Tipos de Vinho

Tipos de Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTipos de Vinho

O vinho é uma bebida que agrada diversos paladares. Por ser uma bebida refinada, diversos tipos de vinho são utilizados em ocasiões festivas como aniversários, casamentos e outras datas comemorativas. No entanto, o vinho pode ser consumido muito além de momentos específicos e ser adotado no dia a dia da pessoa. Já existem vários estudos que uma taça de vinho por dia faz bem à saúde! Basta beber vinho com moderação para aproveitar estes benefícios.

Para desfrutar de cada sensação que beber um bom vinho proporciona, existe uma série de “rituais” para seguir a etiqueta – e claro uma série de tipos de vinho recomendados para consumir com determinados pratos e ocasiões. Para entender um pouco mais sobre o universo dos vinhos, o Westwing preparou um manual básico para te ajudar a escolher os tipos de vinho e ainda dicas de como servir esta bebida especial. Confira!

Como Identificar Tipos de Vinho

Há diversas classificações para tipos de vinho. Elas vão auxiliar a entendermos para qual ocasião a bebida é mais indicada para ser consumida. A primeira forma de identificar os tipos de vinho é pela classe, que possuem uma graduação alcoólica entre 10° e 13°.

Tipos de Vinho

Os tipos de vinho são divididos em:

  • Vinhos finos ou nobres: Produzidos apenas com uvas viníferas;
  • Vinhos especiais: Produzidos por um misto de uvas viníferas, uvas híbridas ou americanas;
  • Vinhos comuns: Produzidos com uvas híbridas ou americanas.

Há também os tipos de vinho suave, champanha, licoroso ou composto. A cor também é uma característica importante para identificar os tipos de vinho. Existe também os tipos de vinho tinto, rosado e o branco. A tonalidade depende da uva utilizada para a confecção dos tipos de vinho.

Detalhes dos Diferentes Tipos de Vinho

Para os apreciadores que desejam apenas desfrutar do prazer de degustar um bom vinho, vamos te dar dicas dos nomes que aparecem em alguns rótulos dos tipos de vinho, confira:

  • Malbec: a história conta que um húngaro chamado Malbek identificou pela primeira vez esse tipo de uva e levou-a para a França. Lá, no entanto, o tipo de vinho originado a partir dela tinha um teor de acidez muito elevado, fazendo com que as pessoas não apreciassem esse, mas sim outros tipos de vinho. Porém, na Argentina, a Malbec encontrou sua virtude e tornou-se símbolo do país, dando origem a diferentes tipos de vinho tinto ótimos.
  • Cabernet Sauvignon: os tipos de vinho Cabernet são considerados os reis das castas tintas, sendo a cepa mais comum e responsável pelos melhores tipos de vinho. A Cabernet Sauvignon tem amadurecimento tardio, produzindo bebidas que são médio ou bastante encorpadas. No Brasil, os tipos de vinho feitos a partir da Cabernet Sauvignon são considerados os melhores tintos nacionais, muito bem adaptados na Serra Gaúcha.
  • Merlot: bastante parecida com a Cabernet Sauvignon, a cepa Merlot possui tipos de vinho um pouco mais suaves e frutados. No Vale dos Vinhedos, principal região produtora de diferentes tipos de vinho, a Merlot é uma das que melhor se adaptou à região.

Com o Que Servir os Tipos de Vinho

Além de identificar quais são os tipos de vinho, é fundamental saber como combinar a bebida com alimentos. Os vinhos tinto harmonizam com carne vermelha. Mas, se você for degustar queijos, cuidado: o tipo de queijo vai pedir tipos de vinho diferentes. Quanto mais cremoso o seu queijo for, mais acidez o seu vinho deve conter.

Para massas, atente-se para o tipo de molho: os à base de tomate pedem tipos de vinho rosé, os molhos de carne combinam com os tintos e os molhos cremosos são perfeitos com vinho branco.

Tipos de Vinho: Bebida que Agrada

Não existe ao certo a origem da primeira garrafa de vinho, mas os primeiros indícios estão registrados no Velho Testamento, no capítulo nove do Gênesis. Lá está escrito que Noé plantou o vinhedo, fez o vinho e então bebeu e se embriagou. Com a evolução da fabricação, popularização da bebida, é normal que muitos hábitos e etiquetas, principalmente de uma bebida refinada, tenham surgido, assim como diversos tipos de vinho.

Etiqueta à Mesa: Como Degustar Vinhos

A seguir, montamos algumas regrinhas à mesa que ajudam bastante a potencializar a experiência enóloga de diferentes tipos de vinho. Separamos algumas dicas para servir de inspiração, desde a escolha até a hora de servir os vinhos.

  • Quando estiver arrumando a mesa, a taça de vinho deve ser colocada sempre à direita do copo d’água.
  • Cada tipo de vinho deve ser despejado em quantidades diferentes na taça. O vinho tinto deve ocupar 1/3 do copo ou taça; já o vinho branco, ½; para o espumante, despeje 3/4.

Para servir um bom vinho, use sempre a taça correta para cada um dos tipos de vinho – para potencializar seu aroma e sabor. Para vinho tinto, o ideal é que seja servido em taças de corpo grande, já o vinho branco precisa de uma taça menor para armazenar a temperatura baixa e os rosés precisam de uma taça ainda menor para acentuar sua acidez.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso sabendo escolher entre os diferentes tipos de vinhos para cada situação e refeição! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a escolher os melhores tipos de vinho com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de tipos de vinho, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você escolher os tipos de vinhos que quiser, sabendo harmonizar com a comida que você deseja servir. Descubra também um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos especiais de maneira única escolhendo os vinhos ideais! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar toda a sua casa com milhares de produtos inovadores e exclusivos que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas