Tabuleiro de Damas

Tabuleiro de Damas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTabuleiro de Damas

O jogos de tabuleiro são perfeitos para entreter seus convidados, e mais do que isso, alguns modelos podem ser integrados à sua decoração, deixando sua casa mais sofisticada. Muito popular em vários países, o tabuleiro de damas é perfeito para isso, pois suas formas simples e clássicas podem se encaixar em qualquer ambiente, independente do tamanho de maneira fácil e orgânica.

O tabuleiro de damas, bem como o jogo, foi criado há mais de 5 mil anos, não é possível precisar a data certa, mas há indícios de sua existência na Mesopotâmia, em 3000 a.C. Hoje é possível encontrar o tabuleiro de damas em qualquer lugar, com modelos físicos ou digitais. Para encontrar dicas únicas de decoração que vão deixar a sua casa exatamente com a sua cara e personalidade, acesse o site do Westwing e fique atento às nossas novidades diariamente. Inspire-se!

Tabuleiro de Damas: o Jogo

As regras do jogo de damas, assim como a quantidade de quadriláteros na base, varia de região para região, mas, no Brasil, utilizamos o modelo de tabuleiro de damas 8 x 8, totalizando 64 casas, com 12 peças de cada lado.

O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário, para isso, os jogadores só podem se mover na diagonal do tabuleiro de damas por meio das casas escuras. As peças inicialmente só podem caminhar para frente, devendo, no processo, tentar capturar (passar por cima) das peças do outro competidor. Quando uma peça atinge a oitava casa adversária (a ponta oposta do tabuleiro) ela é promovida à dama, e a partir daí pode se mover para trás e para frente em diagonal, porém continua podendo ser tomada facilmente.

Materiais e Cores do Tabuleiro de Damas

Essencialmente, o tabuleiro de damas é bem simples, mas ele pode vir acoplado ou vir estampado em outros móveis, principalmente mesas e aparadores. Nestes casos, o tabuleiro será do mesmo material do tampo, seja ele madeira, papel resistente, MDF, vidro, ou metal, geralmente com algum tipo de pintura ou entalhe.

Para os modelos de tabuleiro de damas soltos, sua fabricação pode ser feita em madeira, cerâmica, mármore, vidro ou metal principalmente, com revestimento em laca, tecidos, vernizes ou sem revestimento.

O tabuleiro de damas pode ser encontrado em uma infinidade de cores, apesar de naturalmente os modelos em preto e branco dominarem. Geralmente, outras combinações incluem a mistura de uma cor forte, como o vermelho ou o verde, com preto ou branco. Alguns modelos, muito sofisticados, pintam apenas as casas de uma certa cor, e deixam as outras no padrão da matéria-prima utilizada no acessório ou no móvel.

Combinando seu Tabuleiro de Damas

É muito fácil agregar um tabuleiro de damas à sua decoração. Você pode utiliza-lo como centro de mesa para áreas internas e externas, sobre aparadores, lareiras, bancadas e por aí vai. É importante atentar que a cor do tabuleiro de damas deve estar em harmonia com o resto do ambiente e principalmente com o móvel onde ele estiver apoiado.

Se quiser dar mais destaque ainda para seu tabuleiro de damas, coloque-o como peça central na sala de jogos, hall de entrada e varanda. Fica lindo! Invista nessa incrível ideia para sua casa!

Próximas campanhas