Casamento na Praia

Realizar um belo casamento na praia é o sonho de muita gente. Afinal, não tem nada mais lindo do que aproveitar o cenário natural, acompanhado pelo amor da sua vida e convidados importantes. Mas, para que a data seja realmente inesquecível é preciso muito planejamento prévio!

Casamento na Praia | westwing.com.br

Em geral, a principal dúvida sobre casar na praia está relacionada ao valor da cerimônia. E já te adiantamos que o valor varia! Para você que quer saber tudo sobre casamento na praia, confira a matéria completa do Westwing. Com as nossas dicas, você irá realizar uma celebração inesquecível.

Compre agora com até 70% off:

Qual o valor de um casamento na praia?

arranjo de rosas em altar na praia com tenda de tecido branco

  • Cardápio
  • Som e iluminação
  • Banda ou DJ
  • Recepção
  • Assessoria
  • Buffet
  • Decoração do espaço
  • Número de convidados

Uma cerimônia com organização e decoração simples custa, no mínimo, R$10 mil. Casamentos mais luxuosos, realizados em resorts ou hotéis tem o custo elevado, para cerca de R$80 mil.

Além disso, a escolha do local onde será realizado o evento também impacta o valor final, pois algumas praias são mais conhecidas e, consequentemente, mais caras para reservar.

Precisa de autorização para casar na praia?

O casamento na praia requer autorização. É importante que casais se organizem, pelo menos, três meses antes da cerimônia para solicitar uma autorização da prefeitura local. Para realizar a reserva e autorização são cobradas taxas que variam segundo o município e metros quadrados utilizados durante o casamento.

decoração de mesa casamento na praia

Fonte: Pexels

O que é preciso para se casar na praia?

Para realizar um casamento inesquecível é preciso muito planejamento prévio – seja na praia ou em qualquer outro lugar. A celebração não envolve apenas o casamento em si, mas uma série de outros fatores:

decoração casamento na praia com bandeirola mr e mrs

Fonte: Unsplash

  • Local
  • Lista de convidados
  • Definição de madrinhas e padrinhos
  • Convite
  • Fornecedores
  • Buffet
  • Infraestrutura
  • Decoração

Mas, não se preocupe! Vamos te ajudar a definir cada um desses detalhes.

Convite Casamento na Praia

O convite de casamento na praia é o primeiro contato entre os convidados e os noivos. Por isso, é muito importante deixar claro, logo de cara, que a cerimônia será realizada na praia. Para tanto, invista em detalhes temáticos, como corais, estrelas do mar e ondas.

convite casamento na praia

Fonte: Unsplash

Invista em cores claras e, para deixar o convite ainda mais bonito, finalize a decoração com um belo laço. Quanto mais delicado e natural o seu convite for, melhor.

Vestido para Casamento na Praia

A noiva é a estrela do casamento. Quando pensamos nela, a primeira coisa que vem à cabeça é o vestido. Se seu sonho é usar vestidos grandes e estruturados, talvez casar na praia não seja para você. Por ser um espaço aberto e ensolarado, vestidos do tipo vão te fazer suar e ficar incomodada durante toda a cerimônia.

vestido de noiva para casamento na praia

O vestido de noiva deve ser o mais confortável possível. Fonte: Unsplash

O vestido para casamento na praia deve ser leve e suave, bem fluídos para garantir a livre movimentação do corpo. Materiais como renda e cetim são muito recomendados, enquanto pedrarias devem ser evitadas. Você pode investir em caudas longas e esvoaçantes, ou até mesmo num véu longo para arrasar na sessão de fotos.

ensaio de casamento na praia

Vestidos com caudas longas ou véus grandes deixam o ensaio fotográfico ainda mais bonito! Fonte: Unsplash

Para complementar, o buquê também deve ser o mais natural possível. Folhagens são ótimas para compor o arranjo, junto a flores delicadas.

buque de flores para casamento na praia

Flores tropicais deixam o buquê lindo. Fonte: Unsplash

Melhores Meses e Horários para Casar na Praia

Saber qual o melhor mês para realizar o casamento na praia é essencial, para evitar chuvas, temperaturas mais baixas e o tempo fechado.

