Estampa Zebra

Estampa Zebra

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstampa Zebra

Estampas sempre mexeram e ainda mexem com o nosso imaginário. Além de darem mais vida ao vestuário, proporcionarem diferentes formas a superfícies e imprimirem estilo ao décor, são as grandes responsáveis por indicar nos ambientes o padrão decorativo e a linguagem estética de uma casa. Contudo, uma textura em particular tem feito sucesso entre os amantes de artes e design de interiores: a estampa de animal print, especialmente, a estampa zebra.

Ousada, elegante e cada vez mais em alta, a estampa zebra é uma das estampas de animais que ditam gêneros, é tendência e combina com cenários e estilos variados, capazes, inclusive, de deixar qualquer espaço mais sofisticado e com um toque de luxo. No entanto, é comum encontrar dificuldades na hora de aplicar a estampa zebra no décor. Se você não sabe onde ou como usá-la a favor dos ambientes, o Westwing pode ajudar. Confira nossas dicas e inspire-se!

Estamba Zebra: um Pouco de História

Antes de aplicar a estampa zebra da forma certa, é interessante entender o que é animal print (gravura ou impressão de animal, em tradução literal) e porque hoje ela faz tanto sucesso em diferentes segmentos. A ideia das estampas baseadas em animais vem da proteção oferecida pelas peles das espécies selvagens, ainda nas origens primitivas da humanidade.

Muitos anos depois, o uso de peles de animal passou a ser considerado pela civilização da época atitude que representava status e elegância, passando a ter caráter “fashion” somente no século XVIII por sua ligação com a África, além de seu aspecto ousado. Porém, as estampas de animal print, inclusive a estampa zebra, somente ganharam força com o conceito de que não eram necessárias peles e pelos em si para se ter poder e luxo; foi quando o vestuário ganhou novas padronagens e as texturas de animal nasceram.

A Estampa Zebra no Décor

O uso das estampas de animais, como a estampa zebra, na composição do design de interiores além da moda também pode ser explicado pelo cinema, mais especificamente com o filme Tarzan, da década de 30. A inspiração africana nas estampas passou a ser cada vez mais evidente e a pele de onça deu início às décadas seguintes com um movimento forte representado, principalmente, pelo vestido África de Christian Dior, iniciando assim a disseminação do animal print para joias, sapatos, bolsas e demais acessórios.

Como Decorar com Estampa Zebra?

A estampa zebra para decoração de ambientes chegou com tudo no universo do design no ano 2000, quando diferentes composições de estampas passaram a ser permitidas. Sua vantagem está no fato de ser eclética, não apenas por combinar com outras estampas – já que suas cores básicas são o preto e o branco em listras –, mas por poder ser aplicada em excesso, caso o desejo seja por um décor arrojado e destacado, ou com discrição, se apenas surgir nos detalhes.

Outro atributo da estampa zebra é o seu uso por todos os cantos de uma casa: de quartos e salas de estar e jantar, a cozinhas, banheiros e home offices. Aqui o que vale é a preferência estética do morador! Para os mais ousados, papéis de parede e poltronas ou cadeiras com estofado de estampa zebra podem ser a escolha certa. Já uma boa indicação para o uso de estampa de zebra com cautela e sem erros é nos adornos; molduras de quadros e/ou espelhos, almofadas, mantas, luminárias, abajures, tapetes, cortinas, vasos e até sousplats podem ganhar o traço charmoso da listrada estampa zebra e ainda não correrão o risco de sair de moda!

Próximas campanhas