Leque de Parede

Leque de Parede

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLeque de Parede

Em dias de calor, uma boa brisa vinda de um leque pode ser tudo aquilo que precisamos para nos refrescar. Objeto utilizado há mais de três mil anos em diversas culturas espalhadas pelo mundo todo, hoje, além de possuir caráter utilitário, ele se tornou uma maneira muito criativa de fazer parte da decoração do lar. O leque de parede tem ganhado destaque nas composições em cômodos como salas, quartos, halls de entrada e até em corredores.

Por ser a maior loja virtual de casa e decoração do Brasil, o Westwing está sempre garimpando as maiores e melhores novidades para te apresentar e fazer com que você tenha inúmeras inspirações com o nosso material. Por isso, aproveite as dicas sobre o leque de parede e veja quais são as melhores maneiras de utiliza-lo e quais modelos combinam mais com o décor da sua casa. Veja e inspire-se!

A História do Leque

Há diversas lendas e histórias acerca da origem do leque. Conheça algumas a seguir:

  • Versão chinesa: há uma lenda na China que diz que a filha de um poderoso cidadão chinês sentiu muito calor durante um baile e, para se refrescar, retirou a máscara que cobria seu rosto para se abanar. As outras mulheres presentes gostaram da ideia, começaram a fazer o mesmo. Isso acabou virando, posteriormente, um hábito em todo o país e deu origem ao leque.
  • Versão mitológica: um cupido arrancou uma asa de Zéfiro, o deus do vento, para abanar a amada deusa Psyqué. Assim, surgiu o primeiro leque.
  • Versão histórica: Há vestígios de que os leques eram usados há milhares de anos pelos povos que habitavam o Egito, a Pérsia e Índia. Por serem muito pesados e sem poder ser abertos e fechados, eles eram manuseados por escravos.

No Brasil, esse objeto só foi introduzido na cultura durante o século XIX, junto com a chegada da Família Real nas terras tupiniquins.

Leque de Parede Espanhol

Na Espanha é bastante comum vermos mulheres nas ruas andando com os seus abanicos, que também são itens indispensáveis nas apresentações de Flamenco, uma música, canto e dança típicos da região. Porém, o leque de parede vem sendo a nova tendência no país hispânico graças a grande variedade de modelos. Sendo assim, é possível encontrar um belo leque de parede combinando com o estilo de decoração de qualquer casa.

Ele também agrada muito aos turistas, que adoram comprar o leque de parede para fazer dele um destaque decorativo que irá transmitir boas lembranças sempre que visto e admirado. Os modelos espanhóis são diversos, mas os mais artesanais são pintados à mão e trazem motivos próprios dessa cultura, como as dançarinas de flamenco e as touradas.

Leque de Parede Oriental

Atravessando a Europa e chegando à Ásia, podemos ver que o leque também está presente na em algumas culturas deste continente, principalmente nas chinesas e japonesas. Se a sua casa possui decoração oriental, um leque de parede com essa temática é indispensável. Conforme a crença desses países, ele ajuda a afastar os maus fluidos. Portanto, você terá uma peça que transmitirá harmonia aos cômodos, tanto no sentido decorativo quanto místico.

O leque de parede oriental possui vários temas, como a flor de cerejeira – que é um símbolo da natureza asiática, as gueixas japonesas e pequenas mensagens em ideogramas.

Adotando o leque de parede no décor

Uma ótima sugestão para decorar as salas ou os quartos é fazer uma combinação entre o leque e o adesivo de parede. Se, por exemplo, o leque de parede escolhido for o modelo oriental, opte por um adesivo que traga símbolos dessa cultura, como os de desenhos de templos budistas ou de bonsais.

Outra dica na hora de decorar com o leque de parede é escolher alguns de tamanhos, materiais e detalhes diferentes e coloca-los de maneira próxima, criando um efeito bonito, diferente e criativo.

É muito simples ter um leque de parede na composição decorativa do lar. Continue navegando pelo site do Westwing e inspire-se.

Próximas campanhas