A produção das peças em marchetaria do Ateliê Andreas Martorelli envolve um trabalho minucioso que exige técnica, paciência e criatividade. As peças são produzidas uma a uma, num processo artesanal que resulta em utilitários com estética atrativa e acabamento refinado. Quer descobrir mais? Venha conferir na matéria a seguir!

Hometeka - Foto Divulgação
Apresentamos histórias inspiradoras por trás dos estúdios de design, quem são seus criadores e também seus processos de concepção =)
Compre agora com até 70% off:

Com a missão de expressar arte e estilo através de peças utilitárias e de decoração, o designer e artesão Andreas Martorelli criou a marca em 2017, desenvolvendo peças autorais em seu ateliê de marcenaria. Mesmo morando na capital, o artista optou por montar o ateliê de uma cidade pequena do interior de São Paulo:
“O fato de sair um pouco de São Paulo, pegar a estrada e ver paisagens mais verdes, já começa a me inspirar. Quando estou no ateliê, rodeado pela natureza e por uma cidade mais tranquila, abstraio do resto de mundo e sinto uma vontade intensa de criar e produzir, ficando imerso nesse meu universo particular da marcenaria”.
Cada peça é única e exclusiva. A matéria prima é a madeira de reuso e de cor natural, sem tingimento artificial. Assim, as criações de Andreas resultam da junção de diferentes espécies de madeiras, criando um mosaico através das diferentes cores.
Dentre os produtos da marca que compõem o acervo Hometeka estão a Petisqueira Lanceolar, a Luminária de parede Roldana e o Jogo de quebra-cabeças geométrico.
“Meu trabalho tem planejamento e projeto, mas não tem um resultado final predefinido, pois prezo pela total liberdade de criação durante o processo de confecção. É um trabalho artisticamente intuitivo dentro do conceito proposto por mim e por isso as peças têm identidade, têm alma, conversam entre si mas não se repetem, são únicas. Promovo o encontro do orgânico com o geométrico de maneira natural, através do recorte da madeira maciça e da colagem dos fragmentos”.
Entre o rústico e o sofisticado, a busca por um conceito que refletisse sua essência levou à criação de peças arrojadas de design utilitário. Com forte inspiração na natureza, o processo criativo de Andreas é marcado pela originalidade e compromisso com arte, design e estética. São, em essência, um convite ao espectador para descobrir sua arte na madeira. Dentre as novidades do designer temos a Tábua redonda em marchetaria 20, que orna os tons terrosos mais escuros com detalhes mais claros de forma harmônica e elegante e coloca em conflito a geometria redonda da tábua com os detalhes retos da construção.

O Jogo de quebra-cabeças com 9 peças difere dos utilitários clássicos do atelier. Além do jogo, a peça também é uma xiloteca, pois apresenta uma mostra de 9 espécies diferentes de madeira: peroba, cedrinho, roxinho, caxeta, imbuia, tauari, muiracatiara, pinus e garapeira. o joguinho é lúdico e desafiador tanto para crianças quanto para adultos, pode parecer simples de montar o painel geométrico, porém o recorte das peças e as infinitas possibilidades tornam o passatempo mais interessante e desafiador.

A Linha Decor apresenta peças de madeira exclusivas voltadas para a decoração de ambientes. São peças desenvolvidas através de um processo mais elaborado, mais artístico e escultórico. Seguindo a tendência de criar peças orgânicas inspiradas em folhas da natureza, o design desse centro de mesa foi inspirado na folha de bananeira, planta bastante tradicional no Brasil.

Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças do Ateliê Andreas Martorelli: