Lareira de Pedra

Lareira de Pedra

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLareira de Pedra

Uma lareira dá um charme especial a qualquer ambiente, seja ele interno ou externo. São diversos materiais, estilos, tamanhos e finalidades, mas a lareira de pedra é uma das queridinhas de quem pretende dar um toque aconchegante e rústico a um ambiente. Diversos tipos de materiais podem ser utilizados para compor uma lareira de pedra, mas, nesse momento, devem ser analisados aspectos como durabilidade, limpeza, beleza e composição com os demais móveis do cômodo.

A lareira é uma estrutura doméstica que, antigamente, era utilizada para aquecer, cozinhar e iluminar casas. Surgiu antes do século XVIII e era bastante simples, feita com algumas pedras empilhadas manualmente. Sem chaminé, deixava o ambiente sujo de cinzas e o ar poluído. Hoje em dia, além de integrar a decoração e esquentar os cômodos, tem uma função social também, pois permite que todos se reúnam em torno dela para conversar, lembrar-se de histórias, etc.

Os tipos de lareira de pedra

As lareiras podem ser feitas com a utilização de diversas pedras. O primeiro exemplo são as pedras naturais, que são as mais usadas, seja pela sua disponibilidade ou pelo custo geral mais baixo. Existe, ainda, o calcário, que pode ser combinado com vários tipos de móveis e se adapta a diversos tipos de ambientes. O mármore ajuda a compor uma lareira de pedra, já que possui uma variedade de cores e formatos que podem ser explorados para criar um visual harmônico. O granito, por fim, requer pouca manutenção e dá um ar de força e imponência à lareira.

Lareira de pedra a gás ou a lenha?

Na hora de instalar uma lareira de pedra você precisa decidir qual será o tipo de combustível utilizado para mantê-la acesa. As lareiras a lenha dão uma sensação bastante realista e rústica, mas requerem madeira de boa qualidade para serem acesas e ficam sujas de fuligem. A opção a gás, por outro lado, queima de forma muito mais limpa, porém exige um investimento na instalação da linha de gás.

Mantendo uma lareira de pedra sempre linda

A lareira é um local propenso ao acúmulo de fuligem e sujeira, que pode penetrar na argamassa e deixá-la com um aspecto sujo. Especialmente no caso da lareira de pedra, que deve ser limpa com mais frequência que a lareira de tijolo. O primeiro passo na hora de limpar uma lareira de pedra é puxar toda a sujeira com um aspirador de pó. Depois, basta aplicar uma solução de sal de cozinha e detergente, misturados com água. Se a mancha for muito resistente, amoníaco doméstico deve ser misturado a pedra-pomes e aplicado na lareira de pedra.

 

 

 

Próximas campanhas