Lareira à Lenha

Lareira à Lenha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLareira à Lenha

Uma reunião de amigos, um encontro amoroso, uma noite fria em casa... Quer coisa melhor do que uma lareira à lenha para montar um clima especial? Ela pode ser de canto ou de parede e requer mão-de-obra especializada para sua instalação. Por remeter aos tempos pré-históricos e ser a mais tradicional entre as lareiras, a opção à lenha tem seu charme preservado e mantém, à sua volta, uma aura de nostalgia e aconchego.

Fabricada em chapas metálicas ou alvenarias, a lareira à lenha tem o atrativo de ser muito bonita e, por isso, ajuda a compor a decoração do ambiente. Feita com tijolo refratário, a lareira à lenha necessita de um duto exaustor para a saída da fumaça. O cuidado com a brasa também é necessário. É preciso remover com uma pá específica todo o resíduo gerado depois que a chama é apagada.

O surgimento da lareira à lenha

A lareira à lenha surgiu da necessidade de desenvolver uma forma mais organizada de fazer fogo. Teve início há milhões de anos, onde o alimento era colocado sobre pedras ligeiramente separadas, com fogo entre elas. Depois, surgiram os fornos polivalentes, que serviam para moldar ferramentas e cozer utensílios em barro. Apenas na época da extração de metais e pedras preciosas surgiram as lareiras usadas atualmente.

Acendendo a lareira à lenha

Pequenos truques e hábitos são necessários para se acender corretamente uma lareira à lenha. Antes de tudo, a dica é verificar a chaminé e ver se ela possui alguma obstrução. Depois, pegue uma lenha seca e acenda o fogo. Importante: nunca deixe que as labaredas ficarem muito altas, pois isso é sinal e que o calor está se perdendo. Use um bloqueio de proteção na lareira à lenha para evitar acidentes.

Escolhendo a melhor lenha

Saber escolher a lenha é fundamental para ter uma chama satisfatória e obter o calor desejado. As melhores lenhas são as de freixo, carvalho, ácer e bétula, embora muitos prefiram as coníferas pelo seu característico barulho ao arder. Prefira as madeiras pouco resinosas e com pouco nível de umidade para acender a lareira à lenha.

Lareira à lenha de canto

A lareira à lenha de canto é charmosa e é uma solução para salas sem espaço. É necessário, porém, que as funcionalidades da lareira à lenha e seu sistema de exaustão sejam minimamente calculados. Nesse caso, os materiais mais usados são pedras, que deixam a lareira à lenha mais bonita e aconchegante.

 

 

Próximas campanhas