Como a decoração de loja influencia no aumento das vendas?

A experiência de compra é determinante para conquistar novos e antigos clientes. E, nesse sentido, a decoração da loja e seu visual merchandising (Visual Merchandising) são peças-chave de qualquer estratégia para aumentar as vendas, inclusive no ambiente online.

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Isso porque a decoração do ponto de vendas reafirma a identidade da marca e até pode servir como cenário para fotografar produtos e publicar nas redes sociais.

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Quer entender como criar sua estratégia de Visual merchandising? Neste material trazemos:

  • A influência da decoração na decisão de compras.
  • Aspectos essenciais na decoração da sua loja.
  • Lembre-se de entregar boas experiências.

Descubra como a decoração e disposição de produtos ao longo do ano e em datas especiais podem influenciar a decisão de compras de clientes e aumentar as vendas de qualquer negócio.

loja westwing

Explore as possibilidades para decoração de loja.

A influência da decoração na decisão de compras

A decoração da loja pode trazer uma série de contribuições para a experiência do cliente e, por consequência, sua disposição para comprar, recomendar e tornar-se fiel à marca.

A disposição dos produtos pode dar destaque àqueles que estão em oferta e a forma que os móveis direcionam a circulação dos compradores pode destacar os itens de maior lucratividade. Além disso, o uniforme do time de vendas pode facilitar o acesso à informação dos visitantes indecisos. E não para por aí.

A iluminação pode ser orientada para destacar os atributos dos produtos, a escolha do mobiliário pode dar um ar retrô ou mais moderno, e cada elemento visual pode ser disposto de acordo com a identidade e as características que o lojista deseja incorporar aos itens em venda e a sua marca.

Até essências perfumadas próximas aos mostruários e a playslist escolhida para o som ambiente do estabelecimento podem incentivar o consumo, aproveitando as estratégias do marketing sensorial. E, sim, tudo isso pode fazer parte da decoração da loja, especialmente se estiverem em sintonia.

Vale lembrar que alguns itens da decoração são fixos e outros devem ser alterados conforme datas comemorativas, lançamentos ou campanhas promocionais da loja.

O aspecto novo da decoração de vitrines e do interior da loja traz o estímulo para as compras sazonais, mas também demonstra que o estabelecimento está atualizado. Mas, como fazer isso? Vejamos.

Vitrine para decoração de loja

Vitrine para decoração de loja. Fonte: Pixabay.

Aspectos essenciais na decoração de lojas

Cada nicho de negócio tem suas particularidades. Uma loja de bicicletas precisa de estruturas metálicas que permitam colocar seus produtos em posições que lembrem os movimentos dos ciclistas. Já um estabelecimento que venda itens de mesa posta pode simular ambientes de jantar e café da manhã para a disposição dos produtos.

Mas alguns aspectos são essenciais e comuns para a maioria das lojas, principalmente quando a ideia é criar um layout que favoreça as vendas, como um espaço para checkout, troca de produtos etc. Seja pela funcionalidade, seja pela experiência a ser proporcionada, esses pontos merecem atenção estratégica do empreendedor.

Conceito da marca na decoração de loja

Os produtos da loja e a decoração do seu ponto de vendas devem reforçar seus diferenciais e atributos. Se o estabelecimento trabalha com produtos de alto valor agregado e exclusivos, o layout deve acompanhar esse estilo.

O mesmo acontece para uma loja que um de seus diferenciais é a inovação e modernidade. Ter prateleiras, mobiliários e equipamentos ultrapassados ou de aspecto mais antigo não vai enaltecer o conceito da marca.

Interior de loja decorada

Interior de loja decorada.

O decisivo papel do Visual Merchandising

Para estimular vendas e dar destaques aos produtos de lançamento ou oferta, o Visual Merchandising vai ser essencial. Ele fará a promoção dos produtos em suas condições especiais de cada ocasião, sem impactar na imagem da marca. Todos os elementos do marketing são considerados, inclusive.

No Visual Merchandising, por exemplo, a forma de colocar os preços em destaque deverá considerar a ocasião da oferta, mas também a forma como a loja sempre se comunicou com seus clientes. A valorização do ambiente com iluminação e a forma de dispor os produtos é outro ponto de atenção do Visual Merchandising.

Complementam a estratégia de Visual Merchandising a organização da loja, que leva em conta os cuidados com a quantidade de produtos expostos, a limpeza do ambiente e o que a vitrine deseja comunicar na ocasião, além do treinamento do time de vendas, que precisa ter o foco em realizar o suporte ao cliente e fechar o maior número de vendas possível.

Ou seja, a partir do Visual Merchandising da vitrine, redes sociais e outros pontos de contato com o cliente, a loja poderá estimular as compras em liquidações, eventos sazonais etc.

Ofertas combinadas

Ainda na organização dos produtos na loja, associar produtos que complementam a experiência do cliente pode ser uma forma de aumentar as vendas. Uma loja de beachwear, por exemplo, pode criar uma mesa de produtos no centro da loja que tenha maiôs e saídas de praia para a mãe, e sunga ou maiô para crianças, indicando uma compra que pode ser feita para uma família.

Lojas que ofereçam utensílios de cozinha podem criar um circuito completo para a montagem do enxoval para jovens que vão morar sozinhos ou casais. Com isso, as chances de conversão aumentam pela facilidade gerada para o cliente.

