Jardim Tropical

Jardim Tropical

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJardim Tropical

O jardim tropical não é mais exclusividade das áreas quentes e próximas aos trópicos. Caracterizado pelo uso de plantas exóticas, de cores vivas, chamativas e exuberantes, ele necessita de uma quantidade grande de água e remete à beleza das florestas tropicais e semi-tropicais. No Brasil, o jardim tropical ficou muito famoso com os trabalhos de paisagismo de Burle Marx, que até hoje servem de referência e inspiração para novos trabalhos.

A exuberância das formas e cores é a característica principal do jardim tropical. Bromélias, palmeiras, samambaias e costelas de Adão são algumas das espécies que compõem o jardim tropical e podem incrementar a decoração da sua casa. Seja em um espaço grande ou uma área pequena você pode criar um jardim tropical com todas as suas características,plantas e acessórios. Confira as inspirações que nós do Westwing trazemos para você e crie já o seu espaço.

O Jardim Tropical

O jardim tropical é exótico, colorido e vivo, se você está pensando em criar um jardim com esta estética esqueça a simetria e as podas constantes. Sendo assim, esqueça os jardins europeus e busque inspirações nos trabalhos do paisagista Burle Marx, ele é a expressão máxima quado o assunto é jardim tropical.  Ele sempre buscou valorizar as plantas e folhagens brasileiras, ricas em nuances, formas e texturas.

Os jardins tropicais são destacados por grandes volumes de plantas e flores, reunindo em um mesmo grupo as Bromélias, Palmeiras, Calateias, Algaves em formas sinuosas sempre à margem de lagos ou espelhos d’água que remetem as grandes florestas tropicais.

Como Fazer um Jardim Tropical

O jardim tropical pode ser feito em espaços grandes ou em pequenas áreas, o importante é que estejam sempre em contato com o calor e a luz do sol, além de precisarem ser irrigados com frequência. Antes de fazer o jardim tropical de fato, planeje como ele será, por menor que seja, quanto melhor desenhado mais bonito ficará o resultado final. Lembre-se que sua inspiração são as florestas tropicais, portanto crie de maneira bem livre, sem desenhos padronizados.

Para começar o paisagismo do seu jardim tropical, crie um caminho que vai te orientar na disposição das plantas. Ele deve ser sinuoso e irregular, podendo ser feito de terra batida, pedras e pedaços de madeira, seja em grande ou pequena escala.

A água tem papel fundamental no jardim tropical, ela que traz frescor e suavidade para o ambiente. Você pode utilizar uma fonte, criar um espelho d’água ou até mesmo um lago para criar este efeito. O ideal é sempre circundar a água com as plantas e flores para criar um visual ainda mais bonito. Na hora de escolher os vasos que serão utilizados no seu jardim tropical, dê preferência aos materiais naturais como barro, argila ou a cerâmica colorida que combina com a diversidade de cores das flores.

Todo jardim deve receber uma iluminação, no entanto no jardim tropical não deve ser nada exagerado. Utilize apenas alguns pontos de luz pelo caminho criado ou nos lugares com água, pois o reflexo dá um efeito muito bonito.

O jardim tropical é visualmente muito bonito, além disso atrai pássaros e borboletas que deixam tudo ainda mais colorido. Inspire-se e crie um jardim tropical para chamar de seu.

Próximas campanhas