Quadros de Miró

Quadros de Miró

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuadros de Miró

Cansou de encarar o branco das paredes? Uma das soluções que mais dão o ar da graça nas estruturas insossas é a decoração com quadros famosos ou pessoais, com pinturas ou pôsteres para todos os gostos. Mas, quem opta pelas gravuras de obras que fizeram história, não faltam opções no mercado que ajudam você a dar mais sensibilidade aos ambientes. Os quadros de Miró estão entre os favoritos – principalmente em decorações modernas.

Motivos para isso não faltam: os quadros de Miró seguem uma linha um tanto abstrata, se comparados às formas clássicas artísticas, com estruturas bem definidas. Sendo o espanhol um dos grandes expoentes do surrealismo, compreende-se que a harmonia com a decoração do lar exige muitos cuidados e bastante divertimento na composição. As ideias são tão variadas quanto frescas, podendo surpreender. Por isso, fique por dentro dos mais famosos quadros de Miró neste especial do Westwing!

Vida e Obra de Joan Miró

Os quadros de Miró levam a assinatura de Joan Miró (nascido Joan Miró i Ferrà no ano de 1893, em Barcelona), homem que dedicou grande parte da sua vida em conduzir surrealismo a patamares tão variados quanto Salvador Dalí buscava fazer com a sua arte. As contribuições de Miró foram múltiplas para os âmbitos da arte – levando-se em conta que, além das obras de Miró em quadros, temos um amplo repertório em esculturas também. Por isso, muito do seu trabalho ainda repercute.

As décadas de 1920 e de 1950 foram determinantes na sua prolífera carreira. Em 1924, por exemplo, duas das grandes obras de Miró foram geradas: O carnaval de Arlequim e Maternidade. Já nos anos 50, honrarias foram concedidas aos quadros de Miró – e ao próprio artista – como o Grande Prêmio de Gravura, na Bienal de Veneza, e a Medalha de Ouro de Belas Artes diretamente das mãos do então rei espanhol Juan Carlos I.

Além da pintura, que resultaram em dezenas de famosos quadros de Miró, o artista também se dedicou à produção de murais cerâmicos e de esculturas, que deram ao espanhol uma notoriedade ainda maior – embora sejam os quadros de Miró que repercutiram melhor no apelo popular, por serem fáceis de reproduzir em gravuras e outros objetos ou produtos para compor a decoração de lares do mundo inteiro.

Quadros Famosos de Miró

A seguir, uma breve lista com alguns dos quadros de Miró mais famosos de sua carreira. Confira:

  • Nord-Sud (1917)
  • Retrato de bailarina espanhola (1921);
  • O Carnaval de Arlequim (1924);
  • Interior holandês, sendo três pinturas em óleo (1928);
  • Uma estrela acaricia o sonho de uma negra (1938);
  • Azul (1961);
  • A esperança do condenado à morte (1974).

Lares modernos apreciam bem a arte dos quadros de Miró, por serem forjadas em cores fortes, por vezes, ou em franco contraste, o que torna a decoração do ambiente tão versátil quanto inusitada, como assim eram as obras do espanhol.

Inspire-se nas dicas do Westwing e leve para o seu lar toda a inventividade dos quadros de Miró para compor os seus cômodos com mais arrojo e estilo!

Próximas campanhas