Estilo Shabby Chic Vintage

Estilo Shabby Chic Vintage

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Shabby Chic Vintage

Imagine mesclar em um só ambiente toques delicados, sutilmente claros e românticos a elementos charmosos, cheios de graça e com um quê de antiguinhos. É dessa forma que nasce o estilo shabby chic vintage, uma vertente decorativa sofisticada que é tendência no design de interiores e exteriores há anos e que une em um mesmo padrão ornamental dois estilos que se complementam pelo aspecto repleto de frescor, feminilidade e elegância.

Como a tradução sugere, o estilo shabby chic propõe à decoração o uso de itens com um traço desgastado, mas com uma estética especialmente suave. Já o vintage remete a um cenário com peças remotas, principalmente as dos anos 20, criando um clima de nostalgia, além de ambientes neutros. Por isso, o estilo shabby chic vintage é uma união de requinte e doçura tão aplicada no décor. Aprenda com o Westwing a ter uma casa em estilo shabby chic vintage!

Estilo Shabby Chic Vintage: o Shabby Chic

Para entender as principais características do estilo shabby chic vintage, se faz necessário, em primeiro lugar, compreender os traços mais marcantes de uma de suas vertentes, em especial o padrão shabby chic, que pode ser considerado o gênero que mais figura em um ambiente assim decorado.

O shabby chic imprime nos cômodos uma atmosfera luxuosa e doce, conquistada com o uso de cores claras e neutras, que podem ser pontuadas por tons pastel de verde, azul, rosa, laranja e amarelo, bem como mesclar branco, creme, bege e nude. Esta tendência da decoração também marca o estilo shabby chic vintage por suas estampas graciosas de flores (especialmente as rosas), corações, pássaros, anjos, xadrez, poás, listras etc.

Outro traço bastante característico do estilo shabby chic são as mobílias, geralmente de madeira ou ferro e com efeito “gasto”; para elas, assim como para os revestimentos de paredes, chão e teto, a regrinha das cores também se aplica. Em geral, a ideia do shabby chic é produzir nos ambientes em estilo shabby chic vintage um ar encantadoramente bucólico e, ao mesmo tempo, contemporâneo, seja nos acessórios decorativos ou móveis.

O Vintage no Estilo Shabby Chic Vintage

Foi nos anos de 1940 e 1950 que o estilo vintage surgiu com força aqui no Brasil, não apenas no design, como também na moda, provando ser uma vertente de referência para a estética de casas e apartamentos. Ele se qualifica, principalmente, pelo uso de itens antigos no mobiliário e decoração em estilo shabby chic vintage. Assim como no estilo shabby chic, a mistura do remoto com toques modernos também é uma referência vintage.

Ambientes aconchegantes e que transmitam certo clima de tradição são os que melhor representam o estilo vintage. Isso se dá pelo uso de móveis, objetos decorativos e revestimentos provençais, barrocos e até vitorianos, claro, sempre de forma discreta e sutil para não parecer caricato e velho demais. Para as cores, tons pastel e estampas florais também são marcas do estilo vintage.

O Décor em Estilo Shabby Chic Vintage

Como é possível perceber, mesclar o estilo shabby chic vintage não é tarefa difícil, visto que ambos os padrões decorativos se parecem e complementam. Uma das principais dicas é: para criar um décor neste gênero, aposte em pinturas foscas e com acabamento em pátina para móveis e acessórios, sejam de madeira ou de metal, ferro e gesso.

Quartos de casal, salas de estar e jantar, cozinhas, closets, jardins e até banheiros podem ser decorados no estilo shabby chic vintage. Independentemente do local, não se esqueça de pontuar elementos de cor neutra, muito branco e que podem ter como base tecidos e pinturas floridos, de renda e/ou crochê!

Próximas campanhas