Ânfora: O que é, para que serve e principais modelos

A decoração pode ter inspirações futuristas, com formas pouco usuais no dia a dia ou, ainda, fazer bom uso do que a história nos deixou; um legado palpável de ideias e emoções que podem surgir à tona e fazer parte da construção de algo novo, reinventado, e capaz de harmonizar com perfeição em projetos contemporâneos. Por um pouco mais de cores, no lar, ou formas equilibradas, que dialogam entre si, muito se pode tirar do passado para trazer para as inspirações do presente.

Ânfora: O que é, para que serve e principais modelos | westwing.com.br

Assim, dos vasos de flores, decorativos e imponentes em qualquer ambiente da casa, sabe-se que muito da sua utilidade e elegância foi moldada a partir da ânfora, cuja origem remota à Grécia Antiga e sua utilidade é tão variada quanto prática para uma rotina que, dificilmente, se recria na sociedade em que vivemos. Inspire-se a tirar o melhor da ânfora e levar para o seu lar, com a Westwing!

Compre agora com até 70% off:

O que é ânfora?

A ânfora é um tipo de vaso antigo muito difundido na cultura grega e romana clássica. Ela tem formato oval, mas pode te diversas variações quanto a altura e diâmetro da base. Além disso, a ânfora possui duas alças simétricas que servem para seu manuseio.

Anfora classica

Ao ânfora clássica tinha diversos tipos de uso e foi difundida entre diversas culturas. Fonte: Pixabay.

Ao longo da história, surgiram diversos tipos de classificação para os diferentes modelos de ânforas, entretanto, houve muita variação dos catálogos, dependendo da cultura e de novas descobertas arqueológicas.

Origem da ânfora

O berço grego é o suficiente para entregar a idade aproximada da ânfora, cujo nome vem do latim amphora. Uma tradução literal, fisgando os significados de suas palavras, deixam o nome “ânfora” com o significado de “carregador duplo”.

ânfora estampada com desenho

A ânfora estampada é a mais tradicional. Fonte: Freepik

Vendo qualquer imagem dela, se tem uma ideia do motivo para a nomenclatura tão complexa em sua composição e significado. O item possui duas alças nas laterais. Essa é sua característica mais básica e fundamental, já que facilitava o transporte por uma ou duas pessoas.

Para que serve uma ânfora?

Antigamente, a ânfora era amplamente utilizada para armazenar água, vinho, azeite, mel e mais uma série de outros produtos ou ingredientes.

ânforas expostas em estante

Conforme o passar dos anos, o uso da ânfora foi reinventado. Fonte: Unsplash

Assim, sua versatilidade atravessou os séculos, invadiu lares de continentes afastados da Grécia e, atualmente, faz bonito nos mais variados projetos decorativos, de casas ou apartamentos, e em áreas internas e externas.

Ânfora na decoração de casa

Como a ânfora contém, normalmente, decorações e ilustrações que recontam histórias e lendas, sua utilidade prática foi sendo alternada para uma maneira sofisticada de decorar o lar.

ânfora grega de cobre com arranjo de flores

O acessório fica lindo na mesa de cabeceira, ao lado da cama. Fonte: Unsplash

É preciso se atentar a maneiras de fazer com que a ânfora seja uma parte complementar da sua decoração e não o contrário. Confira, a seguir, algumas dicas que se aplicam à ânfora, como peça decorativa da sua casa e descubra como usá-la na sua composição.

1. Fique atento ao estilo decorativo do lar

Observe se o estilo da ânfora combina com o empregado na decoração do cômodo.

Decorações clássicas e tradicionais podem vir acompanhadas de ânforas produzidas com materiais mais nobres, além de detalhes decorativos igualmente clássicos. Em ambientes modernos, a mistura costuma funcionar, mas deve ser pensada e planejada.

2. Mude a ânfora de lugar, de acordo com a decoração

A ânfora, tal qual um vaso moderno, pode ser movida facilmente, o que permite intervenções rápidas na mudança da disposição dos móveis e peças. Você pode deixá-la sobre mesas laterais, junto a outros acessórios, como espelhos de mesa e abajures.

Além disso, as ânforas ficam lindas como centro de mesa, na mesa de jantar, na sala ou na cozinha. Basta combiná-la com lindos arranjos de flores, para garantir um visual surpreendente.

Aproveite e veja como fazer um belo arranjo de flores para enfeitar sua ânfora:

3. Posicione a ânfora na sala de estar

Em salas de estar, as ânforas fazem bonito como decoração de canto aliada como uma tendência decorativa que se encaixe com o seu estilo. Seja o estilo minimalista, boho ou até mesmo industrial, a peça é destaque neste ambiente!

ânfora grega de barro com folhas secas

Na decoração escandinava, o vaso de barro traz ainda mais beleza ao décor. Fonte: Unsplash

Mas, nada impede que você enfeite outros cômodos do lar, como cozinha, quarto e até mesmo varanda, com uma linda ânfora grega.

Tipos de ânfora

A classificação para os tipos de ânfora variam muito, já que o objeto foi difundido pelo mundo todo. Para exemplificar, existe uma ânfora com o tipo Haltern 70. Esse modelo tem este nome por conta da descoberta arqueológica de 70 ânforas no início do século XX no norte da Alemanha. 

Entretanto, não faltam, no mercado, modelos que visam resgatar a preciosidade milenar de tempos memoriais, da mesma forma que estilos modernos dão um novo tom e linhagem à ânfora.

ânfora grega de porcelana com flor branca

O vaso de porcelana é delicado e sofisticado. Fonte: Unsplash

De vidro à porcelana e de materiais resistentes à modelagem clássica, a ânfora pode trazer mais cores, funcionalidade e estética decorativa ao seu lar. Alguns dos materiais mais conhecidos são:

  • Prata: o vaso ânfora de prata é pura sofisticação na decoração de casa. Ele terá destaque em qualquer cômodo, devido à cor e brilho intensos.
  • Barro: a ânfora grega tradicional é feita de barro. Antigamente, elas eram pintadas, e, hoje em dia, é possível encontrar modelos com desenhos, ou lisos. Escolha os que mais combinam com você e a decoração de casa.
  • Porcelana: este material é refinado e elegante. Modelos do tipo possuem a maior variedade de estampas, de arabescos ao floral.

Milhares de anos de aperfeiçoamento só fizeram bem à ânfora grega, um curinga para a decoração e um braço direito para tornar o lar ainda mais versátil, moderno e, na mesma proporção, clássico. 

Anfora classica para jardim

A ânfora clássica, pode ser inclusive ser utilizada nos jardins. Fonte: Pixabay.

Inspire-se para levar o melhor do vaso ânfora para a decoração de casa! Continue conosco e confira outros enfeites cheios de significado, como o olho grego e o daruma.

Decoração de casa é com a Westwing!

Um dos grandes prazeres ao se mudar para uma casa é decorá-la. Cada cantinho do novo lar deve visar as necessidades que o cômodo têm para o desenvolvimento das atividades que serão feitas ali, assim como expressar seus gostos e preferências de estilo.

E o que é melhor para isso do que peças que já fazem história há muito tempo, como a ânfora grega?

A Westwing oferece seleções de produtos exclusivos, cuidadosamente selecionados por nossa curadoria, para levar até a sua casa o melhor do mundo de casa e decoração. Para ter acesso aos nossos produtos, cadastre-se gratuitamente no site. Você ganha desconto na primeira compra e recebe seu produto no conforto da sua casa.

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casaAproveite!