Moodboard: Aprenda a Fazer o Seu!

Você sabe o que é moodboard? Também conhecido como painel semântico, o moodboard é uma ferramenta de inspirações. Ele reúne diferentes referências, como cores, texturas, objetos e outros elementos visuais, e servem como ponto de partida no desenvolvimento de projetos criativos. Por isso é tão comum, sobretudo, entre arquitetos e designers.

Moodboard: Aprenda a Fazer o Seu! | westwing.com.br

Fácil de usar, esse painel de inspiração pode ser usado por qualquer profissional, já que a ferramenta que estimula a criatividade e produção. Descubra como fazer um moodboard e crie seu próprio de maneira fácil!

Compre agora com até 70% off:

O Que é Moodboard?

O moodboard nada mais é do que um painel de referências. Eles tornam qualquer ideia mais clara e, dessa forma, evita distrações ou perda de tempo com retrabalhos.

Ele pode ser usado na reforma do lar, por exemplo. Com o auxílio de um profissional arquiteto ou designer de interiores, ficará mais fácil expressar suas vontades e necessidades para a decoração de casa.

moodboard quarto minimalista

Renove o décor de casa com auxílio de um moodboard | Fonte: Pinterest

Logo, o cliente também pode fazer parte do projeto em todos os momentos, do início ao fim. Dessa forma, o consumidor fica mais confiante e seguro em relação às escolhas do arquiteto, ou qualquer outro profissional, as expectativas são bem alinhadas e, em consequência, o resultado será certeiro!

Para que Serve Moodboard

O moodboard serve para definir o estilo de um projeto, ter clareza sobre ele e todos os processos futuros. Ele funciona como um exercício de criatividade e descobertas, já que é possível encontrar novos materiais, composições, estilos em todas as fases.

painel moodboard viagem

Você pode criar moodboards sobre absolutamente tudo! | Fonte: Pinterest

Os principais objetivos da ferramenta são:

  • Traduzir a personalidade do cliente e do projeto,
  • Revelar conceitos e propostas de projetos empresariais (ou não),
  • Auxiliar o desenvolvimento e brainstorming de futuras iniciativas.

Como Fazer um Moodboard

Veja como criar um moodboard incrível!

moodboard de moda

Você pode fazer seu moodboard com recortes ou online | Fonte: Pexels

Para começar, escolha o local da montagem. O moodboard pode ser feito em aplicativos de edição ou sites online, como Photoshop, Canva, Jux, Figma, entre outros. Você também pode fazer um moodboard físico, sabia? Reúna recortes de revistas, panfletos e use como inspiração!

Então, basta seguir o passo a passo:

1. Defina um tema principal para o seu novo projeto.
2. Reúna todas as referências possíveis para montá-lo. Aposte em texturas, revestimentos, cores, plantas, objetos… O que for necessário para complementar seu projeto inicial.
3. Defina uma paleta de cores. Ela é responsável por manter a harmonia e identidade visual bem organizadas, além de transmitir as emoções e sensações esperadas.
4. Quando estiver com tudo reunido, é hora de dar vida ao seu moodboard! O melhor é que, antes do final, você pode incluir ou retirar imagens e montar da maneira como preferir.

Uma boa maneira de criar um moodboard incrível é se manter inspirado! Tudo pode servir de base para um novo projeto ou complementar aquele em andamento. Portanto, fique atento ao seu redor, sejam anúncios ou matérias em revistas, artigos online, fotos no Pinterest, ou até mesmo adesivos colados no poste da rua. Dá para acreditar?

Como Fazer Moodboard no Pinterest

moodboard clean

Com o moodboad, fica mais fácil descobrir seus gostos e estilo | Fonte: Pinterest

O Pinterest é um dos aplicativos mais usados para criar moodboard editáveis. O passo a passo é quase o mesmo:

1. Defina um tema. Então, acesse o aplicativo e procure ideias relacionados na barra de busca.
2. Quando encontrar algo interessante que se relacione com o que você está criando, clique para salvar a imagem. Crie uma pasta específica para o seu moodboard.
3. O Pinterest costuma indicar novas referências para você se manter inspirado. Ainda dentro da nova pasta, clique na seção “mais ideias”. Ali você encontrará imagens relacionadas. Mas, se você não se interessar por nada, continue buscando inspirações na barra de pesquisa principal.
4. Você também pode escrever notas pessoais nas pastas, para se lembrar sobre o que é o moodboard em questão. Se você está pensando em renovar a sala de estar, por exemplo, escreva quais são seus objetivos com a transformação, o que você quer ver na sua sala nova, quais cores e texturas principais… Detalhe ao o projeto máximo!
5. Crie subpastas se necessário. Basta clicar no ícone “organizar”, dentro da própria pasta do moodboard e reagrupar as imagens. Seguindo a mesma temática, você pode separar artigos de decoração, móveis desejados, cores favoritas, tipos de plantas e por aí vai!

O moodboard vai te ajudar e trazer clareza ao seu projeto. Todos podem fazer o seu. Se jogue na tendência e arrase.

Gostou? Veja mais sobre Decoração para Casa e mantenha-se inspirado com nossas dicas exclusivas. Afinal, decoração é com o Westwing!