, desde que o ambiente seja arejado, bem iluminado e delimitado, para evitar distrações e garantir a produtividade no dia a dia. Para te ajudar a montar o seu, confira as dicas do Westwing e ideias decorativas incríveis para renovar sua casa  e garantir um cloffice com a sua cara!

Compre agora com até 70% off:

Closet com Escritório: Conheça o Cloffice

A tendência do projeto home office “cloffice” foi inspirado nas blogueiras de moda internacionais, que tinham um espaço reservado para trabalhar dentro de seus closets.

A ideia bombou e desde então é implementada em apartamentos e casas pequenas em todo mundo, sobretudo devido ao crescimento do número de pessoas que trabalham em home office.

O cloffice é indicado para quem tem pouco espaço e precisa de um ambiente que garanta concentração e produtividade. O foco central é manter um espaço reduzido, pontual e funcional para o trabalho em casa.

 cloffice minimalista com prateleiras brancas e estante ao lado

O cloffice é perfeito para aquele cantinho vazio de casa | Fonte: Pinterest

Apesar de o nome ser a junção entre “closet” e “office”, você pode montar o seu cloffice onde quiser! No hall de entrada, no quarto; naquele espaço vazio entre o guarda-roupa e parede, na sala de estar… Onde você preferir! Você pode, inclusive, reformar armários de outros ambientes para garantir um cantinho para trabalhar.

Dessa forma, o cloffice não atrapalha o espaço de circulação do lar, nem ocupa tanto espaço em casa! Prático, não é mesmo?

Como Montar seu Cloffice

Ao montar seu “closet com escritório”, os primeiros passos são definir o espaço de casa que será reservado para a criação desse novo cantinho e medir bem o ambiente. Dessa forma, você não terá retrabalhos desnecessários!

infográfico Decoração de cloffice

Cloffice no quarto

Aproveite o espaço entre o armário e a parede para criar o seu guarda-roupa com home office. O ideal é combinar a decoração do quarto com o estilo do cloffice, para que o ambiente fique bem integrado e charmoso.

 cloffice no quarto com papel de parede tropical mesa de madeira cadeira moderna e gaveteiro

Veja como o estilo tropical do quarto também é encontrado no cloffice | Fonte: Pinterest

Isso significa que, se o ambiente é minimalista, o ideal é que o home office também seja. Mas, para destacá-lo e diferenciar os espaços, você pode pintar as paredes em tons mais fortes ou usar papéis de parede de sua preferência.

Cores como amarelo e azul são boas pedidas. A primeira instiga a criatividade, enquanto a segunda transmite serenidade. Tons mais claros como branco e bege combinam com a decoração clean e são mais difíceis de enjoar conforme o passar do tempo.

Aprenda como fazer uma parede geométrica:

Instale nichos e prateleiras sobre a escrivaninha e mantenha apenas o essencial por perto.

Cloffice na sala

Na sala de estar, o cloffice pode ser instalado ao lado do rack ou próximo à mesa lateral, por exemplo.

Garanta um espaço iluminado, com uma boa fonte de luz natural, que não reflita sobre o monitor do computador – para não causar dores de cabeça durante as horas de trabalho.

cloffice com móveis planejados na sala de estar dentro do rack

Faça o planejamento do cloffice para incluir o cantinho ao lado do rack | Fonte: Pinterest

Se o espaço é um pouco maior, você pode instalar uma porta de correr para manter o ambiente fechado quando não estiver em uso e o escritório escondido. Elas otimizam o ambiente e deixam a casa organizada.

 cloffice na sala com porta branca cadeira de madeira e armários

As portas escondem e transformam o cloffice em um lugar mágico | Fonte: Pinterest

Cloffice na varanda

Até a varanda pode ter um cloffice bem planejado, sabia? Como o espaço recebe muita luz, evita deixar o home office contra a iluminação natural, já que, como dito, a luz pode interferir no seu momento de trabalho.

cloffice moderno na varanda de casa

O cloffice na varanda deve ter nichos e prateleiras para manter a organização | Fonte: Pinterest

Aproveite o espaço aberto e reserve um cantinho para fazer pausas e descansar sempre que necessário. Use uma poltrona, almofadas e plantinhas que trazem aconchego ao ambiente.

