Armários Shabby Chic

Armários Shabby Chic

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArmários Shabby Chic

Você já ouviu falar do estilo shabby chic?  O estilo surgiu nas elegantes casas de campo da Grã Bretanha e se popularizou graças ao seu estilo propositalmente desgastado, mas, ao mesmo tempo, incrivelmente elegante. A característica principal do shabby chic são os móveis que possuem uma aparência de velhinhos” uma vez que são reciclados e estilizados para um novo uso, como armários shabby chic, por exemplo, entre uma série de outros móveis.

Os armários shabby chic possuem um visual propositalmente simples, mas que ostenta um design elegante e tipocamente europeu. Esse estilo remete aos anos 80, quando artesãos do Velho Continente começaram a reciclar móveis como forma de tornar a decoração acessível a todos. Que outras curiosidades estão por trás de um armário shabby chic? Confira este especial do Westwing, que fazemos questão de contar para você, detalhe por detalhe!

Decoração com Armários Shabby Chic

Armários shabby chic são parte importante de qualquer decoração nesse estilo. Para uma inspiração shabby chic na cozinha ou sala, aposte em detalhes florais, no vintage e em peças românticas. O mobiliário pode conter, além dos armários shabby chic, algumas peças do mobiliário clássico, que acentuarão ainda mais o lado “chic”. As cores dos armários shabby chic lembram o mobiliário provençal e são suaves.

Uma sala contemplada pela decoração shabby chic poderá ter os armários shabby chic como cristaleira ou porta-louças. Arranjos florais rústicos podem complementar o visual neste cômodo. O quarto também pode ter seu armário estilo shabby chic. Nesse caso, vale combiná-lo a uma penteadeira ou cama de metal no estilo vintage e a tecidos leves e sofisticados, como a seda e o linho. Armários de quarto nesse estilo costumam transformar a decoração e, escolhendo os têxteis certos é possível modificar toda a atmosfera do espaço!

Cofre Pie, a Estrela dos Armários Shabby Chic

Uma peça clássica na decoração com estilo shabby chic é o cofre pie, um armário que antigamente era utilizado para armazenar tortas, bolos e pães. Por isso, as maioria dos armários shabby chic com essa finalidade possui gavetas largas e quadradas, ideal para armazenar e exibir sobremesas. Alguns cofre pies fazem parte do mobiliário de colecionadores, mas a peça foi muito reproduzida e é facilmente encontrada em antiquários e mercados de pulgas, principalmente na Europa.

A estética barroca também contribuiu para uma cozinha com armários shabby chic. Para valorizar ainda mais o ambiente, acrescente detalhes como louças pintadas à mão, bandejas de prata e espelhos com molduras trabalhadas.

Shabby Chic: Valorização do Antigo

Diferentemente do estilo cottage e provençal, os armários shabby chic possuem uma diferença graças ao próprio conceito em que se inserem. As peças desgastadas são reutilizadas, pintadas com cores suaves e com o intuito de valorizar as peças antigas, tornando-as refinadas. No estilo provençal, os trabalhores camponeses criaram a técnica da pátina para cobrir imperfeições de móveis rústicos ou peças sem qualidade. Já o estilo cottage é muito ligada aos chalés na França, com predominância da cor branca.

Armários shabby chic são, portanto, a prova de que o presente é feito de renovações e que o resgate ao passado pode resultar em uma fórmula encantadora!

 

Próximas campanhas