Força e ternura, sensibilidade e alta técnica. Essas são as características que unem-se perfeitamente nas mães designers: profissionais excelentes, apaixonadas por design e dedicadas em cuidar e em dar o melhor para os seus.

Mães no Design: como o amor materno inspira criações únicas. Fonte: divulgação/Hometeka
Elas empreendem, criam, fabricam e em meio à esse turbilhão de tarefas, conseguem ainda se dividir para cuidar e amar os seus pequenos. Parece história de super-herói, mas na verdade, esse é o cotidiano das mamães designers da Hometeka.
Compre agora com até 70% off:
Com a proximidade do Dia das Mães, são essas heroínas do dia-a-dia que queremos homenagear. Conheça, neste post, a origem desta data comemorativa, como e quando surgiu aqui no Brasil e algumas das nossas designers mamães e seus trabalhos! 😉

ORIGEM DA CELEBRAÇÃO
Celebrado no segundo domingo do mês de maio aqui no Brasil, o Dia das Mães é uma data onde se é homenageado todo o amor, carinho e dedicação que as mães têm com seus filhos. Essa tradição é uma criação moderna, fundada no início do século XX por Anna Jarvis, filha da missionária e ativista Ann Jarvis, nos Estados Unidos.
Ann Jarvis dedicou sua vida para obras de caridade e trabalho social. Viveu no período em que os Estados Unidos encontravam-se em guerra: a Guerra da Secessão – um período em que as condições de higiene eram baixas e casos de febre tifoide e cólera eram comuns. Ann forneceu alimentos e auxiliou no tratamento de doenças – de soldados de ambos os lados da guerra. Lutou pela reconciliação entre as partes e, após o término da guerra, criou o Mother’s Friendship Day (dia das mães pela amizade): um dia de encontro para unir famílias que estavam em lados opostos da guerra, promovido pelas mães, buscando a amizade e a fraternidade entre si.
Anna, filha de Ann, após o falecimento de sua mãe em 1905, decidiu realizar um dia em homenagem e memorial a sua mãe. A ideia deu tão certo que, em 1910, o Estado da Virgínia Ocidental oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães. E, espalhando por todo o país, em 1914, o Presidente Woodrow Wilson aprovou no Congresso a oficialização para todo os Estados Unidos. Não demorou muito para que a tradição se espalhasse para o mundo todo.
NO BRASIL
Aqui no Brasil, o Dia das Mães foi instituído em 1932, por Getúlio Vargas. “O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.” é o que declara o decreto de número 21.366, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954) e publicado em 5 de maio de 1932.
NOSSAS DESIGNERS MÃES
Cada designer tem sua história, e as experiências acabam transbordando na criação de peças, cuja autenticidade é visível. Aqui na Hometeka, gostamos de que conheçam as histórias por trás do design, seus produtores e processos. E, dentre as experiências vividas, o ser mãe acaba por moldar e muitas vezes inspirar criações de nossas designers. Algumas de nossas designers você vai conhecer agora neste post! Dentre os estúdios de design liderado por mães na Hometeka, estão Renata McCartney, a Kraft Wrk e a Lille Piá.
Renata McCartney, a frente do Estúdio que leva seu nome, acredita que o design vai além do desenho, é mais que forma e função. É emoção, história, cultura. Que passa pela concepção das ideias, pela escolha dos materiais, pelos tecidos, pela cuidado na produção de cada peça. A designer ainda preza pelo artesanal e pelo cuidado com cada peça e detalhe pois “o que é produzido de forma simples e verdadeira tem, ou pelo menos deveria ter, mais valor que o industrial.” Um de seus produtos, a Fruteira Espinha, traduz seus princípios em cores vibrantes e é tão linda que, mesmo sem frutas, se torna um objeto decorativo que traz alegria e vida ao ambiente.

No caso da Michelle Caçador, a frente do Kraft Wrk, juntamente com seu esposo Herbert, foi justamente a maternidade que os impulsionou a trocar a vida frenética na publicidade em São Paulo Capital para abrir a marcenaria no interior do Paraná. A Kraft Wrk possui um linha de produtos em upcycling e também a linha kids – móveis montessorianos, feitos artesanalmente com qualidade e durabilidade. De mãe para mãe :). Um dos exemplos é a Torre Trii, multifuncional, serve de cadeirão, mesinha e torre, para diversas ocasiões dos pequenos.

A Lille Piá é fruto da mente sonhadora e criativa de Camila Urbanetto, experiente arquiteta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E assim como a Kraft Wrk, com a chegada da filha Maitê, Camila levou adiante seu desejo de criar algo especial para as crianças. Assim nasceu a Lille Piá, uma marca de móveis e objetos de decoração infantil para ser vivida e sentida! Que estimula a interação familiar e a criatividade infantil, seus produtos são coloridos e delicados!
