Lava-Louças

Lava-Louças

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLava-Louças

Lavar louça é coisa do passado, né? Passar um tempão ensaboando e enxaguando copos, pratos, travessas e panelas virou perda de tempo, já que temos a lava-louças como aliada. Ela pode ser colocada sobre a pia ou embutida e economiza um tempo danado na hora de colocar a cozinha em ordem, deixando tudo limpinho e pronto para ser guardado no armário.

Uma lava-louças facilita o dia a dia e faz com que você tenha tempo livre para se dedicar a outras atividades, além de garantir que toda a louça seja lavada de maneira uniforme. Atualmente, há diversos tipos de lava-louças no mercado e, para que você faça a melhor escolha, o Westwing preparou uma série de dicas e recomendações que podem ser conferidas abaixo. Analisando sua necessidade e o espaço disponível você pode ter uma grande aliada na cozinha. Saiba como!

Como Escolher a Melhor Lava-Louças?

É preciso considerar alguns aspectos antes de adquirir uma lava-louças para que ela seja um eletrodoméstico útil e funcional. Confira:

  • O primeiro passo é avaliar se ela ficará sobre a pia ou será embutida. A lava-louças de chão, como o nome sugere, fica sobre o piso da sua casa, geralmente debaixo da pia ou sob um armário. Já a opção de embutir é integrada aos armários da cozinha, que devem ser planejados.
  • Na sequência, avalie a capacidade da lava-louças. As principais lava-louças no Brasil são de seis, oito, 12 e 14 serviços, ou seja, elas lavam, por ciclo, os conjuntos de louças usados por seis, oito, 12 e 14 pessoas em uma refeição.
  • Se sua cozinha for pequena, há a opção de instalar uma lava-louças na área de serviço. O ideal, nesse caso, é que você opte por um modelo menor.

Utilizando sua Lava-Louças

Para que funcione perfeitamente, uma lava-louças deve ser utilizada de acordo com algumas recomendações, que listamos a seguir:

  • Antes de iniciar o carregamento, confira se os cestos estão perfeitamente encaixados nos trilhos;
  • Sempre comece acomodando as louças nos cestos do fundo para a frente;
  • Todos os utensílios devem ser acomodados com algum espaço entre eles para deixar livre a passagem de água;
  • Itens côncavos como tigelas, fôrmas e potes devem ser colocados em uma posição que permita que a água escorra livremente;
  • Para maior estabilidade da sua lava-louças, carregue um cesto de cada vez, mantendo o outro cesto recolhido;
  • Verifique se as louças acomodadas no cesto não estão travando as hélices. Para isso, gire as hélices depois que os cestos estiverem carregados e veja se elas conseguem dar uma volta completa sem obstáculos.

Colocando os Utensílios na Lava-Louças

A ordem dos itens é fundamental para que o resultado da lavagem seja perfeito. A seguir, listamos algumas recomendações para o momento de posicionar a louça dentro da lava-louças:

  • Copos, xícaras, canecas e bowls devem ser colocados no cesto superior da lava-louças e com a boca voltada para baixo;
  • Pratos rasos e pratos fundos devem ficar no centro do cesto inferior, com a frente voltada para a porta da lava-louças;
  • Pratos de sobremesa e pires ficam nas laterais do cesto inferior, com a frente voltada para o centro da lava-louças;
  • Talheres devem ser posicionados em ses cestos específicos, geralmente localizados na parte frontal da lava-louças ou em um cesto móvel;
  • Panelas, tampas, tigelas, refratários e potes plásticos ficam no cesto inferior, com a boca para baixo e levemente inclinados.

Seguindo essas dicas você não vai querer saber de outra vida! A lava-louças vai se transformar na queridinha da sua cozinha, pode acreditar!

Próximas campanhas