Veja o que não pode faltar em uma varanda relaxante:

O Que Não Pode Faltar: 6 Ideias para Completar o Cloffice

Ficou a fim de montar seu cloffice? Então, você não pode se esquecer de alguns acessórios e móveis que deixarão o ambiente com a sua cara!

Lembre-se que, como o espaço é muito menor que o habitual, o ideal é manter apenas o necessário por perto.

Móveis Planejados

Os móveis planejados são ideais para a decoração do cloffice, porque aproveitam todos os cantinhos com precisão. Além disso, como são feitos sob medida, ajudam a deixar o novo cômodo com a sua cara!

 cloffice dentro de armário do rack na sala de estar

Os móveis planejados ajudam a deixar o espaço com o cloffice funcional | Fonte: Pinterest

No projeto de escritório em apartamento, esse tipo de móvel é o mais recomendado. Como apartamentos, em geral, são menores que casas, fica mais fácil garantir os itens certos, na medida ideal, se forem planejados.

Escrivaninha Compacta

Mantenha apenas os itens mais importantes para o dia a dia sobre a escrivaninha. Alguns acessórios para mesa importantes são:

Mas, o ideal é que você organize a mesa com o que quiser, de modo a tornar o espaço aconchegante e familiar. O Westwing separou algumas dicas para você decorar a sua:

Cadeira Confortável

A cadeira é a chave de qualquer projeto de home office, seja ele cloffice ou tradicional. Como você irá passar o dia inteiro sentado, é fundamental que ela seja confortável.

 cloffice pequeno com porta

As cadeiras são as protagonistas do cloffice Fonte: Pinterest

Algumas pessoas podem preferir os banquinhos, porque, como são menores e compactos, é possível guardá-los sob a escrivaninha quando não estiverem em uso.

No entanto, as cadeiras dão suporte para as costas e evitam problemas ou dores na coluna durante o dia e até mesmo após o expediente. Prefira modelos ergonômicos, com braços e altura reguláveis.

Prateleiras e Nichos

Aproveite para verticalizar a decoração do cloffice com prateleiras e nichos! Eles são indispensáveis nesse ambiente, porque garantem a organização e manutenção contínua do espaço.

Sobre elas, você pode manter acessórios que traduzem a sua personalidade, lembranças em porta-retratos, vasos e cachepots com suas plantinhas favoritas.

Na parede, instale um pegboard moderninho. Confira o passo a passo do Westwing e aprenda a fazer o seu:

Organizadores ou Gaveteiros

As caixas e cestos organizadores são ótimas opções para deixar as prateleiras organizadas. No entanto, se você precisa de mais espaço, um gaveteiro é útil e faz toda a diferença. Mantenha papéis e objetos necessários sempre por perto, num gaveteiro embaixo da escrivaninha ou mesa.

 cloffice com papel de parede prateleiras e gaveteiro de madeira cadeira eames com manta branca

O gaveteiro de madeira é rústico no cloffice | Fonte: Pinterest

Luminárias

Se o cloffice não tem iluminação natural, aposte em luminárias para completar o espaço! Você pode usar um modelo de chão grande, caso o espaço seja maior, ou um modelo de mesa, que combine com você.

O abajur é um acessório delicado e clássico, enquanto luminárias retráteis são descoladas e moderninhas. De todo modo, use lâmpadas brancas, que auxiliam a concentração.

cloffice pequeno no closet moderno amplo

Até as luminárias devem combinar com a decoração do cloffice! | Fonte: Pinterest

Ficou inspirado com as dicas? Monte seu cloffice agora mesmo! Confira 8 Dicas de Feng Shui para Escritório, para manter o espaço aconchegante e atrair energias positivas.

Decoração de casa é com o Westwing!