Estampas Mexicanas

Estampas Mexicanas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstampas Mexicanas

É difícil resistir ao fascínio provocado pelas estampas mexicanas. Belas, enigmáticas e cheias de personalidade, as estampas étnicas não passam despercebidas seja no vestuário ou na decoração. A rica cultura mexicana transborda através das mais diversas expressões artísticas. As cores vibrantes, as formas geométricas, os temas relacionadas à fauna e a flora, bem como a representação da cultura popular são alguns dos temas aparentes nas estampas, que foram além das fronteiras do país e alcançaram o mundo.

Você sabe como identificar uma estampa mexicana? Além do colorido peculiar, o degradê e os motivos típicos do país não deixam margens para dúvidas. Estampas mexicanas trazem vida, história e colorido aos ambientes e podem ser a inspiração perfeita para transformar a sua casa. O Westwing te ajuda a explorar a beleza e vivacidade das estampas mexicanas na decoração dos seus ambientes. Saiba como combinar, conheça estilos de decoração baseados nesse tipo de estampa e corra para projetar o seu espaço!

Estampas Mexicanas: Origens

Há muito mais por trás das estampas mexicanas do que o olhar revela à primeira vista. A técnica da gravação foi introduzida no México pelos espanhóis e popularizou-se a partir do século XIX. O período marca a ascensão da estampa e da própria cultura mexicana enquanto expressão nacional com vida e características próprias típicas do país. Os caricaturistas Joaquín Heredia e Placido Blanco estão entre os primeiros artistas mexicanos que enveredaram pelo caminho da gravação. No entanto, é a partir do trabalho do artista Gabriel Vicente Gahona, o Pincheta, que as estampas mexicanas começaram a ganhar os contornos pelas quais são conhecidas atualmente.

A partir do trabalho de Pincheta, as estampas mexicanas começaram a retratar a cultura popular do México. Temas que remetem aos costumes do homem comum, tradições, geografia, história e celebrações típicas do país começaram a ser retratados. Hoje em dia, as estampas mexicanas podem ser consideradas uma das grandes marcas da cultura nacional exercendo ampla influência nas artes e no design mexicano como um todo. A beleza das estampas mexicanas conquistou o mundo ganhando espaço no vestuário e na decoração nos quatro cantos do planeta.

Como Usar Estampas Mexicanas na Decoração

As estampas mexicanas se baseiam em cores vívidas e marcantes. Os motivos variam entre o multicolorido e os degradês que expressam uma cor em suas diferentes nuances. No entanto, as mantas e ponchos com as listras típicas são apenas uma das facetas de um universo muito mais amplo, exuberante e colorido. Temas da expressão popular como as famosas caveiras, os motivos florais baseados em flores típicas e os elementos da cultura indígena também são amplamente explorados como temas para as estampas.

As estampas mexicanas são uma adição aos ambientes baseados em decoração étnica, boho e eclética. Elas são ideais para trazer um toque de exotismo, descontração e irreverência aos espaços. Esse tipo de estampa também pode ser uma ótima alternativa para trazer um toque diferenciado a uma composição baseada em decoração moderna.

Estampas mexicanas podem ser exploradas em cortinas, painéis de paredesestofados, entre outros. As almofadas e mantas baseadas no estilo podem ser ideais para levar um pouco do estilo mexicano para as áreas externas. Nos interiores, as estampas mexicanas podem ser exploradas nas almofadas, mantas para sofás, jogos de cama e mesa e tapetes.

 

 

Próximas campanhas