Balcão Americano

Balcão Americano

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBalcão Americano

Bastante conhecida e usada por integrar a sala de estar e jantar ao espaço de casa reservado para o preparo das refeições e serviços essenciais aos moradores. Esta é a cozinha americana, ambiente que só não é brasileiro no nome, pois faz parte de dez entre dez projetos de arquitetura e design atuais. Para a delimitação dos cômodos, é comum este tipo de construção apresentar diferentes divisórias, como uma meia parede ou o balcão americano.

Plantas como a de uma cozinha americana deixou para trás a ideia de que cozinhar deve ser algo isolado, detalhe que a faz tão querida e famosa. Nela, o balcão americano tem importante participação, uma vez que é peça-chave na divisão dos ambientes e ainda ajuda a dar estilo e personalidade à copa. Conhecedor do seu valor para cantinhos gourmet modernos, o Westwing dedicou esta página ao balcão americano, seus tipos e características. Navegue!

O Balcão Americano e seus Diversos Modelos

Presente principalmente em cozinhas de apartamentos pequenos, o balcão americano vai além de uma divisória. É item que ajuda no convívio social, visto que com ele é possível interagir com as pessoas da sala enquanto se prepara ou consome as refeições, além de oferecer espaço para armazenar utensílios ou mantimentos.

Dentre os modelos de balcão americano, os de madeira e alvenaria são os mais comuns. O primeiro é conhecido como balcão de cozinha e pode ser encontrado pronto ou fabricado sob medida, seja em madeira maciça, MDF laqueado ou laminado. Já o balcão americano de alvenaria aceita pintura, revestimentos de vários tipos e tampos de mármore, granito e também madeira.

A versatilidade do balcão americano também está nos diferentes formatos e usabilidades. Seus padrões mais básicos costumam ser simples e vazados, apenas para encaixe de várias ou uma banqueta. Ainda há versões trabalhadas, com armários, gavetas, prateleiras e nichos; opções com mesa de jantar integrada; e o chamado balcão americano ilha, uma espécie de bancada de cozinha com tampo para encaixe do cooktop.

Dicas Sobre o Balcão Americano

Antes de comprar ou mandar fazer o balcão americano, é fundamental determinar suas funções para definir as características, sobretudo sua altura. Se usado como mesa, por exemplo, ele deve ter de 72 cm a 78 cm em relação ao chão. Mas quando aplicado para delimitar e integrar os espaços, a altura correta é entre 1,05m e 1,10m; neste caso, as banquetas reguláveis são as mais indicadas.

Se você optou por ter armários em seu balcão americano, lembre-se de que a medida correta de sua profundidade é de 50cm a 60cm. O cooktop também precisa de cuidados quando instalado no balcão americano, sendo que se deve dispor de nicho próprio para ele, além de exaustor para evitar que a fumaça invada a sala.

Balcão Americano: Ideias de Décor

A cozinha integrada com o uso de um balcão americano é uma das soluções de arquitetura mais modernas e funcionais. Não bastasse ele deixar o convívio entre moradores e visitas mais próximo, ele proporciona mais flexibilidade ao ambiente em relação à circulação e aos afazeres, ajuda a dar a sensação de amplitude e garante a otimização dos espaços.

Sozinho, o balcão americano consegue dar mais graça e elegância à cozinha. No entanto, é possível deixá-lo mais charmoso e personalizado de acordo com o estilo do ambiente. Seja para construir uma cozinha americana, seja para renová-la, uma dica é revestir o balcão americano com ladrilhos hidráulicos ou adesivos. Há modelos neutros, coloridos ou estampados, com opções superinteressantes e decorativas.

Para caprichar ainda mais, aposte em banquetas e luminárias, dando destaque ao balcão americano!

Próximas campanhas