Os melhores meses para casar na praia são abril, maio e agosto. Esses meses têm poucas chuvas e em agosto a demanda é mais baixa, o que pode te ajudar a economizar um dinheirinho do orçamento.

decoração casamento na praia

Abril e maio são épocas amenas, ideias para o casamento na praia. Fonte: Pexels

Já em relação aos horários, fica a seu critério. É claro que casar ao meio-dia não é a melhor escolha por ser o horário mais quente do dia! As primeiras horas da manhã são ótimas, porque não está tão calor. Mas, casar ao pôr do sol vai proporcionar uma atmosfera ainda mais intimista e cinematográfica ao seu casamento!

ensaio casamento na praia ao por do sol

Imagine você e seu amor se casando ao pôr-do-sol! Fonte: Pexels

E durante a noite, você pode fazer um ensaio fotográfico apaixonante com o seu amor.

ensaio de casamento na praia de noite

Prepare um ensaio de casamento na praia durante a noite para completar o álbum de recordações. Fonte: Unsplash

Decoração de Casamento na Praia

A decoração do casamento na praia não precisa de exageros, pois a própria paisagem é o suficiente para tirar fotos incríveis e eternizar esse momento tão especial.

Na areia, invista num tapete ou caminho de madeira para andar até o altar – ou, se preferir, vá descalça! Cadeiras brancas são as mais indicadas para os convidados se aconchegarem, porque complementam a decoração, sem se tornarem o ponto focal. Assim, toda a atenção para os noivos!

decoração casamento na praia de dia

Pétalas são ótimas para decorar gastando pouco. Fonte: Pexels

No altar, um pequeno gazebo de madeira, decorado com flores e outros itens é o suficiente para encantar. Se preferir, dê preferência à decoração praiana, com estrelas, conchas e búzios.

Esses adornos fazem toda a diferença. Além disso, lembre-se que menos é mais! Portanto, nada de exagerar, ou você corre o risco de criar uma ornamentação desarmônica.

decoração casamento na praia gazebo com estrelas do mar

Dê preferência aos artigos que fazem referência ao mar e praia. Fonte: Pexels

Casamento na Praia Simples

Um casamento na praia simples não precisa de muito. A decoração rústica é a mais recomendada para ornamentar a cerimônia e a festa. Nesse caso, invista em móveis e acessórios feitos em palhinha e madeira. E, não se esqueça das flores, para decorar com muito estio e personalidade!

Confira como fazer belos arranjos para o seu casamento:

 

Buffet e Bolo de Casamento na Praia

O cardápio de casamento deve ser pensado com muita cautela. Como a cerimônia será realizada na praia, alimentos muito encorpados, como massas e chocolate não caem tão bem e podem deixar seus convidados com uma sensação pesada, sem forças para curtir a festa.

Invista na gastronomia litorânea e frutos-do-mar para compor o buffet, e não se esqueça dos drinks de frutas para refrescar. Alimentos leves, como saladas de frutas, iscas de peixe e docinhos com decoração tropical são muito indicados para compensar o calor.

Como prato principal, você pode servir paella marinera. Veja como fazer:

Para refrescar, que tal um drink botânico? Confira como fazer passo a passo:

Em relação ao bolo de casamento, dê preferência a modelos simples, com muitas flores. Só isso é o suficiente para deixar a ocasião ainda mais perfeita. Detalhes em pérolas e cores suaves trazem requinte de maneira prática e simples!

bolo de casamento na praia floral branco

O bolo deve ficar em destaque, numa mesa central. Fonte: Pexels

Se quiser algo mais simples para o seu casamento, bolos lisos com cores que remetam à praia, como azul, também são ótimas pedidas.

bolo de casamento na praia simples azul

Bolos simples também roubam a cena. Fonte: Pexels

Festa de Casamento na Praia

Após a cerimônia, nada melhor do que celebrar a união do casal com uma festa animada! É primordial que o casamento na praia possua uma estrutura coberta, caso chova durante a comemoração.

decoração de festa de casamento na praia coberto

É muito importante haver uma estrutura de proteção caso chova.