Arquitetura na decoração de loja

A arquitetura na decoração de uma loja também pode fazer contribuições valiosas para o Visual Merchandising. Uma delas é otimizar o espaço, garantindo que os produtos sejam apresentados corretamente.

Outra contribuição muito importante diz respeito a fluidez dentro da loja, organização clara para que o cliente se oriente de forma independente e até aspectos legais e de segurança.

A arquitetura também pode ser usada para garantir estoques mais simples de serem acessados e gerenciados, o que também pode ajudar nas compras, garantir a circulação segura e dar pontos de destaque para alguma vitrine.

decoração de cabides para loja

Organizar decoração de cabides para loja. Fonte: Pixabay

Marketing Sensorial e Conforto

O marketing sensorial também acompanha ou complementa o Visual Merchandising. Isso porque a ideia dele é explorar os cinco sentidos do cliente. Visão, audição, tato, paladar e olfato.

Cores, cheiros, sons e sabores podem fazer parte da estratégia de sucesso de uma loja para estimular vendas. Trabalhar vitrines monocromáticas e combinadas com as peças em destaque chama atenção visual. Colocar músicas alegres e ritmadas podem estimular os indecisos a comprarem os produtos.

Até mesmo oferecer doces, cafés ou bebidas durante a experiência de compra pode ser um estímulo do marketing sensorial, afinal de contas, isso cria um ambiente confortável e de proximidade em que o cliente estará mais propenso para a aquisição.

É possível trabalhar o marketing sensorial no ambiente online, mas nas lojas seus efeitos e possibilidades são muito maiores, o que pode ser um diferencial estratégico para lojistas que estão enfrentando a concorrência de e-commerces.

Montagem de decoração para loja

Montagem de decoração para loja. Fonte: Pixabay.

Avalie os resultados das ações e decoração da loja

Toda ação de marketing, e isso inclui a decoração de uma loja, precisa ter um objetivo, além de um plano de ação, métricas de sucesso e avaliação dos resultados. Saber se uma mudança na disposição dos produtos aumentou as vendas ou não é muito importante.

Com essa avaliação do sucesso das ações, o gestor da loja poderá fazer estratégias similares ou mudar completamente a forma de decorar seu ponto de venda, treinar seu time etc.

Lembre-se de entregar boas experiências

Pontos físicos de venda não lidam apenas com os concorrentes locais, como acontece nas ruas ou shoppings especializados em um tipo de produto. Eles também enfrentam a concorrência dos e-commerces, afinal de contas, muitos clientes fazem buscas nas lojas, mas concluem suas compras pela internet para aproveitar descontos, por exemplo.

Nesse sentido, o ponto de venda precisa garantir que suas experiências de compra sejam valorosas para o cliente a partir de alguns elementos cruciais, como:

  • Equipe de vendas, que precisa estar treinada para dar orientações sobre cada produto do mix;
  • Ambiente e decoração da loja, que devem ser agradáveis, funcionais e reforçarem os diferenciais da marca;
  • Atendimento surpreendente, que pode ser personalizado de acordo com o negócio, seja ele mais inovador, seja ele mais personalizado;
  • Processo de compra simples, que vai desde a forma como o cliente escolhe seus produtos, até a variedade de formas de pagamento, existência de filas para pagamento etc.
Planejamento para decoração de loja

Planejamento é essencial para decoração de loja. Crédito de imagem: Depositphotos

Jornada de Compra

A jornada de compra do cliente deve ser a mais simples possível, desde a escolha do produto, que pode ter todas as informações que ele precisa para sua decisão, até a facilidade de fechamento da compra. Lojas que dificultam a aquisição com processos burocráticos acabam perdendo vendas.

Um relacionamento pós-venda também é essencial para fidelizar clientes e garantir que eles façam compras recorrentemente, além de recomendarem a loja para suas conexões, aumentando as suas oportunidades de vendas.

Ao organizar as experiências que deseja proporcionar aos seus clientes, pense em cada etapa dela:

  • reconhecimento de uma necessidade;
  • interesse e busca por soluções que possam resolver a necessidade identificada;
  • consideração sobre os produtos ou serviços encontrados que solucionam sua necessidade;
  • compra;
  • pós-venda.

Por mais que a loja seja um ponto de venda físico, para garantir uma boa experiência de compra, vale lembrar que o ambiente online e o estabelecimento, para o cliente, são um só. Ou seja, a jornada pode começar nas redes sociais da marca e terminar com o vendedor físico.

Vitrine na decoração de loja

Vitrine chama a atenção para decoração de loja.

Com isso, é interessante que todos os canais da loja estejam em sintonia para prestar o mesmo tipo de atendimento e, até, reforçar a identidade da marca. Trabalhando uma decoração para a loja que transmita elegância, por exemplo, o Instagram deve ter as mesmas características.

Nesse sentido, a decoração da loja também pode ser usada como cenário para fotos que serão colocadas nas redes sociais, e-commerces e marketplaces parceiros, garantindo o reforço da identidade visual e também uma economia de recursos de marketing, já que não serão necessárias montagens, studios e outras contratações mais elaboradas para fotografar as coleções e produtos da loja.

Seu negócio aproveita os cenários da loja para fazer fotos para as redes sociais ou e-commerce? Como é a experiência e benefícios dessa prática? Compartilhe suas percepções e dicas.

Este post foi escrito pela Rock Content em parceria com a Westwing.