O que é arte moderna: características, grandes nomes e principais obras

Nos famosos clichês que buscam decidir se a vida imita a arte ou se é o contrário, é fácil fugir aos chavões para encontrar, na essência da arte moderna, inspirações fundamentais nas organizações sociais de meados do século XIX, como a Revolução Industrial, por exemplo, cujos processos trouxeram um novo senso de pressa e urgência à sociedade. Logo, pensamentos e atitudes artísticas se deixavam levar nessa onda que se enraizava no cotidiano mundial.

O que é arte moderna: características, grandes nomes e principais obras | westwing.com.br

A arte moderna revolucionou seu tempo.

A arte moderna perdurou por quase um século, chegando até a metade do século XX, aproximadamente, com um destaque efervescente em território nacional, quando teve a Semana de Arte Moderna de 1922. Vamos ver como a arte moderna influenciou a sociedade, e vice-versa! Confira inspirações para que você leve o seu dia a dia de uma maneira menos comum e mais criativa e inovadora. Descubra o que é arte moderna, principais artistas e obras. Inspire-se com as dicas da Westwing!

Compre agora com até 70% off:

O que é arte moderna?

A arte moderna foi um conjunto de expressões artísticas, com origem na Europa, em meados do século XIX e XX. Cansados das formas tradicionais das artes, artistas modernistas se uniram para transformar e trazer novas visões à sociedade da época.

retrato em preto e branco de pablo picasso com sua obra "guernica" ao fundo - TodaMateria

Pablo Picasso foi um dos mais conhecidos artistas modernistas. Fonte: TodaMateria

A efervescência da época, marcada pela industrialização, novas tecnologias e guerras, fez com que os modernistas encontrassem uma nova maneira de se expressar, diante da estética padrão do período.

A arte se expandiu para as mais variadas formas de expressão, como escultura, pintura, arquitetura, música, literatura e fotografia. As principais expressões artísticas do movimento de arte moderna foram o fauvismo, abstracionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, dadaísmo, concretismo.

Características da arte moderna

A arte moderna é caracterizada por:

  • Rompimento dos padrões vigentes. a arte é contestadora;
  • Liberdade de expressão;
  • Aproximação da linguagem popular e coloquial;
  • Abandono da representação realista;
  • Utilização de figuras e cenas sem lógica.

O choque inicial da crítica e público especializados se deu pelo fato de que a arte moderna e seus representantes estavam rompendo, com pouca sutileza, com os padrões clássicos.

tarsila do amaral

Uma das figuras mais reconhecidas no Brasil foi Tarsila do Amaral. Fonte: Tarsila do Amaral

Não à toa, cubismo e futurismo são dois movimentos que obtiveram bastante destaque por fugir completamente à estética geral das artes. Tornou-se comum até a quebra de paradigma com cenas surreais representadas, figuras deformadas e paletas de cores mais vívidas.

Durante o período, movimentos de vanguarda surgiram, como o surrealismo, expressionismo, futurismo, dadaísmo e cubismo. Eles tinham como objetivo expressar a vida moderna e os rumos que ela tomava.

composição VII de Wassaly Kandinsky

Quadro Composição VII, Wassaly Kandinsky (1913). Fonte: Wassaly Kandinsky

 E, cada artista moderno encontrou o seu tom dentro da arte moderna. Por exemplo:

  • Arquitetos, ilustradores e designers buscaram o cuidado com a forma e com o modo de vida atual das pessoas nas suas composições;
  • Com o dadaísmo, expressionismo, simbolismo, suprematismo e surrealismo, a arte moderna embarcou diversas opções pra artistas experimentais.

Em cada um deles, uma série de artistas fizeram história dentro do período da arte moderna, explorando nuances que, aos poucos, ramificaram o gosto popular e da crítica, que ganhou uma infinidade de movimentos em um curto espaço de tempo.

arte moderna fauvismo

O fauvismo foi uma importante expressão da vanguarda europeia.