Um espaço rústico, decorado com varais de luzes é encantador. Dentro do local, organize as mesas de acordo com as regras da mesa posta. Use aparelhos de jantar brancos, guardanapos de tecido, talheres refinados, taças coloridas e muitas flores ao centro da mesa.

mesa para casamento na praia

As flores não podem faltar na decoração da mesa. Fonte: Unsplash

Além delas, conchinhas e velas completam o décor praiano personalizado. Apenas com esses itens é possível fazer uma decoração de casamento na praia incrível! E, para animar a festa, a banda ou o DJ não podem faltar.

 velas e conchas para decoração de mesa de casamento na praia

Conchas, estrelas e pérolas ficam lindas na decoração da mesa de casamento. Fonte: Unsplash

Lembrancinhas de Casamento na Praia

Finalize o dia com lembrancinhas temáticas. Pensando no casamento na praia, algumas opções válidas que combinam com o tema são:

  • Sacola de praia
  • Chinelos
  • Cangas personalizadas
  • Velas
  • Ímãs de geladeira com formatos divertidos
  • Chaveiro de concha
  • Garrafinhas personalizadas com areia e conchas
  • Vasos de flores

O casamento é uma data muito importante na vida do casal. Por isso, deve contemplar os gostos de ambos, para ser uma ocasião memorável na vida, não só dos noivos, como dos convidados.

lembrancinhas para casamento na praia vasinhos

Não se esqueça de imprimir mensagens de agradecimento pela presença! Fonte: Unsplash

Gostou das dicas? Agora você já sabe tudo sobre casamento na praia e como organizar a melhor data possível. Continue conosco e veja como comemorar as bodas de papel e dicas para fazer uma bela recepção de casamento.

O Que é Destination Wedding?

Destination Wedding que em tradução seria “casamento no destino” é como chamamos as celebrações onde os noivos resolvem se casar fora de sua cidade ou país.

Para além disso, as organizadoras de matrimônio afirmam que a “moda” do Destination Wedding veio para ficar e pode se expandir cada vez mais nos próximos anos. 

“Os casamentos têm seguido muito a tendência do “menos é mais”. Casamentos com decoração aconchegante como se estivesse recebendo em casa. Casamentos na praia em que o visual é tudo e, inclusive, Destination Weddings, casamentos realizados no exterior em que o importante é a experiência vivida pelos noivos e convidados. Acredito inclusive que Destinations Weddings será um novo mercado crescente nos próximos 5 anos.” – Gabriela Carvalho Dias, Lela Eventos

“Muito usual nos últimos anos (2013 pra cá), o destination wedding é uma opção diferente para fugir do casamento clássico e de quebra ainda escolher um cenário inusitado. Os noivos elegem uma cidade ou país diferente da sua origem e normalmente o número de convidados fica em torno de 100 pessoas, no máximo.” – Bebeta Schiavini, Bebeta Wedding Planner.

 decoração de festa de casamento na praia com mesas com toalhas brancas, cadeiras de madeira, tenda de tecido e luminárias

O Destination Wedding é uma forma de prolongar o momento tão especial do sim entre os casais. Nesse tipo de casamento,  o casal chega uns dias antes na cidade ou país escolhido e tende a ficar mais alguns dias até voltarem para a casa. 

Dessa forma, todas as horas  do antes ao depois da celebração do casamento contam como parte da celebração e podem se estender até a lua de mel. Não somente, o Destination Wedding pode ser uma celebração mais intimista apenas para amigos e familiares. 

corredor de cerimômia de casamento na praia com cadeiras de bambu brancas e arranjos de flores pendurados em garrafas de vidro

A propósito, a viagem até o casamento também pode ser uma ótima experiência para os convidados, o que dará vida a um ambiente ainda mais leve e feliz na hora da celebração. 

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar. 

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.