Espelho d’Água

Espelho d’Água

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEspelho d’Água

Quando pensamos em projetos arquitetônicos majestosos, um dos primeiros que nos vem à mente é o suntuoso Taj Mahal e seu espelho d'água, cujo impacto na aparência total do monumento é tão importante quanto o mausoléu em si. Um espelho d'água, muito mais do que um recurso de paisagismo que torna ambientes externos e internos deslumbrantes, é um elemento decorativo capaz de inspirar paz, serenidade, e como o próprio nome diz, reflexão.

O espelho d'água, ao contrário de piscinas, aquários e lagos ornamentais, é uma superfície aquática com o propósito único de acrescentar o elemento água ao ambiente. Purificante, uma superfície com este elemento é capaz de trazer serenidade e tranquilidade ao dia a dia da família, esteja a água em movimento ou em repouso. Independente da finalidade do espelho d'água em sua decoração, o Westwing te ajuda a deixar o seu ambiente monumental.

Espelho d’Água em Fachadas

O espelho d’água é um recurso muito utilizado na decoração de fachadas e, além de criar um clima tranquilo e mais próximo à natureza, ajuda a criar uma impressão de amplitude. O espelho d’água é também muito usado em cidades mais quentes, já que pode ajudar a amenizar o calor e o tempo seco, dependendo da região.

Sua proporção e linhas devem ser bem projetadas, e costumam acompanhar o desenho das paredes ou desenhar o caminho até o portão de acesso. Como toda superfície reflexiva, tem a capacidade de ampliar o ambiente no qual é inserido. O espelho d’água funciona em harmonia com elementos como pedras, plantas e, em decorações mais ousadas, fogo.

Espelho d’Água em Ambientes Internos

O espelho d’água interno é muito utilizado nos projetos mais sofisticados de arquitetura. Ele aparece debaixo de escadas, nos quartos mais amplos, em áreas de leitura e jardins de inverno. Quando a decisão é instalar um espelho d’água em um ambiente interno, é preciso tomar muito cuidado quando a opção é feita por espelhos d’água em movimento, já que um barulho que de dia pode parecer imperceptível, durante a noite pode tomar maiores proporções e se tornar incômodo. Sendo uma ótima pedida para casas de praia e outras construções em climas tropicais, não é indicado para ambientes temperados, já que a água, quando não aquecida, tem o poder de resfriar as temperaturas.

Espelho d’Água Vertical

O espelho d’água vertical é ainda mais sofistiticado, e pode ser instalado sozinho ou ao fim de um espelho d’água horizontal. Seja na lateral de uma escada, em um corredor, em uma parede para separar ambientes ou servindo como box para o banheiro, o espelho d’água vertical refresca e dá um aspecto de limpeza e serenidade onde quer que esteja posicionado. O truque é ficar atento às proporções e às formas. A sensação de relaxamento é ainda mais evidente com o barulho da água em movimento dos espelhos d’água verticais.

Manutenção do Espelho d’Água

Ao contrário do que se pensa, a manutenção do espelho d’água não é complicada. Basta fazer o uso de bombeamento por bicas, que podem aparecer em diversos formatos (inclusive decorativos), ou fazer uso de cloro para mantê-lo higienizado.

Próximas campanhas