Alicate

Alicate

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlicate

Toda obra exige uma pressão e funcionalidade que garante, especificamente, o sucesso no esforço empreendido, para que o trabalho manual ofereça as garantias de que fazer um trabalho, manualmente, permite regalias específicas para quem produz uma reforma ou aparo qualquer com as próprias mãos, e, também, melhores ofertas de um produto personalizado e feito de acordo com os seus gostos e exigências. O alicate é uma dessas ferramentas, e uma das mais populares, para trabalhos específicos e genéricos, como veremos.

Os alicates são ferramentas versáteis que, aplicadas da maneira correta, travem uma série de benefícios. Neste especial do Westwing sobre o alicate, conheceremos, a fundo, mais sobre a origem e as diferentes aplicações desse instrumento que está presente na maioria das caixas de ferramentas. Conheça mais sobre o alicate e como transformá-lo em um grande aliado dos seus projetos decorativos com este especial do Westwing. Confira!

Conheça as Partes do Alicate

Utilizado, geralmente, como um instrumento articulado capaz de multiplicar a força aplicada pelo usuário sobre o objeto, o alicate tem como grande trunfo para a sua aplicação o movimento de alavanca, que é calculado por uma das leis de Newton, e fazem dessa peça um aliado interessante para projetos grandes e menores de reforma, e com os mais variados objetivos.

As aplicações do alicate, normalmente, se restringem ao uso nos trabalhos específicos às áreas de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas, como veremos a seguir. Mas, antes, vamos conhecer cada parte que compõe um alicate:

Cabeça: é com ela que se aplica a força necessária para os diferentes tipos de trabalho com os quais o alicate se faz necessário. Com a cabeça do alicate, é possível segurar, apertar, cortar e combinar uma série de funções, já que a ferramenta é tão flexível.

Articulação: ele que permite o vínculo mecânico da ferramenta, composto, usualmente, por um pino que ajuda a circular as funções das suas partes consequentes. Mas cada alicate possui uma funcionalidade específica dentro de um espectro variado de funções.

Cabos: é a parte onde se apoia as mãos durante o trabalho com o alicate. Seu tamanho e função variam de acordo com a ferramenta e o trabalho exigido, mas, geralmente, existe um revestimento que protege e facilita a pegada ao manusear a ferramenta., trazendo mais aderência e conforto, além de isolar o alicate eletricamente.

Entre as funções principais do alicate, podemos destacar:

  • Dar firmeza ao manuseio de objetos;
  • Fixar peças específicas;
  • Travar e prender objetos;
  • Fazer com que parafusos danificados saiam do lugar;
  • Partir e cortar tubulações metálicas.

Os Tipos de Alicate

Conheça a seguir, os variados tipos de alicates:

  • Alicate de bico: com este alicate, pode-se fazer serviços variados para pegar, apertar, segurar e cortar objetos, sendo bastante flexível e adaptável às necessidades do usuário.
  • Alicate de corte: – com ele, o uso é mais voltado para o corte de metais em geral, como arames, fios de cobre, alumínio e aço.
  • Alicate universal: – entre funções gerais, esta ferramenta é utilizada em funções como segurar, cortar e dobrar.

Siga as dicas do Westwing e saiba tudo sobre alicates!

Próximas campanhas