Bancada gourmet: 4 dicas para decorar e planejar a sua!

Quem gosta de receber os amigos e a família sabe como a apresentação da casa pode deixar o ambiente mais convidativo. Uma bancada gourmet é a melhor escolha para esse tipo de recepção. Além de charmosa e contemporânea, ela otimiza o espaço disponível e facilita a circulação.

Bancada gourmet: 4 dicas para decorar e planejar a sua! | westwing.com.br

Moderna, a bancada gourmet é um convite para visitas e ainda otimiza o espaço da cozinha (Projeto: Portobello S.A.)

Rústica, sofisticada, minimalista, contemporânea ou vintage — o estilo não importa. Quer receber visitas e aproveitar todo o espaço que sua cozinha oferece? Confira quatro dicas para ter sua bancada gourmet em casa!

Compre agora com até 70% off:

4 dicas para ter a bancada gourmet dos sonhos

Saiba como ter uma bancada gourmet com segurança e durabilidade:

1. Invista no porcelanato

O porcelanato já é uma superfície consagrada para pisos e paredes. Contudo, com as gigantes Lastras, agora ele também pode revestir móveis e outros itens da casa, como a decoração da bancada.

bancada gourmet branca em mármore

Sofisticado e resistente, o porcelanato oferece novas possibilidades à bancada gourmet (Projeto: Portobello S.A.)

Suas diferentes texturas e funcionalidades permitem que possa ser usado tanto na área externa quanto interna, garantindo segurança, beleza e conforto.

No caso da bancada gourmet, é preciso observar a indicação da superfície. Aqui, o ideal é que ela seja do tipo color body — a massa tem a mesma cor da superfície — e Lastra, que é maior e necessita de menos rejunte.

Além do fator estético: você pode ter uma bancada gourmet que reproduz mármore, granito e até madeira, 

Como características técnicas, o porcelanato oferece: 

  • Resistência a ataque químico;
  • Resistência a manchas, de alimentos ou de sol;
  • Resistência mecânica;
  • Fácil manutenção;
  • Porosidade zero;
  • Fácil limpeza.

Uma bancada gourmet de porcelanato pode durar décadas (até mais de 50 anos!). Contudo, é preciso fazer a manutenção do revestimento — que costuma ser mais tranquila, já que ele é praticamente impermeável e, portanto, não acumula microrganismos.

2. Coloque bisel nas bordas

Todo material corre o risco de lascar, independentemente do tipo de revestimento. Para evitar que isso aconteça, opte por colocar o acabamento bisel nas laterais. Com o acabamento color body, o biselado fica perfeitamente integrado à superfície da bancada gourmet.

bancada em mármore com madeira em uma cozinha azul

Uma bancada gourmet de porcelanato também pode reproduzir mármore (Projeto: Portobello S.A.)

Já para o centro da bancada, você pode contar com reforços estruturais para evitar que alguma pancada ou queda de objeto danifique a superfície.

3. Combine com o piso

Para que a cozinha fique visualmente maior, você pode utilizar o mesmo revestimento ou cor tanto na bancada gourmet, quanto no piso. Essa repetição dá impressão de continuidade, o que faz com que o ambiente pareça mais espaçoso.

Bancada grande em cozinha preta

A repetição da cor no piso e na bancada gourmet faz com que a cozinha pareça maior (Projeto: Portobello S.A.)

4. Conte com um serviço especializado de confecção de bancadas

A Officina Portobello oferece o serviço de execução de bancada gourmet que, no modelo su misura (sob medida), inclui engenharia, validações técnicas, validações estruturais e instalação.

bancada gourmet em cozinha offwhite

Um serviço especializado oferece tudo o que sua bancada gourmet necessita (Projeto: Rodrigo Ohtake)

Para solicitá-lo, é preciso procurar uma Portobello Shop com as medidas da cozinha e uma ideia da bancada que você deseja.

Com esses dados em mãos, o projetista faz uma composição de módulos e a envia para a fase de orçamentos. Como a loja conta com amostras das superfícies, o cliente também pode escolher o tipo de revestimento da bancada gourmet.

Pronto para montar sua bancada gourmet? Para mais dicas sobre arquitetura e design, visite o Archtrends!