Roupa de Cama

Roupa de Cama

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRoupa de Cama

Quer dar mais destaque à decoração do seu quarto de solteiro ou casal? Um belo jogo de roupa de cama é tudo o que você precisa para começar a mudar o estilo da composição do cômodo. Esse tipo de produto costuma ser o responsável pela primeira impressão que fazemos sobre o quarto.  Além de proteger e manter limpo o local em que dormimos, a roupa de cama é um  elemento de fundamental importância para a decoração de interiores.

Investir na decoração do seu quarto não precisa custar muito. Muitas vezes uma simples mudança como a escolha de uma bela colcha, lençol e fronha é suficiente para tornar esse ambiente mais bonito e agradável. Buscando informações sobre como decorar o cômodo? Inspire-se com as dicas e ideias de decoração do Westwing para personalizar o seu quarto!

Roupa de Cama: Características

As roupas de cama têm composições variadas, mas geralmente incluem lençol e fronha. Colchas e edredons costumam ser vendidos separadamente. O tamanho dos lençóis e das fronhas depende das dimensões da cama. No entanto, a divisão por tamanho mais comum é roupa de cama casal e solteiro, além das opções para crianças e bebês.

roupa de cama

Se você possui uma cama queen size, king size ou uma cama redonda, atenção para as dimensões do seu jogo de roupa de cama. Uma boa opção é anotar o tamanho da sua cama e comparar com as dimensões impressas na etiquetas do produto para garantir uma compra adequada.

Roupa de Cama: Manutenção e Limpeza

Mudar a roupa de cama regularmente é fundamental para a manutenção de uma boa higiene pessoal e de um sono saudável e revigorador. As roupas de cama devem ser mudadas semanalmente. A lavagem da roupa de cama deve garantir que o suor e a poluição do ambiente sejam completamente eliminados do tecido.

Cada material exige um processo de manutenção, lavagem e secagem diferenciado. Antes da  lavagem do kit roupa de cama, é importante se atentar para as indicações do fabricante impressas na etiqueta do produto. As instruções indicam como o jogo de roupa de cama deve ser lavado e mantido.

Roupa de Cama na Decoração do Quarto

A  roupa de cama é um dos elementos mais versáteis quando o assunto é decoração de quartos. Além de ser um produto acessível, o hábito da troca regular dos lençóis nos dá a oportunidade de mudar o estilo do cômodo e da cama sem fazer muito esforço.

Padrões florais, coloridos, listras, estampas, cor única…é possível definir um estilo de roupa de cama para cada uma das estações ou ainda, a cada celebração especial.

Entre os elementos que compõem a roupa de cama, a colcha é um dos itens de maior importância. Isso por que é essa a parte da cama que costuma ficar visível para quem chega ao quarto. Portanto, é a colcha a responsável pela primeira impressão gerada sobre o aspecto estético do cômodo. Do ponto de vista funcional, é a colcha que protege os lençóis, travesseiros e fronhas da exposição à resíduos externos, mantendo limpo o local que dormimos.

Decorar com roupa de cama é simples, mas também requer alguns cuidados. É recomendável atentar para a harmonia entre a roupa de cama e a decoração do seu quarto. Por exemplo, se o seu quarto é decorado no estilo romântico, é recomendável escolher uma roupa de cama que combine bem com esse estilo.

Tecidos para Roupa de Cama

Existem diversos tecidos diferentes para escolher no momento de adquirir roupas de cama. Alguns são mais macios ao toque, outros mais refrescantes, entre outras características. Confira os principais tecidos de roupa de cama e escolha o seu favorito de acordo com o seu estilo, personalidade e gostos:

  • Roupa de cama de cetim: o cetim é um material liso e brilhante. Geralmente feito de uma mistura de poliéster, seda e nylon, ele é um tecido frio e refrescante. Por conta disso, a roupa de cama de cetim é perfeita para o verão.
  • Roupa de cama de seda: a seda é um outro material interessante para ser utilizado no verão. A roupa de cama de seda é leve e harmoniza muito bem com camas luxuosas.
  • Roupa de cama de algodão: o algodão é um tecido “respirável”, que proporciona uma boa circulação de ar. Lençóis de algodão não prendem o ar quente ao redor do corpo, sendo também um dos tecidos mais escolhidos para roupa de cama em dias quentes.

Para roupas de cama no inverno, o ideal é escolher tecidos com mais de 500 fios, pois a trama é mais coesa e o tecido menos respirável.

Como Fazer Roupa de Cama para Bebês

Os modelos de roupa de cama para berços são usados para completar a decoração do quarto de bebê. Apesar da maioria das roupas de camas incluírem jogo de cama para berço, é possível optar fazer o seu próprio, caso o berço não seja do tamanho padrão.

Outra vantagem de criar a sua roupa de cama é que você pode incluir inserções, com bolsos para guardar itens essenciais para o bebê, como algodão, cotonete, lenços umedecidos e fraldas. Também é possível colocar brinquedos nos bolsos da roupa de cama. Veja como fazer a roupa de cama ideal para o berço do seu bebê!

Você vai precisar de:

  • Tesoura para tecido
  • Musselina branca
  • Tecido
  • Alfinetes

Passo a passo:

  1. Com a tesoura para tecido, corte um pedaço de musselina branca do mesmo comprimento e largura do colchão do berço, adicionando 2,5 cm extra em cada lado. Esse será o pedaço de tecido que irá por baixo do colchão, para suporte;
  2. Corte as quatro laterais da roupa de cama do tecido da sua escolha. É possível usar qualquer tipo de tecido de roupa de cama. Cada pedaço deve ter no mínimo 30 cm de comprimento. Você pode cortá-los mais longos se quiser uma roupa de cama mais solta. Dois pedaços do tecido devem ser da medida do comprimento do colchão e os outros dois da medida da largura do colchão;
  3. Coloque o pedaço de tecido cortado no primeiro passo em uma superfície plana. Coloque os outros quatro pedaços de tecido virados para baixo na mesma superfície, de forma que os pedaços longos estejam contra os pedaços longos de musselina e os pequenos contra os pedaços pequenos de musselina. Dessa forma, deve ter um pedaço de roupa de cama em cada um dos quatro lados do pedaço de musselina.
  4. Use alfinetes para prender as bordas da roupa de cama nas bordas do pedaço de musselina. Costure a roupa de cama na musselina usando a máquina de costura;
  5. Dobre as extremidades do tecido em 0,7 cm e costure em cima da bainha da sua roupa de cama;
  6. Corte quatro pedaços de tecido para as inserções de 22 cm x 27 cm;
  7. Dobre as extremidades de um dos pedaços de inserções para criar uma bainha com 0,7 cm;
  8. Prenda com alfinetes cada inserção a cada um dos quatro pedaços da roupa de cama;
  9. Costure as quatro inserções na roupa de cama, seguindo as linhas dos alfinetes, deixando a parte superior da inserção sem ser costurada;
  10. Passe a sua nova roupa de cama para tirar as rugas antes de colocá-la no berço.

Agora você já pode fazer a roupa de cama com o tecido e estampa que quiser para enfeitar o berço do seu bebê com praticidade! Confira mais dicas do Westwing e fique por dentro das tendências!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua cama em um ambiente mais charmoso e confortável com roupas de cama elegante e aconchegante! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a escolher a melhor roupa de cama com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até as melhores marcas de roupas de cama, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração que quiser com roupas de cama, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas