Estantes Organizadas

Estantes Organizadas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstantes Organizadas

Os amantes de livros sabem que uma biblioteca pessoal só cresce. Por isso, ter estantes organizadas pode ser muito difícil para os que se apegam às publicações e gostam de guarda-las para reler sempre que tiver vontade. Porém, prateleiras cheias de livros por todos os lados confundem o olhar e deixam o ambiente pesado e com um ar desorganizado.

As prateleiras fazem parte da decoração de qualquer cômodo. Ter estantes organizadas, mesclando objetos de arte com livros faz com que o seu ambiente fique muito mais bonito, limpo e bem decorado. O Westwing, em parceria com a designer de interiores e personal organizer Paula Fuzeto, do site Chega de Bagunça, preparou um guia para que o seu móvel fique bem ordenado. Saiba como fazer a organização das prateleiras para que seus livros tenham o espaço de destaque que merecem em sua decoração.


Como ter estantes organizadas

Para ter estantes organizadas, a Paula recomenda que primeiramente os livros sejam ordenados por cor ou tamanho, para que se crie uma composição interessante e um senso de unidade na aparência geral.

Dispor livros na vertical e na horizontal dá um efeito muito interessante e ajuda a preencher as prateleiras. Experimente usar essa técnica para separar as publicações lidas das não lidas.

Estante organizada

Objetos decorativos podem e devem fazer parte da estante. Peças como vasos, caixas, vidros, pesos de papel, fotografias emolduradas e suportes de livros ficam bonito se colocados entre blocos de livros. A Paula completa a dica: ‘’ Objetos que não necessariamente “andam juntos” podem ficar bem se forem dispostos por cor.’’ É indicado colocar uma ou duas pequenas peças decorativas em cada prateleira. Os pequenos itens soltos podem ser colocados em caixas de madeira decoradas para manter as estantes organizadas.

Comece a arrumar as prateleiras pelo fundo, onde devem ficar os itens maiores e mais pesados. Para criar volume no fundo da estante, é possível apoiar livros e objetos em caixas decorativas. ‘’ O segredo está em equilibrar o peso visual e o peso real. Os itens que colocados nas prateleiras não precisam ser necessariamente livros. Um vaso grande, uma urna ou um globo ficam muito bons. Crie uma camada mais curtas na frente da camada mais alta. Isso cria uma sensação de profundidade e adiciona um pouco de movimento’’, indica a Paula. Você pode ter estantes organizadas e bonitas mesmo se não possuir muitos livros. Basta dispor alguns itens em cada prateira e deixar o espaço aberto. Disponha as publicações com lombadas parecidas na mesma altura e pendure um quadro, fotografia ou coloque uma escultura na parte de trás do móvel para valorizar o conjunto.

Não se esqueça da última prateleira. Ela pode ser decorada com flores, pequenas lanternas, vasos e outros itens de decoração. Colocar uma iluminação no topo da estante pode dar a impressão de aconchego ao ambiente.

Como manter as estantes organizadas

Escada Estante

A regra de ouro para manter as estantes organizadas é devolver os objetos para o seu lugar assim que possível. Para incluir novos livros, tente coloca-los no padrão escolhido para as publicações antigas.

É aconselhado que os livros sejam limpos uma vez por semana. Para fazer a limpeza, indica-se que os livros sejam tirados um por um e empilhados na ordem que estavam nas prateleiras, para facilitar coloca-los no lugar. Retire a poeira das publicações com espanador e limpe-as com um pano seco. Antes de guardar na prateleira, folheie as peças para arejá-las.

Para limpar as prateleiras, recomenda-se usar um pano seco. Evite usar lustra-móveis, que podem deixar resíduos na estante e manchar os livros.

Com essas dicas, você terá e manterá suas estantes organizadas sempre. Cuide com carinho dos seus livros e eles irão durar por muitos anos, além de contribuir para deixar sua decoração com um toque a mais.

Próximas campanhas