Estampa Xadrez

Estampa Xadrez

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstampa Xadrez

Muito comum na composição de tecidos e amplamente utilizada no vestuário, a estampa xadrez caiu de vez no gosto de decoradores, que fazem uso dessa padronagem para compor os mais diversos ambientes e revestir desde poltronas ou sofás até cortinas, almofadas, louças, porta-retratos e muito mais. O xadrez e suas diversas composições chegaram de vez à decoração e prometem deixar qualquer ambiente com um estilo clássico, elegante e muito bonito.

Com a estampa xadrez é possível dar nova vida aos ambientes, seja aplicando acessórios e tecidos com essa padronagem ou até investindo em revestimentos que sigam esse padrão. Você já viu composições xadrez nos pisos? O resultado é incrível! A seguir, o Westwing te mostra como diferenciar e optar pela melhor estampa xadrez na hora de decorar um ambiente da sua casa. Aposte nessa tendência e desfrute de toda a modernidade e riqueza do xadrez!

Origem e Tipos de Estampa Xadrez

Muito clássica e versátil, a estampa xadrez foi criada pelos celtas, que teciam a lã para compor figuras geométricas. A partir do século XVII, esse padrão conhecido como tartan, começou a se difundir para a Escócia, onde se transformou em símbolo da lealdade nacional, adornando os kilts. Conheça, a seguir, uma a uma

  • Tartan: o tartan mais conhecido costuma ser em vermelho, mas existem várias combinações de tonalidades que podem compor esse padrão. Esse tipo costuma estampar itens em lã, sendo assim, é bem comum na aparecer na decoração através de cobertores e mantas.

Banco em Estampa Xadrez

  • Burberry: estampa xadrez característica da grife britânica de mesmo nome em 1920, esse tipo é bem parecido com o tartan, mas aparece nas cores bege preto e vermelho.  Se tornando ícone da moda, a estampas saiu dos forros dos trench coats da marca para aparecer em itens decorativos como almofadas.
  • Vichy: conhecido por estampar toalhas de piquenique, a estampa xadrez do tipo Vichy é formada por pequenos quadrados comumente em branco e vermelho.
  • Buffalo Check: uma variação da estampa xadrez Vichy, esta é uma versão com quadrados maiores e que costuma aparecer nas cores preto e vermelho. Comumente estampando tecidos como flanela, o padrão pode completar a decoração através de mantas e até cortinas.

Manta em Estampa Xadrez

  • Pied-de-Poule e Pied-de-Coq: do francês, significa pé de galinha e pé de galo, pois as estampas se assemelham a pegadas dos animais, sendo que a segunda é o seu padrão ampliado. Ambas as estampas costumam aparecer nas cores preto e branco. Disseminadas originalmente por Coco Chanel, os padrões não saem de moda e podem aparecer na decoração desde papéis de parede até poltronas.
  • Madras: tipo de xadrez originário da Índia, a estampa costuma aparecer em tecidos leves, contando com grande diversidade de cores e, quase sempre, em tonalidades bem alegres como rosa, verde e laranja. O madra pode aparecer em lençóis e guardanapos, por exemplo.
  • Argyle: estampa xadrez com desenhos em forma de losangos, é bem comum em suéteres, coletes e meias. Inicialmente, o Argyle aparecia em tons sóbrios, mas que, atualmente, pode ser encontrada também em cores mais vibrantes.
  • Príncipe de Gales: Originária da Escócia, do século XIX, a estampa foi popularizada por Edward VIII, o Príncipe de Gales, assim recebendo o seu nome como homenagem. Esta estampa xadrez costuma ser comum na alfaiataria. A estampa Príncipe de Gales pode performar em decorações de estilo clássico, recebendo muito bem os tons sóbrios que completam o padrão.

Aplicando o Revestimento Xadrez aos Ambientes

Você provavelmente já viu imagens de casas que investiram no piso ou no revestimento de parede xadrez. Essa tendência de investir na estampa xadrez, muito comum principalmente na composição de cozinhas, revela muito glamour e requinte e pode ser aplicada em ambientes com móveis coloridos ou mais sóbrios. Já pensou em, por exemplo, adotar estampas xadrez preto e branco no chão de uma cozinha com armários de vidro vermelhos? Ou, ainda, apostar no revestimento xadrez em uma banheiro com acessórios e louças brancas? O resultado é impressionante!

Cama com Estampa Xadrez

Decorando Espaços com a Estampa Xadrez

Se você pretende apostar na estampa xadrez para decorar um ambiente, mas não a ponto de aplicar um revestimento com essa padronagem, você pode investir em acessórios como almofadas, mantas, tapetes e até cortinas xadrez para compor um ambiente. Combinar peças mais neutras e sóbrias com elementos xadrez é a chave para obter um resultado de sucesso e harmônico. Já para combinar itens com estampa xadrez entre si, mesmo que em estilos diferentes, basta seguir uma cartela de cores.

Almofadas em Estampa Xadrez

Transpor o uso da estampa xadrez das peças do vestuário para a decoração é a prova de que essa padronagem riquíssima e cheia de variantes é muito indicada para embelezar os mais diversos espaços, sejam eles mais descolados ou formais. Invista na estampa xadrez que mais lhe agradar e personalize o espaço!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas