Gongo Chinês

Gongo Chinês

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGongo Chinês

Para enriquecer a decoração de sua casa, usar detalhes criativos e históricos é uma boa pedida, como instrumentos musicais que, agregados à composição de seu espaço, além de dar um charme especial ao ambiente, também possibilitam uma divertida interação com a sua família e amigos. Se o som do instrumento em questão for considerado, em muitas partes do mundo, como uma fonte de paz e plenitude, melhor ainda, certo? Pois pensando em todas estas qualidades é hora de você investir em um gongo chinês para o seu lar.

O gongo chinês é muito utilizado em todo o oriente e acredita-se ele foi inventado no sudeste da China no século VI, de acordo com alguns indícios encontrados. Ele é muito utilizado em rituais de religiões orientais e também seu som já foi muito utilizado como símbolo de poder militar e imperial antigamente. No Westwing você encontra as melhores dicas de decoração para cada cômodo da sua casa.

Características do Gongo Chinês

O gongo chinês é um instrumento musical, cujo som é produzido por meio da vibração de seu prato. Ele é uma chapa suspensa de metal, comumente circular, com as extremidades voltadas para dentro e são geralmente fabricados em cobre, latão e ligas metálicas de estanho, bronze ou outras ligas. O diâmetro do gongo chinês padrão varia de 20 a 60 centímetros, sendo que os modelos menores podem ser usados para decorar o interior da sua casa, já os maiores são mais indicados para áreas externas.

O gongo chinês pode possuir uma protuberância central, chamada de campânula, que é responsável pela percepção de uma nota fundamental, o que permite que esse instrumento não possua altura totalmente indefinida. Assim sendo, suas notas vão de dó 1 a sol 5.

Esses instrumentos chineses são tocados com uma baqueta de metal com a extremidade macia, coberta por feltro ou couro. Quanto maior o gongo, maior e mais macia deve ser a baqueta.

Gongo Chinês: Tipos

Existem vários tipos de gongo chinês, cada um com a sua utilidade dentro do sistema social daquele país, porem apenas dois se destacam:

  • Tam-tam: não possui campânula, sendo quase que completamente liso, com a exceção de um fino aro nas bordas. É muito usado em orquestras e tradicionalmente foi bastante utilizado na China para liberar caminho para membros do estado, do império e para procissões religiosas, como são usadas as sirenes hoje em dia.
  • Gongo com campânula: além de possuir uma saliência no centro, esse modelo de gongo chinês não necessariamente precisa ter o resto de sua superfície lisa, podendo conter varias ornamentações ao longo do prato. São muito usados em templos chineses para adoração e meditação.

Gongo Chinês: de Corpo e Alma

Em muitas religiões orientais, como o Budismo e o Taoísmo,  acredita-se que o som do gongo chinês é extremamente poderoso para cura. Como item terapêutico, o gongo chinês pode funcionar em todos os níveis da saúde de uma pessoa: físico, mental, emocional e intelectual.  O gongo chinês também é muito usado durante a meditação, pois crê-se que seu som de “ohm” estimula o silencio interior total e a combinação de seu tom dá uma sensação de leveza.

Invista em um gongo chinês, eles são perfeitos para dar um toque oriental na sua decoração e oferecer paz para você e sua família.

Próximas campanhas