Artistas que fizeram parte da arte moderna

Os modernistas foram responsáveis por romper com a estética vigente na época e buscar novas formas de expressão, dentro e fora do Brasil, como:

  • Wassaly Kandinsky (1866-1944) – Ele se tornou um dos principais nomes artísticos do século XX, principalmente em relação ao abstracionismo, cujo foi pioneiro. Além disso, o russo se tornou referência no modernismo europeu. 
  • Tarsila do Amaral (1886-1973) – Tarsila foi referência do modernismo do Brasil, principalmente pelo fato de conseguir traduzir em suas obras a expressão nacionalista do período. Ela foi pintora, desenhista e também atuou como tradutora.
  • Anita Malfatti (1889-1964) -Ela é considerada a pioneira da arte moderna no Brasil e sua estética era pautada na brasilidade e na liberdade. Malfatti era filha de uma norte-americana e de um italiano, e era portadora de deficiência motora. 
A boba de anita malfatti arte mdoerna

Recorte de “A boba (1916)” – Anita Malfatti

  • Pablo Picasso (1881-1873) – Picasso foi um pintor espanhol que se destacou, principalmente pelo cubismo, expressão artística moderna. Foi um dos pintores mais influentes de todos os tempos, tendo diversas obras como aclamadas. 
  • Oswald de Andradde (1890-1954) – Ele foi um poeta, dramaturgo, escritor e ensaísta brasileiro. Junto de Tarsila do Amaral, fundou o movimento antropofágico. Além disso, foi uma das figuras mais polêmicas do modernismo. 
  • Salvador Dalí (1904-1989) – Dalí foi um dos principais nomes da pintura espanhola e mundial. Sua principal corrente artística foi o surrealismo, no qual mesclava figuras oníricas e bizarras, marcadas por grande qualidade plástica.

Semana da arte moderna no Brasil

Para explorar o cenário artístico, em 1922 foi realizada a Semana da Arte Moderna no Brasil, no Teatro Municipal de São Paulo. O resultado estremeceu as estruturas artísticas do país, com novidades que se alastraram no estilo de diversos artistas, indo desde as artes plásticas até a literatura e música.

poster semana da arte moderna

Pôster da Semana da Arte Moderna no Brasil. Fonte: Karina Bacci/BBC

A aceitação por esse movimento que seguia na contramão das formas artísticas clássicas tardou a surgir por ser algo que escapava ao convencional.

Entre os artistas que mais se destacaram, no Brasil, podemos citar Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Lasar Segall e Tarsila do Amaral, entre tantos outros. 

Mundo afora, Pablo Picasso, Matisse e Mondrian são alguns dos nomes que fizeram história. Inspire-se com as noções de arte moderna para criar a sua!

Em 2022, a Semana da Arte Moderna completou 100 anos. E, até hoje, ainda é um marco na cultura brasileira.

Exemplos de arte moderna

Conheça obras de arte moderna e seus respectivos artistas:

o abaporu quadro tarsila do amaral

Abaporu, 1928 – Tarsila do Amaral. Fonte: Tarsila do Amaral

Guernica, 1937 – Pablo Picasso. Fonte: Blog DeVille

composição VIII de Wassaly Kandinsky

Composição VIII, 1923 – Wassaly Kandinsky. Fonte: Wassaly Kandinsky

A Floresta anita malfaltti

A Floresta, 1912 – Anita Malfaltti. Fonte: Itaú Cultural

 O Grande Masturbador salvador dali

O Grande Masturbador, 1929 – Salvador Dalí. Fonte: Wikiart

Continue na Westwing e descubra tudo sobre o mundo da arte! Conheça outros artistas de renome, como Andy Warhol e Eliseu Visconti.

Decoração e arte é com a Westwing

Não tem nada melhor do que decorar a casa com produtos de qualidade e obras de arte importantes. Para agregar mais personalidade e história no seu lar, conheça a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos com até 70% de desconto.

Renove a decoração das paredes do lar com quadros, placas, pratos e muito mais! Transforme seu lar numa verdadeira galeria de arte conosco.