Taco de Sinuca

Taco de Sinuca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTaco de Sinuca

Alguns jogos são conhecidos no mundo todo. É o caso da sinuca, uma variante do jogo de bilhar britânico. Seu nome é uma adaptação ao português brasileiro do chamado “snooker”, que é o termo utilizado em inglês. De acordo com cada região do país, esse jogo pode adquirir novos apelidos, como “bola oito”, “bola nove”, “mata-mata”, fuça, entre outros. Independentemente do nome, o jogo de sinuca precisa de algumas peças para poder ser realizado.

O taco de sinuca é um elemento fundamental nessa prática, já que é utilizado para se alcançar o objetivo principal do jogo: encaçapar as bolas que ficam sobre a mesa em diversos buracos distribuídos sobre ela. Sabendo da importância que esse produto tem, o Westwing separou esse guia para lhe ajudar na hora de escolher o modelo perfeito. Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa sobre taco de sinuca.  

Taco de Sinuca: Qual o Melhor Modelo?

Na hora de escolher o melhor taco de sinuca para o seu jogo, os especialistas asseguram que o modelo inglês é o que mais se encaixa nessa categoria. Como essa modalidade foi inventada na Grã-Bretanha, é natural que as peças mais desenvolvidas sejam fabricadas ali.

O inglês John Parris é o fabricante mais renomado do mundo de tacos de sinuca e outros produtos para esse jogo. Os grandes nomes do snooker utilizam seus artefatos feitos de forma artesanal. A Peradon é outra marca de taco de sinuca da terra da rainha e que é bastante conceituada, sendo o mais antigo fabricante (desde 1895) que ainda está em atividade.

O taco de sinuca inglês costuma pesar entre 500 e 560g, mas é possível encontrar no mercado outros modelos com pesos variados, indo desde 280 g a 650g.

Para quem quiser dar preferência à produção nacional, o fabricante João Rossini também confecciona taco de sinuca de muita qualidade e com alto nível de elaboração.

Manutenção do Taco de Sinuca

Uma boa manutenção no taco de sinuca garante que o produto aumente seu tempo de vida útil. Não é recomendado, por exemplo, que o produto seja lixado, pois esse procedimento pode levar ao seu desgaste. Se for preciso, utilize palha de aço fina, mas de forma bastante suave e delicada.

Outra maneira de conservar o taco de sinuca é guardando-o em lugar seco, arejado e onde não haja muitas mudanças de temperatura. Lembre-se também de coloca-lo em sua capa.

A virola, ou seja, a ponta do taco de sinuca que o protege de rachaduras, não deve ser trocada por quem não é um profissional. É um trabalho que requer muita precisão e experiência.

Materiais do Taco de Sinuca

Na hora de adquirir o taco de sinuca é importante escolher modelos que sejam feitos de materiais de alta qualidade, pois isso influencia na hora de jogar. A madeira da árvore freixo é um dos materiais mais populares na hora de fabricar um taco de sinuca, já que possui ótima resistência e durabilidade. Marfim, goiabão, jacarandá da Bahia, imbuia e freijó são outros materiais comuns para a composição desse tipo de produto.

Com essas dicas do Westwing não dá mais para errar a tacada.

Próximas campanhas