Móveis Barrocos

Móveis Barrocos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Barrocos

O termo barroco significa "pérola irregular", ou seja, falamos de uma preciosidade, difícil de ser encontrada, mas que conta com aspecto e toque ainda mais especiais. Surgido na Itália, no século XVII, para contrapor as linhas limpas e simples do renascimento, o barroco é carregado de dramaticidade e opulência. Com curvas e detalhes minuciosos, os móveis barrocos estão de volta à decoração, criando um ambiente de requinte e muita intensidade.

A utilização dos móveis barrocos não precisa ser num ambiente exclusivamente deste tipo. Com tanta personalidade e formas deslumbrantes, eles podem ajudar a compor a decoração de diferentes cômodos da casa. Aposte nos volumes e força arquitetônica destas peças para criar espaços fantásticos na sua casa. Confira os conteúdos especiais das páginas do Westwing, que são referências no mundo do décor, e inspire-se com as nossas sugestões preparadas com exclusividade!

A Decoração Barroca

Rico nos contrastes, nos volumes e em cores fortes, o estilo barroco surgiu na Itália, no século XVII. Totalmente oposto ao seu antecessor chamado de Renascentismo, que era voltado para formas geométricas e regulares, o Barroco atingiu seu ápice na França, com o Rei-Sol, Luís XIV, mas também chegou a Espanha, Portugal e até o Brasil. Passados os séculos, a decoração barroca foi ganhando linhas contemporâneas e está cada vez mais em alta. Com muito requinte e detalhes, ela combina com os espaços mais luxuosos e espaços grandiosos. O dourado tem um papel muito importante nesta decoração, garantindo um ambiente chique e deslumbrante.

Móveis Barrocos

Os Móveis Barrocos

Feche seus olhos e faça uma viagem até o interior do Palácio de Versalhes, na França. Esta construção é um símbolo da ornamentação e mobiliário barroco. Luxo, ostentação e poder eram representados em formas intensas, carregadas no volume e nos detalhes. Hoje em dia, não é preciso pesar tanto no exagero para apostar na decoração com móveis barrocos. No entanto, é fundamental incorporar alguns elementos que garantam uma representação interessante dos móveis barrocos na sua casa.

  • O barroco é o estilo da emoção e da dramaticidade. Os móveis barrocos devem representar estes sentimentos profundos, seja em cores intensas como roxo e vermelho, assim como nos volumes e desequilíbrios das peças.
  • Nos móveis barrocos como armários, cômodas ou criados-mudos os pés ganham destaque. Portanto, invista em peças de madeiras pesadas, com detalhes e adornos entalhados, garantindo as formas que este estilo pede.
  • Já nos sofás, poltronas e cadeiras, o foco deve voltar-se para os estofados. Tecidos clássicos como veludos se combinam as estampas tradicionais, criando um duo de elegância e requinte.
  • Entre os materiais para os móveis barrocos, a madeira é a primeira escolha. Aposte nos tons mais escuros e intensos, lembre-se sempre que este estilo é digno de reis e rainhas, portanto, cada detalhe faz a diferença.

Equílibrio na Decoração

Os móveis barrocos são peças fortes, com volumes intensos e de grande dramaticidade para o ambiente. Por isso, é importante saber equilibrá-los com o restante do ambiente. Não é necessário reproduzir um espaço como os de antigamente, é possível incorporar os móveis barrocos no décor contemporâneo, criando um contraste interessante e um cômodo cheio de personalidade. Inspire-se e aposte nessas peças!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas