Guardanapo de Linho

Guardanapo de Linho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGuardanapo de Linho

Guardanapos de tecido são peças chave na composição de mesas para jantares formais e encontros elegantes. Não é hoje que isso acontece: na Roma Antiga, durante o século I, era comum utilizar panos para limpar mãos e boca após os banquetes. Aliás, toalhas eram distribuídas aos convidados logo na entrada ou trazidas de casa mesmo! Transferindo os hábitos para os dias atuais, os guardanapos ganharam versões mais delicadas e modelos decorativos, como o guardanapo de linho.

O tipo de linho usado para a fabricação de peças têxteis é o de fibras flexíveis, responsáveis pela criação de tecidos naturais finos e multicoloridos. Assim, o guardanapo de linho ganha diferentes modelos e cores para ser usado em determinadas ocasiões, surpreendendo positivamente moradores e convidados com sua aparência sutil, sofisticada e encantadora. Conheça com o Westwing os tipos de guardanapo de linho, escolha o seu favorito e faça belas composições!

Modelos de Guardanapo de Linho

O guardanapo de linho, assim como outros tecidos para vestuário fabricados com esse material, é considerado um artigo refinado, visto que o cultivo do linho e suas técnicas de produção são caros, o que, consequentemente, reflete no custo. Por isso, indústrias têxteis fabricam o guardanapo de linho com outras fibras, como a de algodão e viscose, e banhos de resina, aumentando a qualidade da peça e fazendo com que amasse menos.

Aqui no Brasil, os modelos de guardanapo de linho começaram a ganhar variações na década de 80, quando surgiram novas cores, tramas, estampas e formatos. Hoje, é possível encontrar guardanapos de linho bordados com diferentes tipos de ponto, principalmente o ponto ajour e as iniciais de nomes, além dos modelos de guardanapo de linho lisos e coloridos, existentes em todos os tons e não apenas no branco.

Guardanapo de Linho: Diferentes Composições

Seja para um encontro especial, um almoço ou jantar fino feito em casa ou para eventos requintados, como os casamentos e bodas, o guardanapo de linho pode ser usado para arranjos elegantes, graciosos e superestéticos. Várias são as possibilidades de uso e apresentação, mas a mais aplicada é com a ajuda de um porta-guardanapo para festa.

A peça para guardanapo de linho tem forma de argola, funciona como um prendedor e existe em vários formatos, sendo uns mais rebuscados, como os fabricados em pedraria, tecidos nobres e cores luxuosas (dourado, prateado e suas diferentes nuances), e outros mais simples e com toque rústico, caso dos porta-guardanapos artesanais, de pano ou papel.

Cuidados com o Guardanapo de Linho

Por ser um material frágil e delicado, o linho precisa de alguns cuidados. Por isso, na hora de lavar e passar o seu guardanapo de linho, é importante tomar certas precauções. Uma delas é usar a função delicada ou leve da máquina de lavar, evitando danificar o tecido e sua durabilidade. Também é indicado o uso de alvejantes não concentrados.

Já a temperatura certa para passar o guardanapo de linho é entre 220° e 245°, no entanto, o ideal é que o tecido esteja umedecido. Agora, é só seguir nossas dicas de uso e conservação, escolher no Westwing seu guardanapo de linho preferido e criar uma mesa com apresentações dignas de elogio!

Próximas campanhas