Canivete Suíço

Canivete Suíço

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCanivete Suíço

Com mais de 130 anos de história, o canivete suíço é um aliado para diversas tarefas e item indispensável para quem pretende estar sempre prevenido. Esse objeto, criado pelo cuteleiro Karl Elsener, é uma variação de canivete versátil, leve e fácil de transportar. Com ele, é possível desde abrir uma garrafa de vinho até apertar um parafuso, passando por cortar objetos e cordas ou ampliar imagens com uma lupa. Compacto, ele cabe em qualquer bolso e é super fácil de ser utilizado.

A versão mais completa de um canivete suíço possui, acredite, 81 possíveis aplicações, que incluem termômetro, barômetro e altímetro. Há, ainda, as opções personalizadas, feitas sob medida para médicos, caçadores, astronautas, etc. O Westwing sabe dos inúmeros benefícios do canivete suíço, que também é um sinônimo de luxo e bom gosto, e te ajuda a escolher a melhor opção!

A origem do canivete suíço

Certo dia, Karl Elsener percebeu que o exército suíço comprava seus canivetes na Alemanha e resolveu fabricar os seus próprios, conquistando o mercado militar. Sua oficina foi fundada em 1884 na cidade suíça de Ibach Schwyz, onde fundaria depois a Victorinox, uma das maiores fabricantes de canivete suíço do mundo. Em 1891, ele conseguiu sua primeira encomenda para o exército suíço e, por isso, colocou a bandeira de seu país em todos os canivetes que produziu.

As versões do canivete suíço

O canivete original, destinado ao exercito suíço, tinha uma versão para os soldados e outra para os oficiais. A versão dos soldados tinha como extras uma chave de fendas, uma agulha e um abridor de latas. Já a versão dos oficiais era mais leve e tinha, além de tudo da versão anterior, um saca-rolhas e uma segunda lâmina menor. Agora, os modelos incorporam até serra para madeira e metais, lima para unhas, pinças, régua, entre várias outras funcionalidades.

O reconhecimento do canivete suíço

O canivete suíço é um objeto que tem uma grande importância cultural, já que se transformou em uma grande referência na história do design moderno. Esse sucesso é tanto que o canivete modelo “Champ” da Victorinox faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA) e do Museu de Arte Aplicadas de Munique.

As variações do canivete suíço

A variedade de canivetes suíços é imensa! Além das opções citadas anteriormente, há modelos específicos para quem joga golfe, veleja ou faz operações de resgate – esse, inclusive, é fosforescente e quebra vidros de carros, além de fazer micro-furos no para-brisa. As histórias de bom uso do canivete suíço são muitas e vão desde resgates no Himalaia e partos até reparos na estação especial Mir! Incrível, não é?

 

 

 

Próximas campanhas