Tijolinho decorativo: deixa as paredes da sua casa mais bonitas

O tijolinho decorativo nunca sai de moda. Atualmente, não faltam opções de revestimentos que reproduzem as paredes de tijolos maciços e trazem novas propostas estéticas.

Tijolinho decorativo: deixa as paredes da sua casa mais bonitas | westwing.com.br

Usado em ambientes internos e externos, o tijolinho decorativo deixa sua casa cheia de charme (Projeto: Portobello S.A.)

Afinal, os tijolinhos não estão limitados aos estilos rústico ou industrial. Isso graças às várias alternativas disponíveis no mercado.

Compre agora com até 70% off:

Quer dar ainda mais personalidade para os ambientes da sua casa? Então, continue a leitura deste artigo para aprender a usar esses queridinhos da decoração!

Por que o tijolinho decorativo é uma boa pedida para as paredes da casa?

Usados em ambientes internos e externos, os tijolinhos se destacam pela versatilidade, abrindo um leque de possibilidades.

É claro que tudo depende de cada proposta. Mas saiba que eles podem tanto assumir o lugar de protagonistas na decoração quanto ser combinados com outros elementos.

Diante de tantos revestimentos de tijolinho decorativo, inspirados nas paredes clássicas de tijolo aparente, essa acaba sendo uma ótima escolha para vários cômodos da casa.

tijolinho decorativo no banheiro sofisticado

Revestimento Urban Mood faz uma releitura autêntica dos elementos urbanos (Projeto: Portobello S.A.)

Além de estar disponível em diferentes cores e texturas, o revestimento que reproduz tijolinho oferece praticidade.

Por vir enfileirado do jeito certo, a instalação é muito fácil. Diferentemente do tijolo comum, que precisa ser colocado um a um, o revestimento só exige a preparação da parede e o assentamento do produto.

A praticidade também está associada à manutenção. Afinal, ele não acumula sujeira como os tijolos convencionais e nem precisa de aplicação de verniz. Basta passar um pano para manter a parede limpa.

Outra vantagem é que o revestimento de tijolinho ocupa menos espaço do que os tijolos maciços, sendo perfeito para ambientes pequenos.

Como decorar diferentes ambientes com tijolinhos?

As possibilidades oferecidas pelo tijolinho decorativo são inúmeras. Mas, para você se inspirar, vamos compartilhar algumas ideias de como aplicá-lo na sua casa.

A partir delas, é possível notar que os revestimentos não ficam limitados às características tradicionais dos tijolinhos.

Enquanto alguns reproduzem fielmente as peças maciças, outros trazem cores variadas para composições inusitadas.

Confira em seguida!

Calor e aconchego da argila moldada

tijolinho decorativo e argila moldada

Tijolinho que remete a uma técnica ancestral sendo usado em um ambiente de estilo contemporâneo (Projeto: Portobello S.A.)

Nesse cantinho da sala, foi aplicado o tijolinho branco lavado da linha Terracotta, da Portobello, que foi inspirada na tradição artesanal de moldar a argila úmida e secá-la em fogo.

É uma tonalidade que traz calor ao ambiente. Ao mesmo tempo, as nuances do revestimento dão uma aparência orgânica para a parede.

Quando olhamos para o conjunto, fica clara a harmonia entre o tijolinho e os demais elementos presentes no espaço.

Protagonismo no banheiro

tijolinho decorativo para banheiro

Em vez de ser apenas um detalhe, o tijolinho se tornou o principal elemento neste projeto de banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

O uso de tijolinho no banheiro é menos comum, se comparado à sala de estar ou às fachadas e áreas externas da casa.

No entanto, ele também pode ser aplicado nesse ambiente, mesmo em áreas que molham com frequência.

Por se tratar de um revestimento, cumpre com a funcionalidade que os espaços mais úmidos precisam e deixa o ambiente com um ar moderno.

No projeto da foto, o tijolinho Tulum, da linha Horizontes, da Portobello, foi aplicado não apenas nas paredes, mas também no piso e no nicho.

O tom de verde-claro do revestimento ajuda a trazer uma sensação de frescor. Ao mesmo tempo, nos transporta para o paraíso mexicano que serviu de inspiração para o desenvolvimento da peça.

Clássico tijolo inglês

tijolinho decorativo, mesa e cadeiras brancas

Graças aos revestimentos, é possível trazer os tradicionais tijolinhos para dentro de casa (Projeto: Portobello S.A.)

Embora seja usado desde a Antiguidade na arquitetura, o tijolo inglês recebe um destaque especial até hoje.

A Portobello conta a linha Brit, dedicada a reproduzir as cores e os formatos dos tijolinhos usados nas populares fachadas de Londres.

No projeto da foto, foi aplicado o King’s Road na parede inteira, conferindo um fundo cheio de estilo para a sala, onde predominam tons claros e neutros.

É uma interpretação contemporânea da beleza do tijolo em revestimento, que também pode ser usado em áreas externas.

Ao olhar de perto, é possível notar que o produto conta com os detalhes e as variações de tom do tijolinho inglês.

Vivacidade dos tons terrosos

tijolinho decorativo para a área gourmet

O contraste nesta sala ficou por conta do tom avermelhado do tijolinho e do verde da paisagem externa (Projeto: Portobello S.A.)

O tijolinho decorativo cria um visual interessante, especialmente quando combinado com outros materiais, como a madeira e o mármore.

E quanto maior for o contraste entre os elementos, mais potente é o resultado!

No projeto da foto, foram usados o tijolinho e os filetes da linha Terralma, da Portobello, que conferem um relevo diferente para a superfície da parede.

Buscando pela essência da terra, essa coleção traz uma proposta de conexão com a matéria em seu estado bruto. Assim, mostra como o material consegue se transformar sem perder sua identidade.

Além de ter uma paleta intensa de tons terrosos, a linha conta com opções de revestimento complementares, em nuances frias inspiradas na natureza.

Viu como o tijolinho decorativo é capaz de oferecer inúmeras possibilidades?

Por isso, vale a pena conferir as alternativas disponíveis no mercado para fazer a escolha certa e deixar as paredes da sua casa mais bonitas.

Se precisar de outras ideias, acesse o Archtrends, um portal que reúne conteúdos e projetos incríveis para você se inspirar!