Artesanato da Região Sudeste

Artesanato da Região Sudeste

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArtesanato da Região Sudeste

Quer trazer para os ambientes internos e externos da sua casa um pouco da história brasileira? Uma boa sugestão para aderir é usar elementos do artesanato da região sudeste, que trazem desde pequenos objetos até toalhas e colchas que decoram e trazem estilo na medida certa. O artesanato da região sudeste carrega pluralidade de estilos e origens: cultura africana, indígena, europeia e até asiática – o que diversifica e traduz a miscigenação da cultura brasileira.

E é por ter uma grande variedade de objetos e elementos feitos dos mais diversos materiais (como pedra sabão, argila e tecido) que o artesanato da região sudeste é requisitado pelos designers de interiores para criar um estilo exclusivo em ambientes internos e externos. Se você quer saber como decorar com esses elementos, confira as dicas do Westwing – elas vão transformar a sua casa numa verdadeira experiência de decoração!

Características do artesanato da região sudeste

A região sudeste é composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo: todos com suas particularidades na história e também no artesanato. Cada elemento representa um pouco do que cada região já viveu e carrega em sua essência. Conheça agora em detalhes as características do artesanato da região sudeste.

São Paulo : esse artesanato da região sudeste é produzido basicamente com materiais vindos da floresta tropical e misturando técnicas vindas da Europa, continente que possui mais influência na cultura de São Paulo, com as de índios e negros. É possível encontrar a cerâmica rústica, trançados de fibras naturais com entalhe de madeira , dentre outros objetos.

Rio de Janeiro : O intercâmbio cultural que o Rio de Janeiro proporcionou para diversas nacionalidades resultou em um artesanato da região sudoeste plural e muito rico. É possível encontrar cestos de fibras naturais, esteira, balaios, abanos – tudo feito com fibras de coco, bambu, taquara e cipó. O tecido também está presente, com bonecas de pano, o crochê e colchas e toalhas de retalhos.

Espírito Santo : as paneleiras do Espírito Santo são mundialmente conhecidas com seu artesanato da região sudeste exclusivo – tanto que pessoas de todo o mundo vêm para o estado especialmente para ver de perto a fabricação das panelas de barro. Além dessa rica tradição, muito presente na vida do capixaba, há também a tecelagem, objetos em madeira e o artesanato com fibras naturais – muito forte no artesanato da região sudeste.

Minas Gerais : Minas carrega para artesanato da região sudeste marcas de um passado histórico muito importante. O estilo barroco é muito presente no artesanato mineiro, que traz uma forte tradição em mobiliários feitos de ferro e madeira, além do artesanato em tecido, papel machê e diversas outras manifestações.

Como usar o artesanato da região sudeste na decoração da casa

Com elementos do artesanato da região sudeste é possível criar ambientes modernos e cheios de estilo. Antes de escolher cada objeto, pense no tipo de decoração que deseja e qual sensação deseja imprimir em cada ambiente da casa. Será alegria? Modernidade? Aconchego? Cada móvel, cor, textura e objeto deve estar em sintonia com o que deseja.

Os objetos do artesanato da região sudeste feitos com fibra natural são os mais fáceis de inserir na decoração da casa, pois podem vir em forma de diversas coisas como descanso de panelas, jogo americano e até tapetes. Para ficar mais bonito, é recomendável optar por objetos em sua cor original, pois trazem um ar natural para a decoração. Já as panelas de barro capixaba podem ser colocadas na cozinha, churrasqueira e até ser transformadas em uma linda fruteira para a mesa. As colchas são feitas para o quarto ganhar mais vida, e valem também para decorar o sofá da sala.

Leve o artesanato da região sudeste para o lar e encante a todos!

Próximas campanhas