Breve Cerâmica: o equilíbrio entre industrial e artesanal

Breve Cerâmica surgiu de uma vontade de juntar uma profissão, um hobby e a história de família de Augusto Ribeiro, designer responsável pela marca.

Breve Cerâmica: o equilíbrio entre industrial e artesanal | westwing.com.br

Breve Cerâmica: design, experimentação e sustentabilidade. Fonte: divulgação/Hometeka

Misturando os processos do design de criação e prototipagem com a produção artesanal empírica e a experimentação, são criadas peças em cerâmica que vão de utilitários a esculturas, sempre gerando resultados únicos através de cada novo processo e conceito desenvolvido.

Compre agora com até 70% off:

Quer descobrir mais? Venha conferir na matéria a seguir! Apresentamos histórias inspiradoras por trás dos estúdios de design, quem são seus criadores e também seus processos de concepção 😉

Augusto é designer de produto e interiores e construiu sua carreira em escritórios de branding, criando experiência de marca em espaços.

Sua família por parte de mãe é dona de olaria no sul do estado do Rio de Janeiro. Seu avô era um dos maiores produtores de tijolo da região. É através de visitas a olaria e conversa com seus tios que o barro entrou em sua vida. Iniciou sua experimentação com a argila através de aulas de artes na escola e mais tarde em cursos de cerâmica. Principalmente após a graduação em Design Industrial, começou a enxergar na argila a possibilidade de materializar sua criação autoral que ficava tão distante no trabalho em escritórios de design.

Em 2019, resolveu tornar o sonho realidade: criar sua própria marca de cerâmica. Foi então que nasceu a Breve. Uma marca de objetos em cerâmica que explora as mais diferentes formas, técnicas e materiais.

O processo de fabricação das peças traz um equilíbrio entre o industrial e o artesanal. O primeiro passo é o esboço inicial, seguido do desenvolvimento da peça em softwares de modelagem 3D, o modelo então ganha vida através da impressão 3D e a partir dele é feito um molde para reprodução das peças, aqui termina a parte “industrial”. Os moldes então são preenchidos com argila e depois disso são enviados para a 1ª e 2ª queimas e posteriormente para os acabamentos e pinturas manuais.

A Série Chanfro faz parte do acervo Hometeka, a série surgiu do conflito entre design industrial e artesanato. Todas as peças da série Chanfro foram desenvolvidas em software 3D e materializados através de impressão 3D para depois serem reproduzidas através de moldes de gesso e acabadas, pintadas e queimadas manualmente.

Entre suas peças, que compões o acervo da Hometeka estão: os Potinhos Quarteto, o Cinzeiro Chanfro e a Cumbuca Chanfro.

Role para baixo e conheça um pouco mais sobre a marca 😉

Manteigueira Chanfro é um item que vai dar um diferencial para sua cozinha, um design simples e não muito chamativo por fora, mas que revela uma cor vibrante e convidativa ao ser aberto. O acabamento ainda pode ser branco, para ornar com ambientes mais amenos, ou verde claro ou escuro, para contrastar com sua cor vibrante.

Manteigueira Chanfro
Manteigueira Chanfro finalizada em esmalte verde escuro. Fonte: divulgação/Hometeka

Perfeita para se manter hidratado e servir seus convidados com praticidade e elegância, a Moringa Chanfro traz o clássico recipiente produzido juntando técnicas modernas e tradicionais. Além de manter sua água sempre fresquinha e ao alcance, a moringa ainda pode ser utilizada como objeto de decoração!

Moringa Chanfro finalizada em esmalte verde escuro
Moringa Chanfro finalizada em esmalte verde escuro. Fonte: divulgação/Hometeka

Os Potinhos Quarteto da série chanfro trazem uma maneira organizada de servir petiscos para os amigos e familiares. Além da praticidade, o utilitário se confunde com decoração devido seus design chanfrado! Arrase no décor utilizando quarteto junto com outras peças da série chanfro.

Potinhos Quarteto finalizados em esmalte verde escuro
.Potinhos Quarteto finalizados em esmalte verde escuro. Fonte: divulgação/Hometeka