Mães no Design: O amor materno que transborda em criações únicas

Força e ternura, sensibilidade e alta técnica. Essas são as características que unem-se perfeitamente nas mães designers: profissionais excelentes, apaixonadas por design e dedicadas em cuidar e em dar o melhor para os seus.

Mães no Design: O amor materno que transborda em criações únicas | westwing.com.br

Mães no Design: como o amor materno inspira criações únicas. Fonte: divulgação/Hometeka

Elas empreendem, criam, fabricam e em meio à esse turbilhão de tarefas, conseguem ainda se dividir para cuidar e amar os seus pequenos. Parece história de super-herói, mas na verdade, esse é o cotidiano das mamães designers da Hometeka.

Compre agora com até 70% off:

Com a proximidade do Dia das Mães, são essas heroínas do dia-a-dia que queremos homenagear. Conheça, neste post, a origem desta data comemorativa, como e quando surgiu aqui no Brasil e algumas das nossas designers mamães e seus trabalhos! 😉

Produtos Lille Piá
Produtos Lille Piá com a Maitê, filha da Camila, idealizadora da marca. Fonte: divulgação/Hometeka

ORIGEM DA CELEBRAÇÃO

Celebrado no segundo domingo do mês de maio aqui no Brasil, o Dia das Mães é uma data onde se é homenageado todo o amor, carinho e dedicação que as mães têm com seus filhos. Essa tradição é uma criação moderna, fundada no início do século XX por Anna Jarvis, filha da missionária e ativista Ann Jarvis, nos Estados Unidos.

Ann Jarvis dedicou sua vida para obras de caridade e trabalho social. Viveu no período em que os Estados Unidos encontravam-se em guerra: a Guerra da Secessão – um período em que as condições de higiene eram baixas e casos de febre tifoide e cólera eram comuns. Ann forneceu alimentos e auxiliou no tratamento de doenças – de soldados de ambos os lados da guerra. Lutou pela reconciliação entre as partes e, após o término da guerra, criou o Mother’s Friendship Day (dia das mães pela amizade): um dia de encontro para unir famílias que estavam em lados opostos da guerra, promovido pelas mães, buscando a amizade e a fraternidade entre si.

Anna, filha de Ann, após o falecimento de sua mãe em 1905, decidiu realizar um dia em homenagem e memorial a sua mãe. A ideia deu tão certo que, em 1910, o Estado da Virgínia Ocidental oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães. E, espalhando por todo o país, em 1914, o Presidente Woodrow Wilson aprovou no Congresso a oficialização para todo os Estados Unidos. Não demorou muito para que a tradição se espalhasse para o mundo todo.

NO BRASIL

Aqui no Brasil, o Dia das Mães foi instituído em 1932, por Getúlio Vargas. “O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.” é o que declara o decreto de número 21.366, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954) e publicado em 5 de maio de 1932.

NOSSAS DESIGNERS MÃES

Cada designer tem sua história, e as experiências acabam transbordando na criação de peças, cuja autenticidade é visível. Aqui na Hometeka, gostamos de que conheçam as histórias por trás do design, seus produtores e processos. E, dentre as experiências vividas, o ser mãe acaba por moldar e muitas vezes inspirar criações de nossas designers. Algumas de nossas designers você vai conhecer agora neste post! Dentre os estúdios de design liderado por mães na Hometeka, estão Renata McCartney, Kraft Wrk e a Lille Piá. 

Renata McCartney, a frente do Estúdio que leva seu nome, acredita que o design vai além do desenho, é mais que forma e função. É emoção, história, cultura. Que passa pela concepção das ideias, pela escolha dos materiais, pelos tecidos, pela cuidado na produção de cada peça. A designer ainda preza pelo artesanal e pelo cuidado com cada peça e detalhe pois “o que é produzido de forma simples e verdadeira tem, ou pelo menos deveria ter, mais valor que o industrial.” Um de seus produtos, a Fruteira Espinha, traduz seus princípios em cores vibrantes e é tão linda que, mesmo sem frutas, se torna um objeto decorativo que traz alegria e vida ao ambiente.

Fruteira Redonda Espinha
Fruteira Redonda Espinha de Renata McCartney. Fonte: divulgação/Hometeka

No caso da Michelle Caçador, a frente do Kraft Wrk, juntamente com seu esposo Herbert, foi justamente a maternidade que os impulsionou a trocar a vida frenética na publicidade em São Paulo Capital para abrir a marcenaria no interior do Paraná. A Kraft Wrk possui um linha de produtos em upcycling e também a linha kids – móveis montessorianos, feitos artesanalmente com qualidade e durabilidade. De mãe para mãe :). Um dos exemplos é a Torre Trii, multifuncional, serve de cadeirão, mesinha e torre, para diversas ocasiões dos pequenos.

Torre Trii do Kraft Wrk
Torre Trii do Kraft Wrk. Fonte: divulgação/Hometeka

Lille Piá é fruto da mente sonhadora e criativa de Camila Urbanetto, experiente arquiteta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E assim como a Kraft Wrk, com a chegada da filha Maitê, Camila levou adiante seu desejo de criar algo especial para as crianças. Assim nasceu a Lille Piá, uma marca de móveis e objetos de decoração infantil para ser vivida e sentida! Que estimula a interação familiar e a criatividade infantil, seus produtos são coloridos e delicados!

Painel Adesivo Lhama de Lille Piá
Painel Adesivo Lhama de Lille Piá. Fonte: divulgação/Hometeka