Xadrez

Xadrez

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraXadrez

Sempre presente nas festas juninas realizadas pelo país, o xadrez é também um tecido que nos faz pensar em belas toalhas de piquenique, mantas quentinhas para inverno e até em uma composição mais retrô, quando usado para pisos, cortinas e papel de parede. Recorrer a estampa para reforçar a decoração é uma maneira de complementar o estilo com personalidade, toque de charme e acolhedor.

Além dos exemplos que citamos, o xadrez pode aparecer nos estofados das poltronas colocadas em volta da mesa de jantar, em um belo tapete disposto pela sala ou nas demais roupas de cama que utilizamos, como lençóis, edredons e fronhas. Quer saber mais sobre este clássico tipo de estampa e como utilizá-lo melhor na sua decoração? Confira o conteúdo preparado por nós do Westwing para te inspirar e prepara-se para transformar o seu lar! Aqui contamos um pouco mais sobre a história do tecido e sua aplicação no décor. Aproveite!

Xadrez –  Tradição da Escócia

O tecido xadrez não é apenas usado para fabricar cobertores, porque uma estampa xadrez verdadeira é particularizada por algumas características distintas. O xadrez tem suas origens na Escócia e foi adaptado de acordo com as condições climáticas dessa região, um país muito frio e chuvoso. O tecido xadrez é feito de uma lã leve de alta qualidade com excelentes propriedades térmicas, sendo uma peça que aquece muito bem, mas ao mesmo tempo é muito leve. Essas propriedades tornaram o tecido xadrez muito popular na Escócia, e são as mesmas que agora estão fazendo do xadrez uma peça de moda mundial, tornando-se ao longo do tempo um sucesso no mundo inteiro como um objeto de estilo.

Xadrez

Tradicionalmente o tecido xadrez apareceu como um acessório de moda, foi uma peça de roupa que se colocava no ombro e fazia parte da vestimenta tradicional escocesa, tão famoso como as saias escocesas e as gaitas de fole. O tecido é dobrado várias vezes e preso com um broche, que é evidência de participação em um clã, e, portanto, usado com orgulho.

O Xadrez Como Um Acessório de Decoração

O xadrez é usado hoje em muitas casas como estampa de um clássico cobertor conhecido por todos, nos aquecendo e resultando em uma sensação aconchegante. Ao longo dos anos, a adaptação do xadrez como cobertor foi sendo feita e as empresas adaptaram seu material para usar no sofá, assim como sua estampa, passando a ser um tipo de tecido usado em roupas, sofás ou outros tipos de cobertores. O xadrez tornou-se um tipo de tecido que é usado mais para fazer roupas ou sofás, além dos cobertores famosos.

A lã é o material mais clássico e mais usado, além de ser sinônimo de qualidade. O xadrez se adaptou à moda  e agora é possível encontrá-lo em diversas cores e diferentes formas.

Outras alternativas para produzir o xadrez sem ser em lã, é usar tecidos exclusivos, como o cashmere. O xadrez feito de cashmere é ideal para as pessoas que procuram peças especiais. Mas de forma geral, o xadrez é um tecido extraordinário que todos nós amamos e gostaríamos de usar como cobertores, mas quase ninguém tem o conhecimento de que sua origem vem da Escócia e é cheia de tradição. Seu design sempre proporciona um ar aconchegante, podendo decorar qualquer sofá ou cama apenas colocando-se um cobertor xadrez.

Aproveite o xadrez para se cobrir quando está frio e deixe-o estrategicamente colocado quando não está em uso, simplesmente para decorar o ambiente. Existe algo mais prático do que isso? O xadrez é definitivamente a melhor escolha para a temporada de Outono- Inverno em qualquer casa.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas